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[Avaliação] HB20 Diamond – Desenho polêmico, desempenho brilhante

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Equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, o HB20 Diamond tem muitos itens de conforto e segurança. Desenho da carroceria divide opiniões, mas desempenho convence

Por Paulo Eduardo

Nem todos agradaram da nova aparência do HB20. Ao contrário dos concorrentes, esse compacto teve apenas reformas na plataforma anterior em vez de ganhar uma totalmente nova. Formato da grade e lanternas recebem críticas.

Por outro lado, o hatch surpreende pelo desempenho. Não é esportivo, mas é rápido tanto na aceleração quanto na retomada, que é fundamental para ultrapassar com segurança. É possível perceber que a aceleração até 100 km/h se dá em menos tempo do que 10,7 segundos anunciados no lançamento. Instituição sem fins lucrativos, Instituto Mauá conseguiu 1 segundo a menos com etanol no fim do ano passado.

Se o carro é rápido, o câmbio automático de seis marchas não reduz com a diminuição da velocidade. Para usar freio motor e poupar os freios em descida, recorre-se à troca manual por meio de aletas no volante ou movimentando-se a alavanca. Trocas são feitas em tempo razoável e bastante perceptíveis.

Motor do HB20 Diamond chega rápido ao limite de corte para a próxima troca. É ruidoso. Pela ausência de material antirruído sob o capô, o som do eficiente motor 1.0 turbo com injeção direta chega alto no habitáculo. O que incomoda é a vibração em marcha lenta. Valores de torque e potência são iguais para etanol e gasolina.

Suspensão tem bom acerto

Suspensão bem acertada, mas com calibragem elevada dos pneus (36 libras) provoca transferência das imperfeições para os ocupantes e torna o rodar mais áspero. Carroceria só movimenta em curva muito acentuada e perto do limite de aderência. Visibilidade de ¾ traseira é limitada pela coluna C muito larga. Freios eficientes em simulação de emergência, apesar de a frente abaixar bastante.

Volante tem boa pega, mas muitos comandos complicam a boa ergonomia. E coluna de direção tem somente regulagem em altura. Inconcebível em carro desse valor a falta da regulagem de distância. Direção está bem calibrada em baixa e em alta, sem ser comunicativa. Diâmetro de giro menor ajuda na manobra em garagem.

Anatomia dos bancos revestidos com material sintético, que não permite transpiração, pode ser melhorada. O do motorista tem regulagem de altura. Banco traseiro tem bom espaço para pernas, mas é preciso abaixar para o acesso por causa do caída do teto. Acabamento interno caprichado com plástico duro, que aparenta qualidade, no painel e portas, contrasta com a falta de pintura na parte interna da tampa do porta-malas.

Maioria dos comandos está bem localizada. Tampa do porta-malas, que tem boa capacidade (300 litros), tem pega bilateral, facilitando fechamento para destro e canhoto. Sistema multimídia sem navegação nativa é compatível com Android Auto e Apple Car Play. Porta-malas e porta-luvas têm iluminação.

Itens de conforto do HB20 Diamond

Não faltam itens de conforto, como partida por botão, abrir/fechar portas sem chave, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores, vidros com um toque para abrir e fechar, entre outros. Tela do sistema multimídia é de oito polegadas e há duas entradas USB no console.

Entres itens de segurança, estão alerta sonoro e visual de saída de faixa sem interferência no volante, e frenagem de emergência com alerta sonoro e atuação nos freios, que funciona mesmo. Além dos controles de tração, estabilidade, de partida em rampa e sistema stop/start.

Consumo

Na cidade, com etanol, computador registrou média de 5,7 km/l e de 11 km/l na estrada dentro dos limites previstos em lei. Garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem. Versão avaliada tem preço sugerido de R$ 77.990.

Ficha técnica HB20 Diamond

Motor
De três cilindros em linha, 998 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 120 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm (e/g) a 1.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,42 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; controles de estabilidade e tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 16 centímetros

Rodas/pneus
5,5 x 15” de liga leve /185/60R15

Peso (kg)
1.091

Carga útil (passageiros+ bagagem) – 419 quilos

Dimensões (metro)
comprimento, 3,94; largura, 1,72; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,53

Capacidades (litros)
porta-malas, 300; tanque, 50

Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,7 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,6 (e) e 12,2 (g); estrada, 10,3 (e) e 13,9 (g)

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