Versão Midnight da linha 2024 exalta a cor preta, mas não traz itens importantes de segurança da LTZ e é vendida quase pelo mesmo preço. Desempenho convence. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Chevrolet Tracker é um dos mais queridos do segmento. O carro se destaca pelas linhas limpas da carroceria e também no interior. A versão Midnight se caracteriza pelos detalhes na cor preta até nas rodas e também na carroceria. Há opção de carroceria nas cores azul e cinza.

O espaço interno do Chevrolet Tracker Midnight 2024 é bom pela distância entre-eixos de 2,57 metros. Os bancos dianteiros têm curso limitado no sentido longitudinal evitando espremer os ocupantes do banco traseiro, cujo acesso é normal.

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A desvantagem do recuo limitado é a dificuldade de ocupante com mobilidade reduzida no acesso ao banco do passageiro dianteiro. O encosto do banco traseiro é fracionado e forma plataforma quase plana com o porta-malas. Há duas portas USB para a turma de trás.

O porta-malas requer arrumação para comportar a bagagem da família. Há um espaço sob o forro do estepe onde cabem objetos menores. A fabricante soma os dois e a capacidade total chega a 393 litros.

A pega de fechamento da tampa do porta-malas do Chevrolet Tracker Midnight 2024 é unilateral, uma das poucas falhas em ergonomia. O acabamento sob o forro é no prime. Tendência atual, infelizmente, para reduzir custo de produção.

Decepciona também o polipropileno granulado do painel central e nos forros de portas. Há apliques de materiais macios tanto no painel quanto nos puxadores de porta para disfarçar o visual. Forração em couro nos bancos sofistica, mas não transpira.

Os assentos dos bancos apoiam corretamente as pernas. Os encostos merecem apoio lombar para minimizar o desconforto quando se permanece por mais tempo no carro. Coluna de direção tem regulagem de altura e de distância e facilita encontrar a posição ideal ao volante.

O volante revestido incorretamente com material liso, que provoca deslize acidental, tem boa pega e reúne comandos de áudio, fone, computador e de velocidade. A tela tátil do multimídia é de oito polegadas e compatível com Android e Apple. Wi-Fi é nativo, mas navegação, não.

O quadro de instrumentos de leitura imediata tem tela de TFT de 3,5 polegadas com informações diversas do computador. Falta o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Porta-luvas do Chevrolet Tracker Midnight 2024 tem iluminação.

Os retrovisores externos tem campo amplo de visão e câmera de ré tem boa definição de imagem. Limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro funcionam bem. Faróis com luzes de halogênio têm iluminação limitada e facho baixo é curto.

Partida do motor dispensa chave assim como travar e destravar as portas. O ar-condicionado não é digital. 

Em movimento, o Chevrolet Tracker Midnight 2024 equipado com motor de três cilindros 1.0 turbo convence, apesar de a relação peso/potência ser alta (10,6 kg/cv). O desempenho convence tanto na aceleração quanto na retomada (ultrapassagem).

Há ligeiro retardo na resposta ao comando do acelerador devido à injeção indireta de combustível. A mistura ar/combustível é injetada no coletor de admissão em vez de ser pulverizada diretamente na câmara de combustão.

Freios eficientes param o carro em espaço de segurança. O Chevrolet Tracker Midnight 2024 está equipado com seis airbags, controles de tração e de estabilidade e o assistente de partida em rampa evita de o carro recuar na arrancada em aclive.

O consumo de gasolina registrado no computador de bordo foi de 7,5 km/l na cidade e de 13 km/l na estrada. Ambos com ar-condicionado desligado.

A direção está bem calibrada em manobra e com peso em alta. O ponto central tem boa definição. O diâmetro de giro não foi divulgado. O carro manobra bem em espaço apertado, como garagem.

A suspensão tem bom ajuste e a movimentação da carroceria está bem contida. O Chevrolet Tracker Midnight 2024 passa a sensação de confiança em curva.

O rodar mais firme se deve à calibragem alta (35 libras) dos pneus de perfil baixo (55). A altura do flanco é de quase 12 centímetros. O sistema de suspensão transfere moderadamente as imperfeições para dentro.

O preço sugerido do Chevrolet Tracker Midnight 2024 é de R$ 142.690. A pintura na cor preta custa R$ 1.750. A garantia é de três anos. A versão LTZ custa R$ 144.850 e é equipada com alertas de colisão frontal e de ponto cego, e frenagem automática de emergência em baixa velocidade. Vale a pena desembolsar mais R$ 2.160 por esses importantes itens de segurança.

Ficha técnica Chevrolet Tracker Midnight 2024

  • Motor
    Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 999 cm³, turbo, flex, de 116 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e torques máximos de 16,8 kgfm (e) e de 16,3 kgfm (g) a 2.000 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, não divulgada
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,7 centímetros
  • Rodas/pneus
    7×17”de liga leve /215/55R17
  • Peso (kg)
    1.240
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    410 quilos
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,27; largura, 1,791; altura, 1,624; distância entre-eixos, 2,57
  • Capacidades (litros)
    Porta-malas, 357 (superior) e 36 (inferior); tanque, 44; ângulos de ataque/saída (graus), 17 e 28
  • Desempenho
    Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 7,7 (e) e 11,2 (g); estrada, 9,5 (e) e 13,4 (g)

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