InícioMatérias especiaisRGMP: veja como é a plataforma que dará origem as novos Renault

RGMP: veja como é a plataforma que dará origem as novos Renault

- publicidade -
- publicidade -

Nova arquitetura estreou no Kardian também dará origem ao SUV Coupé francês que estreará em 2025

A chegada do Kardian marca a virada de página da Renault no Brasil e na América Latina. Para tal, a marca francesa estreou a plataforma Renault Groupe Modular Platform (RGMP). A base será usada no Brasil para que o fabricante tenha um SUV médio em 2025.

Ela ainda dará origem a nova picape Oroch que será produzida na Argentina e também uma variante Nissan do modelo monobloco. 

Segundo a Renault, a plataforma RMGP é global, modular, flexível e permite multi motorização. Ela pode dar origem a modelos dos segmentos B, C e LCV.

A Renault Group Modular Platform permite modelos com entre-eixos entre 2,60 metros e 2,95 m. 

Ela tem seção dianteira fixa, mas ela permite quatro medidas de entre-eixos, curto, médio, longo e extra longo. O aumento da distância se dá pouco depois da fixação dos bancos dianteiros. 

Além das quatro medidas de entre-eixos, a plataforma RGMP pode ter três configurações na parte traseira, assim ela pode dar origem a modelos com 4 metros de comprimento até 5 m. Até mesmo a largura de bitola pode mudar, ficando entre 1,53 a 1,6 m. 

Ainda de acordo com a marca francesa, a Renault Modular Group Platform (RGMP) tem longarinas com maior inércia e deformação programada, assim como o berço da suspensão que também tem deformação programada. 

A RGMP também tem pavimento central com longarinas em aço de alta resistência. 

O fabricante também afirma que a conexão da longarina com o subchassi forma a terceira linha de carga, permitindo a transferência de energia em colisões. 

Novos itens

Com a chegada da RGMP ao Brasil, a plataforma permite que os modelos que dela surgirão tenham novos sistema de suspensão, direção, freios, pedais, bancos, sistema de arrefecimento, sistema de exaustão e sistema de alimentação. 

Motores

A nova plataforma ainda permite motores a combustão interna e híbrida com torque que vão de 20,3 kgfm a 37,7 kgfm. No Kardian ela comporta o motor 1.0 Turbo Flex e no novo SUV médio da marca, ela contará com um sistema híbrido composto pelo motor 1.3 Turbo Flex e um elétrico. 

Já o câmbio, não importando qual motor será sempre o automatizado de dupla embreagem, mudando apenas a configuração da caixa em função do torque. 

A Renault Modular Group Platform pode receber carenagens aerodinâmicas melhorando o coeficiente total em até 10%.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o Renault Kardian 2025:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -