Confira o ranking com os veículos líderes de emplacamentos do mercado brasileiro
Por Fernando Miragaya
O ano de 2021 foi marcado pela vacinação e um recuo aparente dos casos de Covid-19. Só que a indústria automobilística continuou a sentir os efeitos da pandemia, o que se refletiu diretamente no ranking dos carros mais vendidos do país.
A crise dos semicondutores bateu forte por aqui. E pegou em cheio a General Motors, que ficou praticamente sem produzir Onix e Onix Plus por quase quatro meses em Gravataí (RS) devido à falta de chips automotivos.
Outras montadoras também sentiram o efeito da escassez do componente, que é amplamente usado nos automóveis e em produtos eletrônicos, como smartphones e computadores. Toyota, Renault, Volkswagen, Fiat, Hyundai, entre outros fabricantes, tiveram que suspender e/ou adequar suas linhas de montagem no Brasil.
O ritmo de produção influenciou diretamente no ranking dos emplacamentos divulgado pela Fenabrave – entidade que reúne os revendedores autorizados -, com um curioso sobe-e -desce de modelos nas primeiras posições. Se deu bem quem tinha carro para entregar no showroom ou a fábrica que conseguiu garantir sua cota mínima de chips.
Teve ainda a Ford, que bateu as asas e encerrou qualquer produção no Brasil logo na segunda semana de 2021. Com isso, o Ka, até então o quinto automóvel de passeio mais comercializado do país, deu adeus – claro, outros compactos herdaram as 60 mil vendas anuais do hatch que se esvaíram de um dia para o outro.
Isso tudo mudou bastante a lista dos carros mais vendidos em 2021. Obviamente, o Onix não conseguiu emplacar o hexacampeonato e a briga ficou acirrada entre dois rivais do Chevrolet. Mas o veículo mais vendido mesmo acabou sendo a picape que parece não conhecer tempo ruim.
1 – Fiat Strada – 109.107 unidades
Comercial leve mais vendido do país há quase 30 anos, a picape mais uma vez provou ser um fenômeno de vendas. A segunda geração do modelo, lançada em 2020 – em meio ao mundo acabando com a pandemia do novo coronavírus -, teve quase 110 mil unidades entregues no ano passado.
E olha que a Strada também sofreu com problemas na produção. Algumas versões registraram fila de espera de 120 dias. Mesmo assim, a marca deixou de fazer a antiga geração e focou esforços na nova, que, no fim do ano passado, ainda lançou a aguardada versão automática com o novo câmbio CVT do Grupo Stellantis.
Bom salientar que cerca de 80% destes emplacamentos que garantiram a Strada no topo dos carros mais vendidos do país foram de vendas diretas. Ou seja, para frotistas, locadoras e empresas em geral. Mas isso não é problema da Fiat, e sim, da concorrência.
2 – Hyundai HB20 – 86.455 unidades
Sabe aquele escanteio aos 44 minutos do segundo tempo e o goleador cabeceia a bola no ângulo, sem chances para o goleiro? Foi mais ou menos assim que o HB20 garantiu a vitória e o título entre os automóveis leves.
O Hyundai foi o carro de passeio mais emplacado de 2021 por uma pequena diferença para o Argo – menos de 2 mil unidades. Detalhe que, até o acumulado de novembro, o hatch da Fiat vencia a partida – por um placar apertado, é verdade.
O HB20 também se valeu da falta de Onix no pedaço. Nos preços, o carro, que sempre ficou atrás do GM no ranking dos emplacamentos, briga quase que diretamente com o Chevrolet. Naturalmente, boa parte dos clientes e frotistas que buscavam o Onix migraram para o Hyundai.
3 – Fiat Argo – 84.644 unidades
O compacto da marca italiana mais uma vez fez valer seu custo benefício para fechar o pódio dos carros mais vendidos de 2021. Como dito, ficou pouca coisa atrás do HB20, mas chegou a liderar a categoria de automóveis de passeio por vários meses.
Foi outro carro que herdou vendas do Onix e não teve a produção tão abalada como a do rival. A política agressiva nas vendas diretas e no varejo – com preços até 10% mais baratos que os da tabela – ajudaram o Argo a ser um sucesso comercial em 2021.
4 – Jeep Renegade – 73.913 unidades
O Renegade é mais uma vez o SUV mais negociado do país. Com quase 74 mil unidades, o Jeep fabricado em Goiana (PE) é outro exemplo de sucesso comercial no varejo e nas vendas diretas. Com diferentes versões – e único da categoria a ter 4×4 -, atrai pela versatilidade, mesmo com o datado motor 1.8.
O modelo tem tudo para ter um 2022 novamente muito bem resolvido com as vendas. Vai trocar o velho E.torQ pelo 1.3 turboflex de 185/180 cv, que nós já testamos e que também vai fazer as vezes de opção 4×4 com caixa automática CVT – as variantes 2.0 turbodiesel também sairão de cena.
5 – Chevrolet Onix – 73.623 unidades
O compacto da GM é danado de venda, não tem jeito. Presta atenção. A linha teve problemas na produção, que ficou praticamente parada por quatro meses em Gravataí (RS). E, mesmo assim, está aí o Chevrolet Onix, todo pimpão como o quinto carro mais vendido do país.
Sim, o carro não repetiu o feito de ser o líder geral dos emplacamentos como ocorreu nos últimos cinco anos. Mas só foi a produção normalizar que o hatch fechou os dois últimos meses do ano na liderança entre os veículos de passeio…
Rede de concessionárias gigantesca, peças fáceis de achar e bom trabalho com os frotistas, além de versões bem equipadas, fazem do Onix um eterno campeão. Alguém duvida que vai retomar a coroa em 2022?
6 – Jeep Compass – 70.906 unidades
O sexto colocado na lista de carros mais vendidos no Brasil em 2021 não é só um SUV, como é um SUV médio. Ou seja, o Compass é mais caro, mas, mesmo assim, vendeu mais que todos os crossovers compactos, com exceção do seu irmão de fábrica, o Renegade.
Mais uma vez o custo benefício é um aliado de um veículo desta lista. O Compass tem preços de SUVs compactos topos de linha e sedãs médios, mas oferece mais espaço e equipamentos. Além disso, foi renovado em 2021, ganhou o motor 1.3 turboflex, novos itens de série e melhorou o acabamento – sem falar que é um dos poucos a oferecer variantes 4×4 e turbodiesel.
7 – Fiat Toro – 70.890 unidades
A picape vendeu só 16 carros a menos que seu companheiro de plataforma em Pernambuco, o Compass. Mesmo assim, assegurou mais uma vez seu lugar entre os carros mais vendidos do país e foi a segunda picape mais emplacada do mercado.
Os argumentos da Toro são parecidos com os do companheiro de fábrica. Custo/benefício e versatilidade que a faz ser uma boa opção para quem precisa de picape para mesclar lazer e trabalho, com boa capacidade de carga e conforto a bordo naquele meio termo entre as compactas e as médias.
Some a isso um design que foge ao lugar-comum no segmento e a opção de turbodiesel com tração nas quatro rodas. Sem falar que também foi levemente reestilizada no ano passado, quando tornou-se a primeira Fiat a usar o motor 1.3 turboflex de 185/180 cv.
8 – Volkswagen Gol – 66.228 unidades
O antigo rei do pedaço bota as manguinhas de fora e se garante entre os 10 carros mais vendidos do país em 2021. Com mais de 40 anos de vida e em sua terceira geração, o Gol continua mandando bem nas vendas diretas, mas também se beneficiou da morte do Ford Ka.
Porém, fato é que atualmente o Volks é uma compra racional. Em 2021, se manteve com três versões e a velha fama de robustez mecânica. Além disso, é um carro com ótima liquidez entre seminovos e usados.
9 – Fiat Mobi – 65.847 unidades
Um dos automóveis mais baratos do mercado brasileiro, o subcompacto se garantiu no preço para figurar entre os 10 carros mais vendidos do país. O Mobi venceu o duelo com seu principal rival, Renault Kwid, com base na rede de concessionárias maior e em uma negociação mais agressiva no varejo.
A linha enxuta também ajudou o carrinho, que agora vai ter de se desdobrar comercialmente em 2022. É que no fim do ano passado a Fiat decidiu acabar com a versão pé-de-boi Easy e o Mobi ainda terá de “ocupar” o vácuo no mercado que será deixado pelo Uno.
10 – Hyundai Creta – 64.759 unidades
O SUV passou por uma remodelação profunda em 2021, ganhou motor 1.0 turboflex e mais equipamentos. Argumentos que, pelo visto, se sobressaíram ao desenho controverso desta nova geração do modelo da marca sul-coreana. Foi o segundo crossover compacto mais emplacado – só atrás do Renegade – e fecha nossa lista de 10 carros mais vendidos do Brasil em 2021.
