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Os 10 motores mais eficientes do Brasil

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Os principais conjuntos mecânicos de carros vendidos no país que consomem menos combustível 

Por Fernando Miragaya

A engenharia automotiva deu um salto enorme nos últimos anos em tudo, especialmente no que diz respeito aos conjuntos mecânicos. Com o planeta suplicando por uma qualidade do ar menos nociva, as normas de emissões ficaram severas e obrigaram as montadoras a fazerem motores cada vez mais eficientes no Brasil e no mundo.

Comando variável de válvulas, injeção direta, conjuntos mais leves, componentes com menor atrito e turbo foram só alguns dos muitos caminhos adotados pelas fabricantes para reduzirem as emissões e consumos dos propulsores de combustão. Mas você sabe quais são os motores mais eficientes do Brasil?

Recorremos à tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) para trazer os 10 motores mais eficientes. Consideramos as melhores médias de consumo em ciclo urbano com gasolina pelos padrões do Inmetro de cada motor, independentemente do modelo do carro. Não consideramos conjuntos híbridos.

1. Renault SCe

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 68 cv ou 79 (G) e 71 cv e 82 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 15,3 km/l
  • Consumo etanol cidade: 10,8 km/l
  • Modelos: Kwid, Sandero e Logan

O tricilíndrico da Renault é o motor mais eficiente do Brasil. Isso no Kwid, que em 2022 passou por uma remodelação e, na carona, a engenharia da marca francesa recalibrou o propulsor da família SCe – originalmente desenvolvido em parceria com a Nissan – para atender às novas normas do Proconve 7.

Desta forma, o Kwid carrega o motor mais eficiente do país como também é o carro mais econômico do Brasil. No Logan e no Stepway, com potências maiores, o consumo urbano com gasolina é inferior, mas segue bom: respectivamente 13,9 km/l e 13,6 km/l.

2. Volkswagen TSI

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: turbo
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 109 (G) e 116 (E) cv
  • Consumo gasolina cidade: 14,0 km/l
  • Consumo etanol cidade: 11,5 km/l
  • Modelos: Polo e Virtus

O motor turbo mais eficiente do Brasil é da Volkswagen. Apesar de ter baixado a potência em 2022, o venerado TSI que equipa o Polo com câmbio manual se mostra bastante econômico. Ele até empata com os aspirados MPI, da mesma montadora alemã, e com o Firefly, da Stellantis, mas vence no critério de desempate, que é a média urbana com etanol.

O bom é que, além de eficiente, o motor TSI da Volks é aquele turbinado divertido. Tem bastante força em baixos giros e proporciona desempenho bacana, seja no hatch ou nos outros modelos em que ele é usado, como o sedã Virtus. Ele ainda será oferecido em 2024 nos SUVs Nivus e T-Cross reestilizados.  

3. Stellantis Firefly 1.0

  • Motor: 1.0 6V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 71 cv (G) e 75 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 14,0 km/l
  • Consumo etanol cidade: 11,4 km/l
  • Modelos: Cronos, Argo, 208 e C3

O Cronos carrega o título de sedã com o motor mais eficiente do Brasil graças a esta versão lançada em 2022 com o motor 1.0 Firefly para ocupar o lugar deixado pelo Grand Siena. De origem Fiat, o propulsor três canecos tem o melhor consumo no ciclo urbano no modelo da marca italiana.

Porém, a família de motores 1.0 hoje é amplamente usada na montadora líder de vendas do país. Já esteve no Mobi e no falecido Uno e, atualmente, além do Cronos, pode ser encontrado no Argo e recentemente estreou no Citroën C3 e no Peugeot 208.

4. Volkswagen MPI

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 77 cv (G) e 84 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 14,0 km/l
  • Consumo etanol cidade:  9,6 km/l
  • Modelos: Polo Track e Polo MPI

O motor MPI parte da mesma linha de motores EA 211 da Volkswagen, mas, naturalmente aspirado, empata em eficiência com o TSI e com o Firefly. Perde mesmo no ciclo urbano com etanol, onde registra médias abaixo dos 10 km/l, segundo os padrões do Inmetro para o PBEV.

