As novidades Onix Premier 2021 são a tela de oito polegadas do sistema multimídia e a projeção de Android e Apple no celular pelo Wi-Fi. Desempenho e estabilidade convencem

Por Paulo Eduardo

Há muito o sistema multimídia parece interessar mais do que o carro em si. As novidades da linha 2021 da versão topo de linha do automóvel mais vendido no Brasil são a tela de oito polegadas e a projeção de Android e Apple sem fio no celular. A tela anterior era de seis polegadas.

A fabricante denomina a tecnologia de carro sem fio a projeção do celular no sistema multimídia My Link Chevrolet. O sistema Wi-Fi é gratuito por três meses. Posteriormente, paga-se mensalmente pelo serviço que tem preço a partir de R$ 29,90.

É possível projetar aplicativos Waze e Whatsapp também por comando de voz no sistema multimídia, que possibilita parear até dois celulares no Bluetooth. O carregamento do celular é por indução desde que o aparelho seja compatível com a função.

Há ainda o sistema de telemática On Star, também pago, que possibilita auxílio em emergência, recuperação do veículo roubado, entre outros. Porta-luvas tem luz.

Se a tecnologia atrai muito, o Onix Premier 2021 é o único da categoria que dispõe de auxílio de estacionamento semiautônomo. Sensores identificam vagas paralelas e perpendiculares e realizam a manobra controlando o movimento do volante. Motorista comanda freio e acelerador.

O Onix hatch tem linhas atraentes e estilo atual. Entre os muitos itens de conforto, está a entrada e partida sem chave. Painel de linhas limpas com aplique na cor caramelo na parte frontal, nos forros de portas e no alto dos bancos dianteiros para quebrar a monotonia.

A majestade (tela) de oito polegadas fica em evidência no centro superior do painel. Volante tem boa pega e é revestido com material liso que permite deslize acidental. Agrupa comandos de áudio, computador, controle de velocidade e fone. Acioná-los requer tirar os olhos da via assim como na tela tátil.

Ar-condicionado é automático digital. Comandos dos vidros de um toque para descer e subir estão um pouco recuados no puxador da porta. Os demais comandos estão bem posicionados. Acesso ao banco traseiro requer abaixar pela caída do teto. Espaço para dois adultos é justo para as pernas e bom para cabeça. Há entradas USB no banco traseiro.

Assentos curtos incomodam por não apoiar devidamente as pernas, provocando cansaço em percurso longo. Forração dos bancos com material sintético não permite transpiração. Vantagem é a higienização, além de dar elegância ao interior.

Cinto de segurança no lado do passageiro dianteiro não tem regulagem de altura como o do motorista.

Posição de dirigir elevada com banco na altura mínima. Coluna de direção tem regulagem em altura e distância, facilitando se posicionar melhor ao volante. Calibragem da direção é levíssima em manobra e deveria ter mais peso em velocidade mais alta.

Comportamento dinâmico é muito bom para um hatch sem pretensões esportivas, com inclinação mínima da carroceria em curva. Controles de tração e de estabilidade entram em ação para evitar escapadas. Há assistente de partida em rampa.

Rodar é mais duro pela calibragem elevada (35 libras em todos os pneus de perfil baixo) e ocorre transferência das imperfeições para o habitáculo.

O câmbio é automático de seis marchas com conversor de torque. Ocorre tranco leve nas trocas. Reduz a marcha com a diminuição velocidade. A tecla L reduz para a marcha anterior mais forte. Se estiver na quinta marcha, reduz automaticamente para a quarta. O limite é a quarta marcha. Se estiver em sexta, cai para a quarta. Da terceira para a segunda e assim por diante.

Teclas + e – na alavanca podem aumentar ou diminuir a redução, que é útil como freio-motor em descida ou em subida forte. Não é recomendável usar por muito tempo. É usar e desativar em seguida.

O desempenho convence, mas a injeção indireta, quando a mistura ar/combustível é pulverizada no coletor de admissão, retarda durante dois segundos a ação do turbo. A resposta da aceleração é imediata quando a injeção é direta na câmara de combustão.

Passado o retardo inicial, o Onix dispara tornando mais seguro ultrapassar em curto espaço de tempo. Às vezes, ocorre funcionamento irregular do conjunto motor/câmbio em baixa velocidade.

Consumo de gasolina registrado no computador de bordo foi de 9,5 km/l na cidade e de 14,5 km/l na estrada. Medições com ar desligado. Autonomia limitada com tanque de 44 litros, principalmente se abastecido com etanol.

Visibilidade limitada de ¾ traseira é compensada pelos retrovisores e câmera de ré.  O alerta de ponto cego ajuda muito. Sensores de estacionamento na frente, laterais e na traseira.

Facho baixo do farol tem bom alcance, mas lâmpada de halogênio é menos eficaz que o LED. Não há faróis auxiliares. Há regulagem elétrica de altura do facho, que é útil para evitar ofuscamento com carga máxima. Faróis têm acendimento automático.

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Porta-malas tem boa capacidade para as dimensões do carro, mas carga útil é de somente 375 quilos. Encosto do banco traseiro fracionado possibilita levar ocupantes e bagagem. Acabamento no prime sob o forro do porta-malas destoa.

Freios eficientes em simulação de emergência. Limpadores cumprem a função e lavador dianteiro joga água somente na parte inferior do para-brisa.

O Chevrolet Onix Premier 2021 está equipado com seis airbags, ABS e controles de tração e de estabilidade, além de muitos itens de conforto e conveniência.

Preço sugerido é de R$ 88.890. Pintura metálica custa R$ 1.600 e a branca sólida, R$ 850. A cor preta metálica não é cobrada. Garantia é de três anos.

Ficha técnica Onix Premier 2021

Motor
De três cilindros em linha, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 115,6 cv (álcool/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e torques máximos de 16,3 kgfm (g) a 2.000 rpm e 16,8 kgfm (a) a 2.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 13,4 metros

Rodas/pneus
6,5 x 16” de liga leve /195/55R16

Peso (kg)
1.117

Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,163; largura, 1,73; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,551

Capacidades (litros)
Porta-malas, 275; tanque, 44

Desempenho
Velocidade máxima, 180 km (g/e); aceleração até 100 km/h, 10,2 (g)/10,1 s (e)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,3 (e) e 12 (g); estrada, 10,1 (e) e 14,4 (g)

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