SUV Coupé deverá ter preços mais baixos que o primo Fiat Fastback. Motor será o Turbo 200 ligado ao câmbio CVT
Revelado em março, o Citroën Basalt 2025 deverá chegar ao mercado em agosto. Os testes seguem em ritmo intenso. Protótipos do modelo foram flagrados no interior de São Paulo pelo leitor Maurício Dedona e em Belo Horizonte por Pedro Giovannini. Aos dois nossos agradecimentos.
O Citroën Basalt será produzido em Porto Real (RJ) ao lado dos irmãos C3 e C3 Aircross. Com o fim do 2008, a unidade produzirá por enquanto somente modelos da marca do chevron.
O SUV Coupé é irmão direto do C3 Aircross, suas medidas são bem próximas, o entre-eixos será o mesmo 2,67 metros, assim como a largura de 1,67 m. O comprimento também deverá ser próximo ao do irmão, com 4,32 m. O porta-malas do SUV Coupé deve ficar próximo aos 500 litros de capacidade.
Por dentro, o Citroën Basalt 2025 terá o painel e forrações de portas iguais aos do C3 Aircross, mas receberá apoio de braço entre os bancos dianteiros e saída de ar-condicionado para o banco traseiro. O banco traseiro também receberá apoio de braço central.
Os comandos do vidros elétricos traseiros saem do console central, migrando para as portas. Os revestimentos dos bancos também serão mais refinados.
O painel do Citroën Basalt 2025 será o mesmo do C3 Aircross, mas ele contará com novas texturas. A central multimídia com tela de 10” e o quadro de instrumentos digital de 7” estão mantidos.
Em relação a segurança, o SUV Coupé não deve evoluir em relação ao C3 Aircross. Assim ele deve manter somente os airbags frontais e laterais. A lista se completa com controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens.
Os equipamentos de série padrão serão ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, quadro de instrumentos digital, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, entre outros itens.
Em versões de acesso, o Citroën Basalt 2025 terá rodas de 16” e na topo de gama, elas serão de 17”.
Visual do Citroën Basalt 2025
Derivado do C3 Aircross, o Basalt 2025 mantém o mesmo capô, faróis e para-lamas. O para-choque tem detalhes exclusivos para que ele se distancie do irmão.
As estampagens das laterais seguem com o mesmo desenho do C3 Aircross, as portas dianteiras também são as mesmas. O que muda é a porta traseira que para acompanhar a caída coupé do teto. As molduras dos para-lamas também são exclusivas.
Na traseira, o Citroën Basalt 2025 tem tampa que se abre junto com o vidro traseiro como no Fiat Fastback. As lanternas seguem o estilo dos irmãos, mas são levemente mais estreitas. Assim como o C3 Aircross, a placa de identificação fica no para-choque.
Foto principal | Pedro Giovannini
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Confira como é o Citroën C3 Aircross de entrada: