Informações básicas e dicas sobre o funcionamento do seu automóvel podem ser encontradas facilmente no livrinho

Por Fernando Miragaya

Sabe aquele livro do Harlen Coben que sua tia comprou na promoção e te deu de aniversário só para não passar a data em branco? Ele está lá, esquecido na sua estante, em algum canto onde acumula poeira e só sente o calor de uma mão humana quando tem faxina na casa. Acredite, o mesmo ocorre com nove em cada 10 manuais do proprietário.

Com um dos índices de leitura mais baixos da história da literatura universal, o manual do carro merecia ser um best seller. Isso porque ele traz informações não só para o dono compreender como funciona o seu automóvel, como também para detectar possíveis problemas, entender suas capacidades e o que verificar nas revisões.

Verdade que muitas marcas já passaram a digitalizar o manual do carro. Renault e Volkswagen (com seu manual cognitivo) são alguns exemplos. A francesa, inclusive, sequer dispõe do material impresso. Aí, a verdade é que as chances de leitura diminuem significativamente…

E está tudo lá, acredite. Desde a capacidade de carga, pressão dos pneus e como fazer o sensor de chuva funcionar ao seu gosto, até o que significa aquela luzinha no painel e como fazer o ar-condicionado render mais. Separamos algumas informações básicas que constam no manual do carro. Separamos alguns pontos importantes do veículo. Basta uma rápida leitura para saber do que seu veículo é capaz – e do que não é.

Pneus

Um dos pontos mais importantes no manual do carro. O livro traz informações fundamentais para você rodar com o pneu na condição correta, o que significa conforto, menos ruído de rodagem e consumo de combustível.

Lá, você encontra informações sobre a pressão correta da peça, tanto com carga mínima como com o carro abarrotado – isso também costuma estar em adesivos na parte interna das colunas das portas ou na portinhola da tampa do tanque ou do porta-luvas. A propósito, no livreto também consta a capacidade de carga máxima que o carro pode levar, somando passageiros e bagagens.

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Só que o manual do carro vai além nos pneus. Informa sobre quando e como deve ser feito o rodízio das peças, explica como se faz a troca e em quais pontos deve-se pôr o macaco e levantar o veículo. Até orienta que deve-se evitar arrancadas e frenagens mais bruscas, e mesmo velocidades altas, com pneus novos por cerca de 500, 600 km.

Claro, também explica como se retira o sobressalente, fundamental em modelos que trazem o estepe abaixo do porta-malas.

Portas e vidros

Antes de seu cunhado ou sogra reclamarem que a porta traseira não abre por dentro, verifique se as mesmas não estão com o sistema de segurança exigido por lei. Uma fenda  (amarela ou vermelha) no batente de cada porta trava a mesma para evitar que crianças no banco de trás caiam com o veículo em movimento. Para travar ou destravar, basta usar a própria chave do carro nesta fenda.

A configuração de travamento e destravamento elétrico das portas, por sinal, também é tratada no manual do carro – e será abordada em um tópico mais abaixo. Porém, se nada acontece quando você aciona o controle remoto da chave, pode ser sinal de bateria fraca. E para abrir a peça e saber qual tipo de bateria, basta consultar o livrinho.

Manual do carro: Limpador

Os consultores mecânicos das concessionárias já perderam as contas de quantas vezes receberam clientes que se queixavam de que “o limpador de para-brisa está maluco”. Mas o manual do carro não só explica sobre o funcionamento do temporizador do equipamento, que adequa a velocidade das palhetas à do carro, como de que forma é possível desativá-lo – em alguns modelos.

Ar-condicionado

O manual do carro fornece preciosas dicas de funcionamento deste item cada vez mais importante em tempos de clima doido e aquecimento global. A publicação orienta ao motorista como usufruir melhor do ar, otimizar seu funcionamento e até fazer a cabine gelar mais rápido. Especialmente em modelos com ar-condicionado automático.

O livro também trata de como e quando deve ser feita a higienização do sistema, assim como a troca do filtro da cabine. E muitos manuais trazem até dicas de como se livrar de um possível mau odor vindo do sistema: ligar o aquecimento na temperatura e velocidade máximas por 10 minutos e fechar o modo de recirculação. Já funcionou com esse que vos escreve.

