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Teste: Ford Maverick Hybrid tem bom desempenho e baixo consumo

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Ford Maverick Hybrid é equipada com motor de combustão interna e um elétrico, resultando em autonomia ideal para viagens longas. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Além da propulsão híbrida, um motor de combustão interna e outro elétrico no mesmo eixo, a suspensão traseira também difere do modelo com tração integral que é equipado somente com motor de combustão interna. A tração do modelo híbrido é dianteira.

A suspensão traseira da 4×4 tem multibraços, enquanto a Ford Maverick Hybrid tem eixo de torção e configuração diferente das molas espirais. 

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Enquanto o rodar da Maverick 4×4 é macio, o da Ford Maverick Hybrid é mais firme e transfere as ondulações do piso para a cabine. Os pneus são de perfil 60 na híbrida com rodas aro 18. A 4×4 tem pneus de perfil 65 e rodas aro 17. Isso significa 1,1 cm a mais de flanco.

A movimentação da carroceria é mínima e transmite confiança em curvas. A direção está muito bem calibrada para uma picape e torna prazeroso dirigir. Tem leveza em manobra e firmeza bem dosada em alta. Diâmetro de giro grande (12,19 metros) requer manobrar mais.

O ciclo Atkinson do motor de combustão interna mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo, privilegiando o consumo em relação ao desempenho, que é muito bom com torque imediato aos comandos do acelerador.

A frenagem regenerativa e a desaceleração recarregam a bateria. O modo elétrico tem pouca durabilidade e é mais ativo no trânsito urbano. Em rodovia, a picape roda nele praticamente na descida. O motorista não interfere na ação dos dois motores de tração dianteira. 

Atinge 100 km/h em 8,7 segundos, dados da Ford. Se o motor elétrico estivesse no eixo traseiro, a tração seria integral e a potência combinada, somatório dos dois motores (163 cv do motor térmico e 126 cv do elétrico), seria de 285 cv em vez de 194 cv. Velocidade máxima é limitada em 175 km/h.

O torque é totalmente do motor térmico. A Ford estima autonomia de 800 quilômetros. O consumo médio registrado no computador de bordo foi de 16 km/l na cidade e de 14,5 km/l na estrada. Consumo combinado de 15,25 km/l.

Há cinco modos de condução: normal, escorregadio, rebocar, eco e esportivo alterando ajustes de direção, de aceleração e do controle de tração e estabilidade.

Os freios a disco nos dois eixos são eficientes e param os 1.700 quilos de peso em espaço de segurança. Há sete airbags, incluindo de joelho para o motorista, farol alto automático, e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas. 

As linhas da carroceria da Ford Maverick Hybrid são unanimidade e é difícil não gostar. São bonitas, harmônicas e leves. Os faróis com luzes de LED iluminam bem, mas o facho baixo deveria ter mais alcance. Limpadores e lavadores do para-brisa cumprem bem a função.

O interior também é original, muito bem desenhado e de uma leveza e tanto. É muito agradável. O polipropileno de portas e painel central é duro, mas de aparência convincente e arremates e encaixes são benfeitos.

O banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a lombar que mantém a postura correta do corpo e evita cansaço em percurso longo. O do passageiro é regulável manualmente. Porém, revestimento em couro dá elegância, mas não permite transpiração. 

Muitos comandos físicos contribuem para a melhor ergonomia, evitando acioná-los na tela tátil de oito polegadas. O sistema multimídia é compatível com Android e Apple, mas navegação não é nativa. Há quatro portas USB tipos A e C e tomada de 12 volts. 

Acesso ao banco traseiro da Ford Maverick Hybrid é normal e o encosto, mais verticalizado. Há um compartimento de 58 litros embaixo do assento traseiro. A caçamba é toda revestida, mas a capota marítima ou rígida é vendida como acessório.

A melhor posição de dirigir é logo encontrada com coluna de direção regulável em altura e distância. Volante é revestido com material rugoso que evita deslize acidental, mas muitos comandos complicam um pouco a ergonomia. O quadro de instrumentos tem tela digital de 6,5 polegadas e visualização imediata.

A Maverick tem muitos itens de conforto e conveniência: ar-condicionado digital de duas zonas, partida sem chave, abertura da porta por teclado, câmera de ré, luz interna ambiente, controle automático de velocidade, entre outros.

O preço sugerido da Ford Maverick Hybrid é de R$ 234.890. Pintura não é cobrada. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem. A bateria tem um ano de garantia sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Ford Maverick Hybrid

Motor
De quatro cilindros em linha, transversal, ciclo Atkinson, gasolina, 2.488 cm³ de cilindrada, 163 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.000 rpm. Motor elétrico tem 126 cv de potência. A potência máxima combinada é de 194 cv a 5.600 rpm. Torque vem somente do motor de combustão interna

Transmissão
Tração dianteira, câmbio automático eCVT

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,19  metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; disco na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção e molas com vetorização, barra estabilizadora; altura do solo, 21,1 centímetros

Rodas/pneus
7 x 18”, de liga leve/225/60 R18

Peso
1.700 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
659 kg

Tanque
57 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,110; largura, 1,844; altura, 1,733; distância entre-eixos, 3,076

Capacidades
Ângulo de ataque/saída, 20 graus/21 graus; imersão, 45 centímetros

Caçamba
Volume, 943 litros; comprimento, 1,344 metro; largura, 1,353 metro; altura, 516 centímetros

Desempenho
Velocidade máxima, 175 km/h I(limitada eletronicamente); aceleração até 100 km/h, 8,7 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 15,7; estrada, 13,6; combinado, 14,6

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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