Robusto e com bom torque em baixas e médias rotações, o 1.0 aspirado até tem desempenho surpreendente no Polo Track e na versão de entrada do novo Polo (que a Volks trata como uma outra linha). Também foi companheiro do velho Gol em seus últimos anos de vida.

5. General Motors CSS Prime

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 78 cv (G) e 82 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,6 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,5 km/l
  • Modelos: Onix e Onix Plus

Em 2019, a segunda geração do Onix estreou esse motor tricilíndrico que logo despontou para ser um dos mais eficientes do mercado brasileiro. Derivado da linha SGE (small gasoline engine), uma família global de motores que inclui ainda os Ecotec (de Cruze e Equinox), o conjunto vai muito bem em sua versão aspirada na gama Onix.

Detalhe é que é o sedã compacto da linha de entrada da Chevrolet no Brasil quem garante a quinta colocação na lista de motores mais eficientes do Brasil. O Onix Plus obtém média de 13,6 km/l na cidade, contra 13,3 km/l do hatch. 

6. Stellantis Fire

  • Motor: 1.0 8V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 4 em linha
  • Potência: 73 cv (G) e 75 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,5 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,6 km/l
  • Modelos: Mobi

Um dos mais velhos motores do país consegue um lugar ao sol entre os mais eficientes. Isso porque o Fire, em sua configuração 1.0, resiste nas duas versões do pequeno Mobi. Lançado em 2000 no Brasil – mas derivado de um projeto de 1985 -, era moderno para a época, com construção totalmente automatizada e componentes mais leves.

Em 2010, ganhou novo acerto eletrônico e novas peças, além do sobrenome Evo. Mas foi perdendo espaço – e eficiência na comparação com rivais do mercado – com a chegada da família Firefly e desta recente leva de motores tricilíndricos.

7. Hyundai Kappa 

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 75 cv (G) e 80 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,4 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,4 km/l
  • Modelos: HB20 e HB20S

O motor Kappa acompanha o HB20 desde seu lançamento no Brasil, em 2012, mas começou a ser produzido na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) só no ano passado. No embalo, a marca atualizou o três-cilindros, com novo mapa da injeção e itens de menor atrito.

Desde sua estreia que a gama HB se destaca por ter os motores mais eficientes do segmento. Além disso, também tem uma das performances mais surpreendentes dentro da categoria – suas arrancadas e retomadas nem parecem ser a de um motor “mil”.

8. Stellantis Firefly 1.3

  • Motor: 1.3 8V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 4 em linha
  • Potência: 98 (G) e 107 cv (E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,4 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,8 km/l
  • Modelos: Cronos, Argo e Pulse

O Cronos garante mais um motor da Stellantis e outra variação do Firefly entre os mais eficientes do pedaço. O 1.3 foi “estrangulado” para atender à nova fase do Proconve, perdeu 2 cv de potência – para cada um dos combustíveis -, mas mantém a boa reputação de economia.

9. General Motors CSS Prime turbo

  • Motor: 1.0 12V
  • Alimentação: turbo
  • Cilindros: 3 em linha
  • Potência: 116 cv (G/E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,4 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,3 km/l
  • Modelos: Onix Plus, Onix e Tracker

O turbo deu outra vida ao Onix. Não que ele seja um bólido, mas sedã e hatch ficam bem mais arrojados com esta variante sobrealimentada do CSS Prime. Aqui novamente é o três-volumes Onix Plus quem faz as honras de ter o motor mais eficiente no consumo urbano com gasolina. 

10. Honda 1.5

  • Motor: 1.5 16V
  • Alimentação: aspirado
  • Cilindros: 4 em linha
  • Potência: 126 cv (G/E)
  • Consumo gasolina cidade: 13,3 km/l
  • Consumo etanol cidade: 9,1 km/l
  • Modelos: City Hatchback, City e HR-V

O motor mais recente da Honda no Brasil fecha a lista dos mais eficientes. O propulsor multiválvulas atende pelo código L15B e, no novato City Hatchback, superou em economia no ciclo urbano os motores que a arquirrival Toyota usa na linha Yaris (no qual o sedã anotou 12,9 km/l no PBEV).

O 1.5 quatro-cilindros da Honda estreou no City para depois também ganhar espaço na segunda geração do HR-V. Aspirado, ele tem uma variante turbinada usada na configuração topo de linha do SUV compacto.

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