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Scania lançará na Agrishow 2024 caminhão GNV 6×2 de 460 cv

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Marca também mostrará outros caminhões de sua gama movidos a GNV

A Scania estará presente na 29ª edição da Agrishow 2024 (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). Na mostra, ela lançará o caminhão a gás de 460 cv de potência. A marca também apresentará um caminhão com tração 6×4 no gás e a potência de 420 cv para atender a cadeia do Agro, formada pelos segmentos agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética.

Durante a Agrishow 2024, a Scania terá em seu estande quatro caminhões e um motor. Além do novo GH 460 6×2 a gás, o Super 560 R 6×4 (transporte de grãos), 560 G 6×4 XT (canavieiro) e 460 R 6×2. Além de um motor de 13 litros OC 13 (movido a gás) para os setores industrial e para geração de energia. 

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O cliente também terá sua disposição, as equipes de vendas, serviços (para falar das Soluções Scania PRO, conectividade, Control Tower e outros benefícios), Scania Locação e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros – e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda.

“A Agrishow 2024 é uma feira muito importante para o negócio da Scania. É a principal referência ao agronegócio e aos setores sucroenergético, da madeira e agrícola. A edição 2024 marcará a primeira exposição ao público do nosso novo caminhão a gás de 460 cavalos e autonomia de até 650km. É mais um passo da nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Vamos reforçar o comprometimento para apoiar com nossas soluções os clientes desses setores e suas demandas no campo e na rentabilidade dos negócios. O nosso estande, mais uma vez, será um ponto de encontro para ótimos negócios e, principalmente, encontrar nossos clientes.”

De acordo com Nucci, o caminhão rodoviário Scania Super, nas trações 6×2 e 6×4, vem apresentando resultados positivos para os clientes com uma eficiência energética superior à geração anterior, reduzindo o consumo de combustível em até 28%. “O modelo 6×2 é o Scania mais vendido do Brasil. No 6×4 com a chegada do Super, ele está equipado com o novo eixo traseiro RB885 agora com o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável. Ou seja, estamos atendendo o cliente do Agro e sua cadeia de forma completa”, conta.

Para o transporte de cana e madeira, o modelo 560 G 6×4 XT é a melhor opção oferecida no mercado. “Esse caminhão canavieiro está entregando o menor custo total de operação. É a solução ideal e mais rentável para o cliente que transfere cana e madeira”, completa Nucci.

Não haveria palco melhor do que a Agrishow 2024 para a primeira apresentação ao público do GH 460cv a gás. Ele será o grande destaque do estande da Scania. Os visitantes poderão conhecer todos os detalhes do produto e uma novidade chamará bastante atenção: dois novos cilindros de gás, mas desta vez atrás da cabine. “É o que estamos chamando popularmente de ‘conceito mochilão’. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, estamos ampliando a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650 km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço será substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6×2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6×4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes poderão utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.

O GH 460 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m costumeiramente chamados de ‘carretas 30-pallets’, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.

A região noroeste de São Paulo, área de concessão da Necta Gás, tem enorme potencial de produzir a fonte de energia renovável, o biometano (que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar).

Para José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás, é importante mostrar para autoridades e clientes, que possuem a agenda de descarbonização na sua estratégia, as alternativas econômica e ambientalmente viáveis para diversificar a matriz energética. “Para a Necta, do ponto de vista do ambiente, seu dever é contribuir com um futuro cada vez mais sustentável, onde não só seja provedora de gás natural, o mais limpo dos combustíveis fósseis, mas que também viabilize o biometano, que tem as mesmas características do gás, mas é totalmente renovável”, explica.

Serviço:

  • 29ª edição da Agrishow 2024 (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação)
    Quando: 29 de abril a 3 de maio das 9h às 18h
    Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Foto principal | Scania/Divulgação

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