Versão de apelo esportivo abre mão de comodidades para privilegiar visual exclusivo

A Chevrolet resolveu ampliar a linha do Tracker, com as versões RS e Midnight. A dupla estreou em abril, repetindo uma receita que a General Motors já aplicou em praticamente toda sua gama.

E fomos conferir como anda o Chevrolet Tracker RS 2024, que se posiciona abaixo da topo de linha Premier. A versão tem estilo esportivo, evidenciado pela grade exclusiva, em forma de colmeia e com monograma da versão cravado nela. As rodas aro 17 pretas, assim como detalhes de mesma tonalidade nos retrovisores, acabamento dos para-choques e até na gravatinha valorizam a versão.

Mas, assim como os demais modelos que receberam versões RS, como Onix, Equinox e Cruze, o Tracker RS é um esportivo visual. Sem nenhum parafuso modificado. Ele oferece o mesmo conjunto mecânico da versão topo de linha, pelo preço de R$ 159.750.

O valor é cerca de R$ 2 mil mais barato que o cobrado pela versão Premier. Mas o desconto não vem de graça. Para ganhar a grade diferentona, rodas pretas e detalhes em black piano, o Tracker RS perdeu equipamentos que não podem ser instalados posteriormente.

O SUV não conta com carregamento por indução, ar-condicionado eletrônico e nem mesmo assistente de estacionamento Easy Park. Ou seja, são conteúdos que seguramente custam muito mais que os dois mil e uns quebrados que a GM deu de “bônus” para o cliente.

Motor do Tracker RS

Mas o Chevrolet Tracker RS 2024 tem suas virtudes. A começar pelo motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm de torque. Esse motor era exclusividade da versão Premier e todas as demais opções do Tracker são equipadas como o motor 1.0 turbo de 116 cv.

Os cavalinhos a mais e os quase 5 kgfm de torque a mais, dão mais vigor ao Tracker, mas não dele um esportivo. É um carro ágil e com toda oferta de força em apenas 2.000 rpm. O bloco é combinado com a conhecida transmissão automática de seis marchas da marca.

E uma prova de que a vocação esportiva é apenas cosmética é o fato de não contar com trocas por borboletas no volante. Aliás, com exceção do Camaro, que é um esportivo nato, nenhum modelo tem trocas no volante.

Por outro lado, o consumo também não é de carro esporte. Em nosso teste, o Tracker abastecido com gasolina, registrou 10,9 km/l na estrada e 8,9 km/l na cidade. Rodando sozinho com etanol e ar-condicionado na cidade, a média ficou em 5 km/l. Um média de consumo satisfatória para um SUV, mesmo que compacto.

Por dentro do SUV

No interior, Chevrolet Tracker RS 2024 aposta em um acabamento monocromático. Painéis, revestimento dos bancos utilizam material em tom preto, com detalhes em vermelho. A lista de conteúdos da versão conta com bancos revestidos com material sintético, direção elétrica, partida sem chave e multimídia Mylink (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, 4G, roteador WiFi e câmera de ré).

O pacote ainda conta com ar-condicionado (analógico), vidros e retrovisores elétricos e teto solar panorâmico. A cesta de itens de segurança oferece seis airbags e assistentes como monitor de ponto cego, alerta de colisão (com ajuste de distância) e frenagem emergencial automática em baixas velocidades.

Espaço interno

O Chevrolet Tracker RS 2024 não muda um milímetro em relação às demais versões. O único senão está no ressalto no forro do teto, para abrigar a persiana do teto solar. Esse murundu pode incomodar passageiros no banco traseiro de maior estatura. O espaço é mais que suficiente para dois adultos ou duas cadeirinhas na segunda fileira. Três marmanjos viajam apertados lá atrás.

Já o porta-malas comporta 393 litros. Está longe da capacidade de um sedã, mas se mostra superior a muitos de seus concorrentes no segmento de compactos. Na prática, significa que é possível levar a bagagem da família ou as compras, sem precisar esparramar parte da tralha junto dos ocupantes.

Ao volante

O Chevrolet Tracker RS 2024 é um carro agradável ao volante. Tem boa posição de dirigir e o pacote de conteúdos faz dele um automóvel agradável. A ausência do carregamento por indução não chega a ser um pecado capital. Um problema que pode ser resolvido com um cabo que não custará mais que R$ 50.

Mas o ar-condicionado eletrônico faz falta. Ter o ajuste grau a grau permite “temperar” melhor a refrigeração do que ficar girando o seletor em busca de uma brisa agradável. Mas também dá para viver sem isso. E por fim, o Easy Park é um daqueles itens que só servem para impressionar as crianças: “olhem o carro manobrando sozinho!”

Assim, se o amigo faz questão de uma grade diferentona e não sentirá falta dos itens removidos, esse SUV esportivado pode ser o carro ideal para quem quer um SUV com um pouquinho mais de ousadia na embalagem.

Ficha técnica Chevrolet Tracker RS 2024

MOTORDianteiro, transversal, três-cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, injeção eletrônica de combustível, 1.199cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências de 132cv (gasolina) e 133cv (etanol) a 5.500rpm, e torques de 19,4kgfm (g) e 21,4kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira e câmbio automático de seis velocidades, com opção de trocas manuais
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUSDianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ de liga leve de 7 x 17 polegadas/215/55 R17
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOSCom discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESDo tanque, 44 litros; porta-malas, 393; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 410 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,27m; largura, 1,79m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,57m
PESO1.228 quilos
DESEMPENHOVelocidade máxima de 185km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 9,4 segundos (e)
CONSUMO (*)Cidade: 11,2km/l (g)/7,7km/l (e)
Estrada: 13,5km/l (g)/9,4kml (e)
(*) Dados do fabricante (**) Dados do Inmetro (g) gasolina; (e)

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