O maior chamariz do Creta é seu espaço interno de médio, bem melhor aproveitado que o da maioria dos concorrentes, só que com preço que o coloca para brigar com versões intermediárias e topos de linha dos compactos. Contribuem ainda o plano de revisões com preços bastante competitivos e a garantia de cinco anos.
Confira a relação dos 50 carros de passeio mais vendidos do país em 2021
1º HYUNDAI/HB20 86.455
2º FIAT/ARGO 84.644
3º JEEP/RENEGADE 73.913
4º GM/ONIX 73.623
5º JEEP/COMPASS 70.906
6º VW/GOL 66.228
7º FIAT/MOBI 65.847
8º HYUNDAI/CRETA 64.759
9º VW/T CROSS 62.307
10º GM/ONIX PLUS 54.707
11º RENAULT/KWID 52.916
12º GM/TRACKER 50.757
13º TOYOTA/COROLLA 41.891
14º HONDA/HR-V 38.406
15º VW/NIVUS 36.664
16º NISSAN/KICKS 36.524
17º TOYOTA/COROLLA CROSS 34.249
18º VW/VOYAGE 28.593
19º FIAT/CRONOS 27.887
20º HYUNDAI/HB20S 25.568
21º RENAULT/DUSTER 22.457
22º TOYOTA/YARIS HB 21.126
23º VW/VIRTUS 20.563
24º FIAT/UNO 20.555
25º CITROEN/C4 CACTUS 19.552
26º VW/POLO 19.196
27º HONDA/CIVIC 18.949
28º VW/FOX/CROSS FOX 17.946
29º PEUGEOT/208 16.342
30º FIAT/SIENA 15.355
31º TOYOTA/HILUX SW4 13.641
32º GM/SPIN 13.005
33º CAOA CHERY/TIGGO 5X 12.555
34º RENAULT/SANDERO 12.442
35º TOYOTA/YARIS SEDAN 12.436
36º NISSAN/VERSA 11.107
37º CAOA CHERY/TIGGO 8 10.462
38º HONDA/WR-V 10.329
39º RENAULT/LOGAN 9.478
40º FORD/KA 8.464
41º RENAULT/CAPTUR 8.304
42º PEUGEOT/2008 7.747
43º VW/TAOS 7.732
44º HONDA/FIT 7.138
45º GM/CRUZE SEDAN 7.090
46º FIAT/PULSE 6.724
47º HONDA/CITY 6.138
48º BMW/320I 5.428
49º FIAT/DOBLO 5.355
50º NISSAN/V-DRIVE 4.963
Confira a relação dos 40 comerciais leves mais vendidos do país em 2021
1º FIAT/STRADA 109.107
2º FIAT/TORO 70.890
3º TOYOTA/HILUX 45.893
4º GM/S10 35.045
5º VW/SAVEIRO 26.751
6º FIAT/FIORINO 20.602
7º FORD/RANGER 20.499
8º MITSUBISHI/L200 13.157
9º RENAULT/OROCH 12.133
10º NISSAN/FRONTIER 11.816
11º RENAULT/MASTER 9.672
12º VW/AMAROK 7.894
13º PEUGEOT/EXPERT 3.922
14º VW/MAN/EXPRESS 3.545
15º HYUNDAI/HR 3.298
16º CITROEN/JUMPY 3.212
17º FIAT/DUCATO 2.934
18º KIA/K2500 2.413
19º IVECO/DAILY 35-150 2.264
20º RAM/2500 2.227
21º GM/MONTANA 2.182
22º IVECO/DAILY 30-130 981
23º FIAT/DOBLO 956
24º M.BENZ/SPRINTER 416 843
25º M.BENZ/SPRINTER 314 647
26º EFFA/V21 545
27º PEUGEOT/PARTNER 540
28º RAM/1500 533
29º PEUGEOT/BOXER 325
30º M.BENZ/SPRINTER 237
31º CITROEN/JUMPER 236
32º EFFA/V22 212
33º FOTON/AUMARK 1039 138
34º BYD/T3 124
35º RENAULT/KANGOO 123
36º JAC/v260 98
37º IVECO/DAILY 83
38º FOTON/AUMARK 3.5-14DT 67
39º IVECO/DAILY 30S13 58
40º EFFA/V25 46
Quer saber mais sobre os carros mais vendidos do Brasil em 2021? Siga o Autos Segredos e o Marlos Ney Vidal nas redes sociais
- Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
- Acompanhe o Marlos Ney Vidal no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook
- Confira o canal do Autos Segredos no YouTube