InícioMarcasRenaultNovo SUV médio da Renault será inspirado no Rafale para encarar Compass

Novo SUV médio da Renault será inspirado no Rafale para encarar Compass

- publicidade -
- publicidade -

Engenharia da marca já conta unidades do Rafale para testes no Brasil. Lembrando que o Kardian começou a ser avaliado usando protótipos do Dacia Stepway

A Renault já confirmou que terá um novo SUV médio no Brasil em 2025. Assim como Kardian, o modelo será feito a partir da plataforma modular CMF-B. O Autos Segredos apurou que o C-SUV será inspirado no Rafale, lançado em 2023, no mercado europeu.

O novo SUV médio da Renault recebeu aporte de R$ 2 bilhões para o seu desenvolvimento em anúncio realizado em dezembro. Nossos amigos da Quatro Rodas afirmaram na época que o SUV seria um cupê.

VEJA TAMBÉM:

O projeto é chamado internamente de R1312, curiosamente, o conceito da picape Niagara, apresentado junto com Kardian é chamado de ZH 1312. 

Será que a picape conceito na realidade dá pistas do novo SUV e não da picape? Durante o lançamento do Kardian, um executivo nos disse que a Niagara também dava pistas de outros modelos e não somente a uma picape.

Mas é claro que estamos falando de alguns elementos visuais como faróis e lanternas traseira do Niagara Concept que caem perfeitamente num SUV Cupê. Afinal, a Niagara também sairá do papel para manter em atividade a fábrica da Renault na Argentina.

Nossa reportagem apurou que a engenharia da marca recebeu protótipos do SUV Cupê Rafale que estão com frente e traseira camufladas.

Vale lembrar que os testes iniciais do Kardian começaram com protótipos do Dacia Stepway rodando com frente e traseira camufladas. No fim ficou comprovado que Stepway e Kardian, são primos e compartilham o mesmo monobloco. 

Não será surpresa se o C-SUV da Renault seguir o mesmo caminho e aproveitar todo o monobloco do Rafale, incluindo a estampagem de suas portas e laterais. Mudando frente e traseira, a Renault teria assim um C-SUV inédito para o Brasil, tal qual foi o Kardian. 

O Renault Rafale tem 4,71 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m, de altura e 2,74 m de distância de entre-eixos, medidas superiores aos C-SUVs que atuam no Brasil. O seu tamanho, o aproxima do CAOA Chery Tiggo 8, por exemplo.

Fora do Brasil, o projeto é chamado de nova geração do Arkana, sendo nomeado como modelo para Latam/América do Sul. 

A atual geração do Arkana, que ficou só na promessa no Brasil, tem 4,56 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e 2,72 m de distância de entre-eixos. Números que o deixam com medidas próximas ao Rafale.

Mas é claro, que por conta do Brasil usar a variante a plataforma CMF-B, as medidas não deverão ser necessariamente as mesmas do Rafael. 

Motores do novo SUV médio da Renault

A Renault já confirmou que o SUV terá sistema híbrido no Brasil. O mais provável é um sistema híbrido (MHEV) leve de 48 volts associado ao motor 1.3 TCe Turbo Flex que será nacionalizado. A outra opção híbrido convencional (HEV) que tem como base o atual motor 1.6 SCe. 

No mercado europeu, o motor 1.6 SCe opera em ciclo Atkinson rendendo potência de 91 cv e torque de 14,7 kgfm, mas ele trabalha junto com um elétrico de tração que rende 69 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, rendendo potência combinada de 143 cv. Lá ele só bebe gasolina, por aqui, por ser flex, os números seriam um pouco maiores.

Concorrentes do novo SUV da Renault

O SUV médio da Renault chegará ao mercado para encarar o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Haval H6, BYD Song Plus e Chevrolet Equinox.

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o Renault Kardian 2024:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -