Nova versão topo de gama do SUV Coupé é mais divertida de guiar que a Limited Edition

A Fiat amplia a gama do Fastback com a chegada da versão Abarth Turbo 270. Posicionada como topo de gama, a opção chega com preço sugerido de R$ 159.990,00. A Limited Edition foi reposicionada passando a custar R$ 154.490,00. 

Agora, são duas versões com o motor 1.3 Turbo Flex 270, mas com visuais e comportamento distintos. 

O Fiat Fastback Abarth Turbo 270 2024 tem visual mais limpo que o do Pulse Abarth. Não há adesivos na carroceria e as molduras dos para-lamas são pintadas na cor da carroceria, elas recebem apenas um aplique em preto que se estende por toda  parte inferior do SUV.

As molduras na cor da carroceria deixam o segundo SUV Abarth com visual mais esportivo. 

A identificação Abarth fica pelo escorpião nas calotas centrais das rodas de liga leve e também pela logo da divisão esportiva nos para-lamas dianteiros. 

Os adesivos nas laterais também foram suprimidos e poderão ser instalados nas cerca de 70 lojas habilitadas para vender a linha Abarth como acessórios Mopar. A versão Abarth tem rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de medidas 215/45 R18.

Na traseira, o Fastback Abarth Turbo 270 recebeu um discreto aerofólio na tampa do porta-malas que melhorou a aerodinâmica do modelo. O nome Abarth fica em destaque na parte central da tampa, já o nome do modelo fica à esquerda e a identificação do motor fica à direita. 

O para-choque tem a parte superior segundo a cor da carroceria a inferior em preto que mantém o simulador de extrator de ar na parte central. A novidade é a saída de escapamento duplo que proporciona um charmoso ronco esportivo para o Fastback Abarth. 

O Fastback Abarth Turbo 270 2024 será vendido nas cores Vermelho Montecarlo, Cinza Strato e Branco Banchisa com o teto em Preto Vulcano e também no Preto Vulcano. 

Como já vínhamos falando, o SUV não veio com teto solar, mas a marca diz que num futuro próximo, o item será oferecido para o Pulse e também para o Fastback. 

Por dentro, o SUV esportivo tem acabamentos em tom Preto no teto. Os bancos são revestidos em material sintético na cor Cinza com costuras em Vermelho. 

O painel tem o mesmo aplique em couro com costura em Vermelho presentes no Fastback Limited e Pulse Abarth. O acabamento é bem cuidado, mas a tampa do porta-luvas segue desalinhada.

Outro deslize é nas forrações de porta, na altura das maçanetas há um acabamento em Black Piano, mas na traseira eles foram retirados, pelo menos o puxador de porta continua com o revestimento em material sintético. 

O banco do motorista segue com ajustes manuais, assento e encosto oferecem bom apoio para as pernas e as costas dos ocupantes. Já a coluna de direção tem ajustes em altura e profundidade. O volante tem boa pega sendo revestido em couro com costuras em vermelho, a logo Fiat foi trocada pelo Escorpião da marca. Ele é multifuncional e conta com aletas para trocas de marchas manuais. 

O espaço para os passageiros dianteiros é bom, mas o console central elevado é um dificultador para se encaixar o cinto de segurança. 

A central multimídia com tela de 10,1” levemente direcionada para o motorista facilita a visualização. O quadro de instrumentos de 7” também oferece boa visualização. 

Os 2,53 metros de entre-eixos deixam o espaço no banco traseiro no limite, alguns centímetros a mais deixariam a vida de quem vai atrás mais confortável. O assento fica devendo um melhor apoio para as pernas.

Em relação ao conforto e comodidade, há saídas de ar-condicionado traseira e duas entradas USB para carregamento de celular, sendo uma “A” e outra “C”.

Itens de série do Fiat Fastback Abarth 2024

Entre os principais itens de série do Fastback Abarth 2024 estão o ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiro.

Há ainda vidros elétricos, travas elétricas, alarme, central multimídia com tela de 10,1”, Fiat Connect////Me, entre outros itens. 

A lista de segurança conta com itens ADAS que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Outros equipamentos de segurança são os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios com assistência ABS e EBD e sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. 

Andando

Neste primeiro contato, andamos com o Fiat Fastback Abarth Turbo 270 em pista. O SUV não teve alterações de motorização e segue com o motor 1.3 Turbo Flex de 185 cv de potência com etanol e 180 com gasolina, ficando com torque de 27,5 kgfm, não importando qual combustível. Ele permanece ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Com calibração específica para motor e câmbio, o Fastback Abarth agora tem velocidade máxima de 220 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. 

Segundo executivos da marca, o Estag 2 para o motor será oferecido futuramente nas revendas como parte da linha Mopar. 

De acordo com engenheiros da Fiat, o sistema de suspensão foi ajustado ficando 5 mm mais baixo que as versões convencionais. As molas estão mais rígidas e os amortecedores ficam até 21% mais estáveis. As mudanças deixaram o Fastback Abarth com melhor estabilidade. As rodas também estão mais largas passando a ter 7,5″. Para melhorar a dirigibilidade, a suspensão dianteira também recebeu nova geometria. 

Na prática, andando no autódromo de Capuava, o Fastback Abarth Turbo 270 2024 está mais na mão do condutor. Mesmo quando se abusava do acelerador, o SUV parecia estar grudado no chão.

O  desempenho do SUV agrada em acelerações e retomadas de velocidades. Em simulação de frenagens de emergência, os freios atenderam a contento. Mas vale ressaltar que os freios traseiros continuam à tambor.

Com a tecla Poison acionada, o Fastback fica mais arisco, o que acaba estimulando o condutor a acelerar ainda mais. A função deixa o acelerador com 49% mais rápido de resposta. A direção do Abarth fica mais firme e em velocidades mais altas ela fica mais progressiva. 

A função Poison muda a vetorização dinâmica de torque distribuindo a força nas rodas durante as curvas. Outros recursos são as trocas de marchas mais rápidas do câmbio e a redução automática em frenagens, para oferecer a melhor marcha para a retomada de velocidade.

O Fiat Pulse Abarth já era bem divertido na direção, mas o Fastback da divisão esportiva superou o irmão ficando mais prazeroso de dirigir. 

Vendas

O Fiat Fastback Abarth 2024 já pode ser encontrado nas 70 concessionárias habilitadas para vender a linha esportiva. Já é possível comprar e realizar o test-drive. Já na mais de 500 concessionárias da Fiat, ele será vendido no sistema de venda direta. 

O preço mais baixo que o estimado pode ser um atrativo para o consumidor que procura um esportivo com preço mais acessível. 

A marca espera vender cerca de 350 a 400 unidades mensais do Fiat Fastback Abarth Turbo 270 2024. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.