Versão aventureira do subcompacto tem central multimídia com tela tátil de sete polegadas e pareamento de celular sem fio. Acabamento mediano, desempenho limitado e preço elevado. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O subcompacto Mobi é adequado para rodar na cidade. Porta-malas de apenas 200 litros de capacidade, e espaço limitado para pernas no banco traseiro. Novidade da versão Trekking 2022, a topo de linha, é central multimídia com tela tátil de sete polegadas.

Há duas entradas USB e uma tomada de 12 volts. Porta-objeto no teto com espelho auxiliar para monitorar o banco traseiro. Encosto do banco traseiro rebate totalmente. É passageiro ou bagagem. Ambos não se misturam.

Pareamento de celular sem fio para Android e Apple. A tela é personalizável. O sistema multimídia tem Bluetooth e computador de bordo com funções exibidas em tela TFT de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos.

Material rugoso do volante, que tem boa pega, evita deslize acidental das mãos. Há comandos de som e de telefone. Diâmetro de giro pequeno (9,96 metros) facilita manobra.

O motor 1.0 Fire flex de quatro cilindros do Mobi Trekking 2022 é o antecessor do atual Fire Fly 1.0 flex de três cilindros. Obsoleto tanquinho de partida a frio ainda existe no compartimento do motor e mensagem no quadro de instrumentos indica necessidade de abastecimento.

O peso da versão Trekking é inferior a uma tonelada (967 kg), mas relação peso/potência de 12,89 kg/cv limita o desempenho com ar ligado e dois ocupantes. As retomadas de velocidade requerem tempo maior. O carro demora a reagir.

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As relações de transmissão são curtas, principalmente a primeira marcha para arrancar em aclive íngreme. O motor gira a 3.050 rpm a 100 km/h em quinta marcha. Trabalhar em rotações elevadas melhora o rendimento.

A assistência hidráulica da direção tira potência do motor e manobrar requer mais força no volante. Os engates do câmbio nem sempre são precisos e curso da alavanca é longo. Esse câmbio ainda equipa projetos mais atuais, como o compacto Argo.

Acabamento interno muito simples com plástico duro no painel central e também nos forros de portas. Pontas de parafuso aparentes na dobradiça central que une as portas à carroceria.

Abertura das portas traseiras em ângulo de 75 graus facilita acesso, mas é preciso abaixar para entrar no banco de trás. Amolação é a remoção do estepe, que fica no porta-malas.

Assentos curtos dos bancos dianteiros e do traseiro não apoiam devidamente as pernas. Coluna de direção regulável em altura facilita encontrar a melhor posição. Assento do motorista é regulável em altura. Pedal da embreagem afastado força a musculatura da perna.

Quadro de instrumentos completo inclui o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, além de conta-giros, velocímetro e nível de combustível.

Mobi Trekking 2022 tem suspensão elevada: 19 centímetros de altura do solo e ângulo de ataque de 24 graus, o suficiente para transpor obstáculos comuns em piso ruim na cidade. Pode-se rodar sobre obstáculos sem medo de esbarrar a parte inferior do carro.

A pequena distância entre-eixos (2,30 metros) contribui na transferência das imperfeições do piso para o habitáculo além da calibragem mais firme da suspensão.

Retrovisores enormes contribuem na visibilidade assim como limpadores e lavadores eficientes de para-brisa e vidro traseiro. Faróis com luzes de halogênio não tem a eficiência do LED, mas facho baixo tem bom alcance. Os faróis auxiliares são opcionais.

Freios bem dimensionados param o carro urbano em espaço de segurança. O consumo registrado no computador de bordo com etanol foi de 11 km/l na estrada e 6,5 km/l na cidade, ambos com ar ligado.

Há dois pacotes de opcionais. O Pack One traz coluna de direção e cintos dianteiros com regulagem de altura, abertura interna do porta-malas e tanque, retrovisores com Tilt Down e sensor de estacionamento traseiro. Custa R$ 1.500.

O Pack Stile é composto por rodas de liga leve e faróis auxiliares, e custa R$ 2.300. Com isso, o preço do carro acrescido de R$ 750 da pintura sólida na cor branca ou vermelha atinge R$ 64.540. Pintura metálica custa R$ 1.600 e somente a cor preta sólida não é cobrada.

Garantia do Fiat Mobi Trekking 2022 é de três anos sem limite de quilometragem, mas alguns itens, como a forração dos bancos, têm garantia de dois anos.

Ficha técnica Mobi Trekking 2022

Motor
De quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 999,1 cm³ de cilindrada, com potências de 75 cv (etanol) e 73 cv (gasolina) a 6.250 rpm e torques máximos de 9,9 kgfm (e) e 9,5 kgfm (g) a 3.850 rpm

Transmissão
tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 9,96 metros

Freios
Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19 centímetros

Rodas/pneus
5,5×14”, de liga leve (opcional) /175/65R14

Peso
967 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades          
Porta-malas, 200 litros; tanque, 47 litros; ângulo de entrada, 24 graus 

Dimensões (metro)
Comprimento, 3,556; largura, 1,666; altura, 1,552; distância entre-eixos, 2,304

Desempenho
Velocidades máximas, 152,2 km/h (etanol)/151 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 13,8 (e)/14,4 (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,9 (e) e 13 (g); estrada, 10,1 (e) e 14,1 (g)

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