Manual do carro: Luzes no painel

O que é aquele sinal de exclamação no painel? O que significa aquela engrenagem amarela nos instrumentos? Tem uma luz azul misteriosa que surge todos os dias no cluster! Antes de se preocupar ou mesmo levar o automóvel à oficina, vá no capítulo do manual do carro que trata somente de painel de instrumentos.

Lá terá um desenho e a reprodução de todas as luzes que aparecem no painel e a explicação para cada sinal. A título de curiosidade: a primeira geração do Ford EcoSport apresentava um termômetro azul no painel para indicar que o carro estava frio – uma forma de evitar que o motorista acelerasse demais logo após a partida. Como a maioria dos clientes não lia o manual do carro e reclamava, a luz foi extinta no SUV.

Amaciar motor

Por falar em evitar acelerações bruscas, essa é uma dica que aparece com certa frequência no manual do carro. Nos primeiros minutos após ligar o motor, pede-se para evitar arrancadas e acelerações abruptas, já que o conjunto leva um tempinho para atingir a temperatura mínima ideal de funcionamento – assim como em alguns modelos, o óleo lubrificante demora alguns segundos para chegar às partes mais altas.

Mas tem também a dica mais importante e frequente que muita gente acha que é coisa do passado: amaciar o motor. Muitos fabricantes ainda recomendam tratar o propulsor com carinho e na maciota nos primeiros 1.000 km. Nesse período, as indicações passam por evitar acelerações e frenagens bruscas e tentar não trafegar por longos períodos em velocidade de cruzeiro

Manual do carro: Configurações

Aquele sensor de estacionamento que apita até com o carro parado no semáforo te irrita? Quer que o som desligue e as portas destravem automaticamente quando o motor é desligado ou a chave retirada da ignição? Essas e outras várias de configurações são possíveis de se executar pela central eletrônica do veículo.

Obviamente, é preciso ler o manual do carro para entender como fazer essas operações e deixar o funcionamento do automóvel ao seu gosto. Na maioria das vezes é possível configurar desde o sistema de travamento das portas e a central multimídia, até sistemas como follow me home e de iluminação da cabine.

Instalação de acessórios

Sair colocando um monte de equipamentos no carro requer cuidados. Para começar, em modelos 0 km, instalar acessórios que não sejam de concessionárias e homologados pela fábrica pode fazer você perder a garantia.

No manual do carro geralmente há informações sobre o que se pode colocar e quais adaptações são necessárias. Vale para um sistema de som mais potente, que pode exigir uma bateria com maior amperagem, como para itens como sensor de estacionamento, pino de engate para reboque – que deve ser fixado na estrutura do veículo, e não na chapa – e mesmo uma roda diferente.

ABS e freios

Lá no manual do carro, é claro, tem informações sobre o sistema de frenagem. Inclusive com os prazos para trocas de pastilhas e discos, e também do fluido do freio. Só que, além dessas informações básicas, o livro também explica porque o pedal pode apresentar uma trepidação em caso de uma desaceleração forte.

É o sistema ABS que entra em ação. A vibração ocorre em razão da abertura e do fechamento das válvulas do sistema, que ajustam a pressão do fluido para evitar o bloqueio das rodas. E tem muito manual do carro que até alerta para se pisar fortemente no freio e mantê-lo pressionado, sem diminuir a força sobre o pedal.

Manual do carro: Revisões e manutenção

Talvez os capítulos mais importantes do manual do carro são os que se referem aos cuidados com o veículo. Seja digital ou impresso, o material traz os prazos de revisões e tudo que tem de ser verificado e trocado a cada manutenção. O pessoal mais raiz, inclusive, ainda faz questão do carimbo da concessionária depois da visita obrigatória, embora a execução do serviço fique registrada no sistema da rede e da montadora.

O manual também oferece informações preciosas sobre especificações de produtos que devem ser colocados no carro. Óleo lubrificante do motor, fluidos de freio de transmissão e aditivos do sistema de arrefecimento devem ser os mesmos previstos e recomendados pelo fabricante no livro. O mesmo vale para medidas dos pneus, tipos de pastilhas de freio, bomba de combustível, entre outros componentes.

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