InícioAvaliaçãoTeste: Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid cativa pela confiança

Teste: Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid cativa pela confiança

- publicidade -
- publicidade -

SUV derivado do Corolla chega à linha 2024 sem mudanças, apesar da concorrência chinesa, vendas seguem estáveis 

O Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid oferece tudo o que o cliente da marca japonesa espera encontrar. Mecânica confiável, boa lista de itens de conforto e conveniência, bom nível de equipamentos de segurança e linhas agradáveis. Os deslizes como freio de estacionamento por pedal, acabam ficando para segundo plano.

A linha 2024 chega ao mercado sem mudanças e mesmo que careça de atualizações, ainda não é a hora, isso deve ser novidade para o próximo ano, como novidade para linha 2025. 

Os números de vendas justificam a ausência de atualizações, já que seguem estáveis mesmo com os novos concorrentes. No acumulado de vendas de janeiro a outubro de 2022, o Corolla Cross emplacou 35.211 unidades, no mesmo período de 2023, foram emplacadas 35.037. 

Mesmo com a chegada do Haval H6 vendido em três opções eletrificadas, os números do Corolla Cross nas versões híbridas seguem na média, vale ressaltar que nos últimos meses, o SUV chinês tem aparecido na ponta por algumas unidades a mais. Mas na prática, não há volume para incomodar o Corolla Cross.  

O Toyota Corolla Cross tem porte e linhas que agradam, apesar de parecer uma perua por fora, por dentro, o condutor e passageiros ficam em posições mais elevadas do que a versão sedã, do qual ele deriva. 

Por dentro, o acabamento em plástico rígido predomina, mas há apliques em vinil no painel que deixam a pessoa macia. Ponto positivo para as forrações de porta dianteira e traseira que mantêm o mesmo nível de acabamento. No caso do Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid, o acabamento mescla o bege e o preto. 

Os bancos são revestidos em material sintético na cor bege. Os dianteiros apoiam bem as costas dos passageiros, mas ajustes elétricos estão disponíveis somente para o motorista.

A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade e o volante é revestido em couro preto, sendo ainda multifuncional. 

No posto de comando, o motorista tem todos os comandos à sua mão. O quadro de instrumentos é 100% digital e fácil visualização. Para não dizer que não há mudanças, a central multimídia foi atualizada, a nova tem tela de 9” com espelhamento por fio para Android Auto e Apple CarPlay. 

Mas como falamos acima, o freio de estacionamento por pedal do Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid carece de ser atualizado. Pelo preço pedido, já está na hora da marca japonesa oferecer um freio de estacionamento eletrônico e também a função Auto Hold. 

O espaço traseiro do Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid é bom para dois adultos viajando nas extremidades. O do meio por conta do assento elevado e devido ao avanço do console central na parte de trás, viajará mais confortável se for um passageiro infantil. Mas é claro que na hora do aperto, se for necessário, há espaço para três adultos. 

O encosto do banco traseiro é regulável em duas posições e mesmo na posição mais vertical ele é bem confortável, reclinado, os passageiros viajam com ainda mais conforto. Há saídas de ar para o banco traseiro. 

O porta-malas tem boa capacidade e pode levar até 440 litros de bagagens. 

Segurança é destaque

Em relação aos itens de segurança, o Corolla Cross XRX vem equipado com sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de tráfego traseiro. O SUV também conta com o Toyota Safety Sense que acrescenta controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção.

Pioneira em híbrido flex

Pioneira em oferecer e produzir o sistema híbrido flex no Brasil, já está na hora da marca japonesa dar o passo seguinte e passar a comercializar o Corolla Cross Hybrid com sistema Plug-in, tecnologia já oferecida pelos concorrentes chineses. 

Andando

Em nosso mercado, o Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid tem suspensão traseira por eixo de torção que aliada aos pneus de perfil baixo (50) montados em rodas de 18 polegadas provocam desconforto em piso irregular, principalmente ondulações. 

Rodando na estrada, há pouca inclinação em curva, mas comportamento dinâmico é apenas razoável. 

E é neste quesito que o Toyota Corolla Cross merecia receber uma atualização, mas dificilmente ele receberá a suspensão multilink já oferecida no sedã. 

O desempenho da versão híbrida é satisfatório. A aceleração é linear, aumenta e diminui as marchas conforme a pressão no acelerador. No modo Eco, o motor de combustão interna funciona em rotações mais baixas. No Power, o motor trabalha em rotações mais altas, mas esse modo é ideal para ser usado em estradas, para que o SUV fique mais ágil nas ultrapassagens. 

Em nossa avaliação, o Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid registrou médias de consumo de 12 km/l na cidade e de 10,8 km/l na estrada, sempre com ar-condicionado ligado e abastecido com etanol. 

Vale a compra?

Apesar dos deslizes, a compra do Toyota Corolla Cross XRX 2024 Hybrid se justifica pelo conjunto da obra. Não é uma compra que o lado emocional fala mais alto e sim o racional. Afinal é um produto de uma marca confiável, com mecânica robusta e que tem uma construção sólida que passa confiança para o consumidor. 

O preço sugerido do Toyota Corolla Cross XRX 2024 é de R$ 201.990,00 válida para a carroceria na cor branca. Outras opções de cores tem valore entre R$ 2.020,00 e R$ 2.330,00.

Ficha técnica Corolla Cross XRX Hybrid 2024

Motor
De ombustão interna, de quatro cilindros em linha, 1.798 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, de 101 cv (etanol) e de 98 cv (gasolina) de potências máximas a 5.200 rpm e torque máximo de 14,5 kgfm (e/g) a 3.600 rpm; dois motores elétricos, de 72 cv e 16,6 kgfm. Potência acumulada, de 122 cv

Transmissão
Tração dianteira e transeixo híbrido CVT com os modos Normal, Eco, Power e EV

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 16,1 centímetros

Rodas/pneus
7,5 x 18” de liga leve /225/50R18

Peso
1.450 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
450 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,460; largura, 1,825; altura, 1,620; distância entre-eixos, 2,64

Capacidades (litro)
Porta-malas, 440; tanque, 36; ângulos de entrada/saída (graus), 21/36

Desempenho
Velocidade máxima, 170 km/h; aceleração até 100 km/h, 13 segundos

Consumo (km/l)
Etanol:  cidade 11,8 / estrada 9,7 
Gasolina: cidade 17,8 / estrada 14,7 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -