Equipamentos e conjunto mecânico são destaques do SUV de entrada da marca francesa

O Renault Kardian 2025 chega ao mercado com o status de melhor produto da marca já produzido no Brasil. O SUV de entrada é a virada de chave da marca no mercado local, onde ela irá atuar em segmentos mais lucrativos. 

Para tal, a marca chega com nova plataforma modular Renault Group Modular Plataform (RGMP) que permitirá o lançamento de novos produtos. 

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O Kardian é o primeiro e outros virão como o SUV Coupé previsto para estrear entre 2025 e 2026. 

O Renault Kardian 2025 chega para atuar no segmento de SUVs de entrada. Visualmente, as linhas da carroceria e portas remetem ao Dacia Stepway vendido na Europa.

Apesar da semelhança, o novo SUV da Renault tem frente e traseira exclusivas e algumas mudanças na lateral para se distanciar do primo europeu.

Ao vivo, as linhas do Renault Kardian 2025 agradam bem e o carro tem mais presença que seus rivais Pulse e Nivus. 

Assim como o rival italiano, ele tem porte de um hatch mais altinho, mas a frente mais alta e o capô bem paralelo ao chão dão ao Kardian um aspecto mais robusto, passando a impressão de que ele é maior do que realmente é, de fato. 

De lado, Kardian 2025 tem as mesmas laterais do Stepway europeu, mas recebeu detalhes estéticos na parte inferior das portas. Mas os clientes mais antenados no mercado automotivo, vão enxergar o DNA do modelo da Dacia. O que não é demérito, afinal, o Nivus nasceu da costela do Polo e hoje faz sucesso na Europa onde é vendido como Taigo. 

Na parte de trás, o Renault Kardian 2025 tem lanternas em formato de “C” com lentes translúcidas. A tampa do porta-malas é bem vincada, deixando o conjunto de luzes bem destacado. 

O para-choque traseiro abriga a placa de identificação e tem pintura somente nas extremidades, na parte central o acabamento é em preto e o skid plate na versão topo de gama é prateado. 

Por dentro, o Renault Kardian 2025 não tem materiais emborrachados no painel e nas forrações de porta. Mas os revestimentos são de boa qualidade e tem desenho moderno. 

Os bancos são revestidos em tecido de boa qualidade, mesclando com material sintético. As costuras na versão mais cara são na cor laranja. 

A escorregada é o acabamento das portas traseiras não acompanhar o que é empregado nas dianteiras, deixando a peça com aspecto muito simples. 

O quadro de instrumentos é de fácil visualização, assim como a central multimídia levemente inclinada, oferece excelente visualização, em condição diurna ou noturna. 

Os comandos do Renault Kardian 2025 estão todos à mão do condutor. 

Ponto positivo para os bancos dianteiros que apoiam bem as pernas e seguram bem os ocupantes mesmo quando se abusa do acelerador nas curvas. 

O bom entre-eixos de 2,60 metros do Renault Kardian 2025 oferece bom espaço para a turma que vai atrás. Mas o espaço é ideal para dois adultos nas extremidades e uma criança no assento do meio. Em viagens mais longas, três adultos irão ficar sacrificados. 

O banco traseiro cumpre seu papel e apoia bem as pernas dos ocupantes. 

Não há saída de ar-condicionado para o banco traseiro, mas a Renault afirma que o sistema resfria rapidamente todo o interior do carro. Para carregamento de celular, o Kardian 2025 conta com duas entradas USB-C na parte de trás. 

É bem equipado

O Renault Kardian 2025 é bem equipado desde a versão de entrada Evolution. São seis airbags de série, faróis em Full LED, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital, central multimídia, entre outros equipamentos. 

O Renault Kardian será vendido inicialmente nas versões Evolution, Techno e Première Edition. Confira os valores das versões de lançamento do SUV compacto da marca francesa:

  • Evolution – R$ 112.790,00
  • Techno – R$ 122.990,00
  • Première Edition – R$ 132.790,00

Andando

O ponto alto do Renault Kardian 2025 é o bom desempenho oferecido pelo motor 1.0 Turbo Flex que entrega 125 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 22,4 kgfm a 2.250 rpm com etanol e 120 cv também a 5.000 rpm e torque de 20,4 kgfm a 2.000 rpm com gasolina. 

Com 90% do torque chegando a 1.750 rpm, o motor oferece bom desempenho em baixas rotações. Andando no trânsito urbano, o SUV é ágil, permitindo as tradicionais costuradas. 

O Kardian é bom em acelerações e retomadas de velocidades. Na estrada, o motor está sempre cheio e pronto para realizar ultrapassagens com segurança. 

O câmbio de dupla embreagem é aliado forte do motor e tem contribuição importante para entregar tudo o que o motor tem a oferecer. 

Como a próxima marcha está sempre engatada, não há perda de potência. As trocas de marchas são imperceptíveis. 

E é no posto de comando que o Kardian 2025 se mostra que é o melhor Renault já feito no Brasil. O SUV não é um esportivo, mas mesmo assim, ele acaba convidando um motorista a acelerar um pouco mais. 

Durante o test-drive, passamos por trechos urbanos e estradas com asfalto bem cuidado, a Renault já é conhecida por sua experiência em ter suspensões bem calibradas. E o Kardian mantém essa tradição, o SUV tem rodar suave e a suspensão mesmo mais firme, privilegia o conforto dos ocupantes. 

A boa calibração também está presente em estradas não pavimentadas, não importa se é chão batido ou com muito cascalho, a suspensão consegue filtrar bem os impactos das imperfeições do solo. 

Em curvas de alta, a suspensão oferece boa estabilidade ao SUV e a rolagem da carroceria é mínima. A boa rigidez torcional da carroceria também contribui para uma boa condução.

Tamanho do Renault Kardian

O Renault Kardian 2025 tem 4,12 metros de comprimento, 2,60 de entre-eixos, 2,02 m de largura e 1,54m de altura. Já o vão livre em relação ao solo é de 20,9 centímetros. O ângulo de ataque é de 20° e o de saída fica em 36°. O porta-malas do SUV pode levar até 358 litros de bagagens. 

Conclusão

Com o Kardian, a Renault tem um bom produto para reviver os bons momentos do passado quando lançou o Logan e Sandero. Há preconceitos que precisam ser quebrados, a começar pelo câmbio, o brasileiro tem receio por conta dos problemas do passado envolvendo o PowerShift da Ford que não era banhado a óleo como o da Renault. 

Mas as tecnologias evoluem dia a dia e estamos caminhando para que novamente este tipo de câmbio comece a ser difundido novamente no mercado brasileiro. 

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