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Teste: Renault Stepway 1.0 Zen – campeão na França, renegado no Brasil

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Hatch compacto adota denominação da versão com maior altura do solo e abandona o nome do carro mais vendido no varejo na França. Versão de entrada tem motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O carro mais comercializado no varejo – quando o cliente compra na loja – na França muda de nome no Brasil e a passa a ser denominado de Stepway, que é a denominação da versão com maior altura do solo.

Entretanto, o Renault Stepway 1.0 Zen não tem altura elevada do solo. O carro ganha o nome e perde a capacidade de trafegar em caminhos ruins sem tocar a parte debaixo. A versão de entrada do Stepway é a Zen, com motor 1.0 tricilíndrico aspirado e câmbio manual de cinco marchas.

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A Zen é apropriada ao uso urbano devido ao desempenho. Na estrada, o ideal é trocar as marchas na faixa de torque máximo (3.500 rpm) para ultrapassar em tempo menor. De qualquer maneira, as reações são lentas na retomada de velocidade (caso de ultrapassagem).

O Renault Stepway 1.0 Zen leva 15,9 segundos com gasolina para atingir 100 km/h. O câmbio tem relações bem curtas de primeira e segunda marchas. São quatro ciclos do motor para uma volta da roda em primeira marcha para poder arrancar em aclive e de preferência com ar desligado.

O motor gira a 3.200 rpm a 100 km/h e a 4.000 rpm a 120 km/h, ambos em quinta marcha. O motor tem sistema stop/start, que desliga o motor em parada para consumir menos. O consumo registrado no computador de bordo foi de 8 km/l na cidade e de 15 km/l na estrada, ambos com gasolina, com motorista e passageiro a bordo. 

A relação peso/potência é alta com gasolina (13,4 kg/cv) e também com etanol (12,9 kg/cv). Os engates do câmbio são precisos e secos. Ao engatar segunda e quarta marchas, o braço esbarra no encosto do banco. Uma das poucas falhas em ergonomia. Pedal da embreagem está bem posicionado e não exige esforço da perna. Ponto em ergonomia.

A diferença de potência do etanol para gasolina é de 3 cv e 0,3 kgfm de torque a mais. Não parece significativo, mas o tempo de aceleração até 100 km/h é cerca de 1 segundo a menos com etanol.

Os retrovisores externos têm comando manual. Regular o retrovisor no lado do passageiro requer paciência e um pouco de contorcionismo.

O Sandero ou Stepway, como prefere a Renault, tem no espaço interno e porta-malas os atrativos, além de um acerto de suspensão muito bom entre conforto e comportamento dinâmico. Há pouca movimentação da carroceria.

O rodar está um pouco mais duro pela calibragem única com carga máxima ou somente o motorista, apesar de usar pneus de perfil alto (65). A altura de flanco de 12 centímetros é boa.

O visual atrai pelo equilíbrio. Elementos de plástico cromado na grade frontal e em torno dos faróis auxiliares. Molduras nas caixas de rodas e barras no teto. A carroceria tem linhas limpas. Lanternas e luz de rodagem diurna são em LED.

O interior tem visual escuro com plástico duro no painel central e forros de portas e convence na aparência. O quadro de instrumentos completo inclui o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Tela tátil de sete polegadas do sistema multimídia, que é compatível com Android e Apple. Há uma tomada 12 volts, uma auxiliar e uma porta USB.

Volante rugoso não provoca deslize acidental e não há nenhum comando nele para o bem da ergonomia. Os comandos de áudio ficam em caixa satélite na coluna de direção, que é regulável em altura assim como o banco do motorista.

A anatomia dos bancos não é boa, pois provoca cansaço em percurso médio. Assentos curtos dianteiros e traseiro. Os comandos dos vidros dianteiros estão posicionados corretamente. Acesso normal ao banco traseiro.

A direção com assistência eletro-hidráulica exige esforço em manobra e falta sensibilidade em alta. Diâmetro de giro maior requer mais manobra em espaço de garagem. Renault não informou nem diâmetro de giro nem altura do solo.

Retrovisores grandes ajudam na visibilidade e há sensor de estacionamento. Essa versão não tem câmera de ré. Os freios são eficientes e param bem os 1.061 quilos dessa versão. Eficientes também são limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro.

Os faróis têm luz de halogênio, que iluminam menos que o LED, mas facho baixo tem bom alcance e ajudam bem os auxiliares de neblina.

O porta-malas de 320 litros tem aproveitamento horizontal, abertura interna e também na tampa. Encosto traseiro rebate totalmente e amplia capacidade. Tampa do porta-malas tem pega central de fechamento, favorecendo a destro e canhoto.

Sob o forro, que cobre o estepe, o acabamento é em tinta. Nada de prime como ocorre em carros de maior preço. Ponto positivo no acabamento, que é bom para a categoria.

O Renault Stepway 1.0 Zen obteve uma estrela na proteção a adultos e quatro na de criança, em um máximo de cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. O carro é equipado com airbags laterais dianteiros, além do duplo frontal obrigatório por lei.

O preço sugerido da versão Zen 1.0 é de R$ 79.990 e a pintura metálica, de R$ 1.500. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Renault Stepway 1.0 Zen

Motor
De três cilindros em linha, transversal, 999 cm³, 12 válvulas, flex, de 82 cv (etanol)/ 79 cv (gasolina) de potências máximas a 6.300 rpm e torques máximos de 10,5 kgfm (a) e 10,2 kgfm a 3.500rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica; diâmetro de giro, não divulgado

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, não divulgada

Rodas/pneus
6×15”de aço/185/65R15

Peso (kg)
1.061 

Carga útil (passageiros + bagagem)
43 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,07; largura, 1,73; altura, 1,63; distância entre-eixos, 2,59

Capacidades (litro)
Porta-malas, 320; tanque, 50 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 150 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 15 segundos (etanol) e 15,9 segundos (gasolina)

Consumo (km/l)
Cidade, 9,3 (e) e 13 (g); estrada, 9,3 (e) e 13,7 (g)

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