Versão de entrada é vendida com desconto de R$ 3 mil que a deixa com preços próximos aos dos rivais

Em ação comercial, a Citroën vende o C3 Live 1.0 por R$ 69.990,00. Com o bônus de R$ 3 mil, o compacto é vendido pelo mesmo preço do Fiat Mobi Like e também do Renault Kwid Zen. 

Se você está à procura de um carro zero e está de olho em Mobi ou Kwid, o C3 Live merece sua atenção. Não por uma predileção pela marca do duplo chevron, mas por atributos funcionais. O hatch francês oferece melhor espaço interno e motorização mais eficiente que os concorrentes diretos. 

Assim como os rivais, a lista de itens de série do Citroën C3 Live não é das mais generosas, não há opção nem de se instalar um rádio simples, ela abre mão ainda do limpador e do desembaçador do vidro traseiro. 

Entre os itens de série estão ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, sensor de detecção de pressão dos pneus, computador de bordo, indicador de troca de marchas, predisposição para rádio, airbags frontais (condutor e passageiro), abertura elétrica da tampa de combustível, entre outros itens. 

Comparado ao Mobi Like, o C3 Live ganha em relação à segurança, para ter assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade é necessário pagar R$ 700,00 adicionais. Assim como o C3, o hatch italiano não oferece nem mesmo um rádio simples, mas o francês oferece pelo menos predisposição para rádio.

Já quando se compara o C3 Live ao Kwid Life, o Renault leva vantagem por ter airbags laterais e um sistema de rádio. Mas esses itens acabam sendo as únicas vantagens do Kwid frente ao C3.

O Citroën C3 Live tem linhas mais agradáveis aos olhos e projeto mais moderno. O estilo aventureiro deixa o hatch com visual bem interessante. 

Em comum, os três tem acabamento espartano. Plástico rígido se faz presente em todos os lados. O painel do C3 é melhor resolvido que de Kwid e Mobi, mas o quadro de instrumentos simplificado joga contra, a solução apresentada nos hatch da Fiat e Renault é melhor. 

C3 Live e Mobi Like têm apoio de cabeça integrado ao encosto dos bancos dianteiros, nem mesmo o Kwid oferece ajuste de altura do equipamento. Comparando com o Mobi e Kwid, os bancos do C3 Live acomodam melhor as pernas dos ocupantes. O espaço para quem vai nos bancos dianteiros é melhor que nos concorrentes.

O banco traseiro também trata melhor a turma que vai atrás, apoiando bem as pernas dos passageiros. Mas o que define a vitória do C3 Live é a distância de entre-eixos de 2,54 metros do hatch, o Mobi tem apenas 2,30 m e o Kwid 2,42 m. No geral, o espaço interno do C3 é melhor. 

Além do maior entre-eixos, o C3 Live também ganha dos rivais nas demais medidas, são  3,981 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,58 m de altura. 

O vão livre do C3 Live é de 18 centímetros, ele é maior que os 17,5 cm do Mobi, mas perde para o Kwid que tem 18,5 cm. Já o ângulo de entrada é de 23° e o de saída fica 39º.

Os três são as únicas propostas de carros populares no mercado atual. Mas o comprador pouco se importa com isso, além de querer realizar o sonho do carro zero, ele também quer um carro em que ele possa não só usar no dia a dia, mas também nas viagens em família. E aqui, mais uma vez o C3 Live leva a melhor, seu porta-malas tem capacidade para levar 315 litros de bagagens, o Mobi leva apenas 200 litros e o Kwid leva 290 litros. 

Andando

Já em movimento, o Citroën C3 Live ganha dos rivais por conta do conjunto mecânico mais moderno, mais eficiente e também pelo melhor desempenho. No passado o Mobi teve o motor 1.0 Firefly, mas por questões mercadológicas, ele acabou ficando somente com o atual 1.0 Fire EVO. Na reestilização do Kwid, a Renault também atualizou seu motor de 1.0 de três cilindros, mas ele ainda é fraco em relação aos dois concorrentes. 

O motor 1.0 Firefly do Citroën C3 rende 75 cv de potência com etanol e 71 cv com gasolina sempre a 6.000 rpm. Já os torques máximos ficam em 10,7 kgfm (etanol) a 3.250 rpm e 10 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de cinco marchas. 

Recursos a bordo 

Na versão Live, o C3 não tem comandos de áudio e telefone no volante, mas oferece boa pega e o revestimento em material rugoso evita o deslize das mãos. No posto de comando, os retrovisores têm bom tamanho facilitando as manobras, mas a coluna “C” é larga e uma câmera de ré acaba fazendo falta. 

O Citroën Live tem engates de marcha precisos, mas não são macios. Já o curso curto da alavanca facilita nas trocas rápidas. Já para engatar a ré, o ideal é manter o pedal de embreagem pressionado por três segundos antes de movimentar a alavanca.

O motor é o Firefly 1.0 aspirado de três cilindros tem desempenho razoável com quatro ocupantes, sendo dois adultos e duas crianças, é preciso usar bem as marchas para retomar (ultrapassar) em menor espaço de tempo. Embalado, o C3 Live consegue ir bem em percurso rodoviário. 

No trânsito urbano C3 Live se mostrou ágil. O computador de bordo do Citroën C3 Live 1.0 registrou médias entre 7 km/l e 7,5 km/l na cidade. Na estrada, ficou entre 9 km/l e 10 km/l. Medições realizadas com etanol, e quatro ocupantes, ar-condicionado ligado.

Ponto positivo é a direção elétrica do C3 que é leve em manobra e tem peso em alta. Apesar da altura do solo elevada (18 centímetros), o sistema de suspensão proporciona boa dirigibilidade. A carroceria tem pouca movimentação.

A suspensão do C3 é bem calibrada, em pisos irregulares, ela absorve as imperfeições do solo ajudado pelos pneus de perfil mais alto (65). Sobre ondulação, ocorre oscilação lateral. 

O Citroën C3 ainda tem a opção Live Pack que agrega itens como a central multimídia, limpador e desembaçador do vidro traseiro que é a versão que ilustra essa matéria. No entanto, caso faça questão dos itens, o melhor é pegar a versão Feel vendida a R$ 83.990,00, que é apenas R$ 3 mil mais cara que a Live Pack, mas vem mais equipada, apresentando um melhor custo/benefício.

Mas se o orçamento estiver limitado aos R$ 70 mil e se no radar de compra estiver Mobi e Kwid ou C3, leve o Citroën na versão Live. 

Ficha técnica Citroën C3 Live 1.0

  • Motor
    De três cilindros em linha, flex, 999 cm³ de cilindrada, com potências de 75 cv (etanol) e 71 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 10,7 kgfm (etanol) a 3.250 rpm e 10 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
  • Freios
    Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 18 centímetros; 
  • Rodas/pneus
    5,5 x 15”de liga leve (opcional) /195/65R15
  • Peso
    1.056 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    410 kg
  • Capacidades
    Porta-malas, 315 litros: tanque, 47 litros; ângulos de ataque/saída (graus), 23/39
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 3,981; largura, 1,733; altura, 1,586; distância entre-eixos, 2,54
  • Desempenho
    Velocidades máximas, 160 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 14,1 (e) e 15 (g)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 9,3 (e) e 12,9 (g); estrada, 10 (e) e 14,1 (g)

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