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[Teste] Renault Kwid Outsider 2023: bebe menos, anda mais, mas é caro

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Retoque no visual, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, consumo menor e ligeiro aumento de potência e torque na linha 2023. Preço da versão topo de linha é de quase R$ 70 mil. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

As novidades da linha 2023 do subcompacto Renault Kwid começam pelo visual da carroceria com para-choques mais encorpados, luz de circulação diurna em LED e lanternas traseiras também em LED. 

O quadro de instrumentos com mostradores em LED é completo, com velocímetro, conta-giros, indicadores de nível de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Passa a ser equipado com controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Para diminuir o consumo de combustível, é equipado com sistema que desliga e liga o motor em parada, como semáforo. O fabricante garante redução de 5% no consumo de combustíveis no trânsito urbano.

Reduz consumo também o sistema de regeneração de energia que envia carga à bateria na desaceleração, evitando do alternador tirar energia do motor na aceleração para isso. Redução de 2%, segundo a Renault.

Pneus com menor resistência ao rolamento também passam a equipar o Renault Kwid Outsider 2023 e contribuem na redução de consumo. Aviso luminoso no quadro de instrumentos indica pressão baixa.

O ligeiro aumento de potência de 70 cv para 71 cv com etanol e de 66 cv para 68 cv com gasolina se deve ao sensor de fase do comando de válvulas e calibragem da nova central eletrônica.

O torque está um pouco maior com etanol: de 9,8 kgfm anteriores para 10 kgfm, e mantém os mesmos 9,4 kgfm com gasolina.

A vocação do Kwid é urbana. Espaço interno bom para a categoria. Acessar banco traseiro requer abaixar. Encosto do banco traseiro rebate totalmente, mas exige força. Os dois tirantes não são nada práticos. Duas falhas em ergonomia.

Outra falha é a tampa do porta-malas não ter local de fechamento interno. Pode ser aberta por meio de comando na chave ou por comando interno. Cintos de segurança dianteiros têm regulagem de altura.

Comandos dos vidros dianteiros localizados no centro do painel estão ao alcance das mãos. Os vidros das portas traseiras são acionados manualmente. Comandos de ar-condicionado também estão bem posicionados.

Volante tem boa empunhadura e está revestido com material rugoso que evita deslize das mãos. Para o bem da ergonomia, não traz nenhum comando. Por outro lado, a coluna de direção é fixa: nem regulagem de altura nem de distância.

Iluminação interna com uma luz próxima ao retrovisor interno é razoável. Porta-luvas tem iluminação. Há carro de categoria superior sem luz nesse compartimento. Tela tátil do sistema multimídia tem oito polegadas e é compatível com Android e Apple.

Posição de dirigir elevada ajuda a Renault agrada à maioria. Grande altura do solo (18,5 centímetros) e bons ângulos de entrada e de saída, que aumentou 1,7 grau, permitem rodar sobre ruas mal conservadas sem tocar a parte inferior.

Limpador de para-brisa único poderia ser mais rápido na velocidade máxima. Os lavadores jogam jato de água sem espalhar na parte central do para-brisa. No vidro traseiro, tanto limpador quanto lavador cumprem bem as funções.

A visibilidade é boa de maneira geral, apesar de a coluna C (traseira) ser muito larga. Câmera de ré carece de melhor definição de imagem, mas ajuda na manobra. Retrovisores têm bom campo de visão. Faróis com luz de halogênio são limitados à noite na estrada.

O rodar do Renault Kwid Outsider 2023 é áspero sobre piso irregular e ocorre transferência das imperfeições para o habitáculo. Carro com grande altura do solo não permite estripulias em curva. A suspensão é firme, mas há movimentação da carroceria.

O controle eletrônico de estabilidade ajuda a manter o carro na trajetória, mas não faz milagre nem controla abusos. A direção com assistência elétrica tem boa calibragem. Diâmetro de giro pequeno (10 metros) requer menos manobra em espaço limitado.

Apesar de os aumentos de potência e torque não serem significativos, a sensação é de o desempenho ter melhorado, principalmente na arrancada. Os números de desempenho divulgados pela Renault estão melhores que na linha 2022, principalmente na aceleração.

Porém, a relação peso/potência é alta: 11,6 kg/cv, e limita as retomadas. As quarta e quinta marchas são de economia. Os engates do câmbio são precisos, mas o curso barulhento da alavanca incomoda nas trocas.

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O ar-condicionado ligado rouba potência e a perda de desempenho é evidente. Entretanto, a proposta é o baixo consumo de combustível. O consumo com etanol registrado no computador de bordo foi de 11 km/l na cidade com etanol e de 14,3 km/l na estrada. 

O conjunto motor/câmbio é ruidoso em rotação mais elevada, apesar do emprego de material antirruído sob o capô e no painel de fogo. Freios eficientes em simulação de emergência. 

O Renault Kwid Outsider 2023 é equipado com airbags laterais, além dos frontais obrigatórios por lei, comando satélite de áudio, barras no teto, retrovisores elétricos, entre outros.

O preço da versão Outsider é de R$ 67.690 e a pintura metálica azul custa R$ 1.500. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Kwid Outsider 2023

Motor
De três cilindros em linha, 999 cm³ de cilindrada, 12 válvulas, flex, de 71 cv (etanol)/ 68 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torques máximos de 10 kgfm (e) e 9,4 kgfm (g) a 4.250 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo rígido; altura do solo, 18,5 cm 

Rodas/pneus
5×14”de liga leve/165/70R14

Peso (kg)
825 

Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 kg 

Dimensões (metro)
Comprimento, 3,68; largura, 1,579; altura, 1,479; distância entre-eixos, 2,423

Capacidades (litros)
Porta-malas, 290; tanque, 38; ângulos de ataque/saída (graus), 24,1/41,7  

Desempenho
Velocidade máxima, 156 km/h (etanol) / 152 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 13,2 segundos (e) e 13,5 segundos (g) 

Consumo (km/l)
Urbano, 10,8 (e) e 15,3 (g); estrada, 11 (e) e 15,7 (g)

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