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As picapes mais vendidas em seus segmentos

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Com diferentes tamanhos e novas sub-categorias, comerciais leves têm líderes diferentes em cada proposta

Por Fernando Miragaya

Se você é picapeiro, vai se animar com essa informação. Depois dos SUVs, o mercado que mais vai crescer no setor automotivo é o de picapes. Analistas apontam que esta categoria, no Brasil, deve aumentar na ordem de 20% nos próximos dois ou três anos, e as picapes estarão entre as mais vendidas entre todos os segmentos.

Os fabricantes, obviamente, têm esses estudos muito mais detalhados sobre a mesa. Desta forma, não impressiona como a própria categoria de picapes se pulverizou no Brasil. Se até 2015 tínhamos basicamente as compactas e as médias, hoje temos as picapes intermediárias entre as mais vendidas e o ressurgimento das grandes com pegada mais luxuosa.

A disputa ficou acirrada e Autos Segredos fez um levantamento das picapes mais vendidas em seus respectivos segmentos em 2023. Consideramos os dados de emplacamentos do Renavam com os volumes acumulados até outubro deste ano.

Picapes compactas

Praticamente uma criação brasileira, as picapinhas são versáteis para quem precisa rodar na cidade e ter um carro meio híbrido entre trabalho e lazer. A categoria já teve mais representantes, porém, nos últimos anos, marcas tradicionais como Chevrolet e Ford abandonaram este mercado.

Muito porque é neste segmento onde está não só uma picape que é um fenômeno comercial, como também o veículo mais vendido do país em 2023. Isso mesmo, falamos da Strada, que sobra em sua briga particular com a Saveiro.

  • 1o Fiat Strada: 98.511 unidades

O ano nem acabou e a picape da Fiat já está perto dos 100 mil licenciamentos, o que a confirma no posto de picape mais vendida do segmento – liderança, a propósito, de mais de duas décadas – e da categoria geral, além de veículo mais emplacado do país. O VW Polo, no acumulado do ano, é o segundo e tem 83 mil unidades, 15 mil a menor.

A supremacia no segmento de pequenas é inquestionável. A cada 10 picapes do segmento compactas vendidas no Brasil, sete são da Strada. Hoje, só tem como rival a Saveiro, mas nem na época de Montana e Courier teve seu reinado abalado. O que explica a Ford ter saído fora da categoria muito antes de encerrar sua produção aqui, e dê a GM ter esticado a Montana para buscar novos ares.

  • 2o Volkswagen Saveiro: 38.222 unidades

Picapes média-compactas

Esse segmento surgiu em 2015, com o lançamento da Renault Oroch. Mas coube à Toro dar novo significado a esta categoria meio-termo entre as picapes pequenas e as médias. Sucesso de vendas desde a estreia em 2016, e também tendo como base carros de passeio, o modelo conseguiu aliar desempenho, design e funcionalidade.

A fórmula de Renault e Fiat foi bastante inteligente. Os modelos adotaram também um porte das antigas médias – que cresceram -, mas com conforto próximo ao de sedãs, capacidade de carga razoável e mais fácil de estacionar do que uma Hilux da vida. 

Deu tanto certo que despertou a cobiça da concorrência. A terceira geração da Montana, lançada no início de 2023, cresceu para disputar esse mercado. A Volks, por sua vez, prepara uma concorrente deste porte para 2025.

Lá fora, a Hyundai criou a Santa Cruz e a Ford investiu na Maverick, que usa a arquitetura do antigo Focus e passou a ser importada para cá. Aqui dentro, foi a vez da Ram aproveitar elementos da plataforma da Toro para lançar o primeiro modelo da marca feito no Brasil, a Rampage. 

Bom salientar que essas duas picapes têm dimensões maiores, o que as deixa como ponte entre as média-compactas e as médias. O que fica evidente nos preços mais elevados, já que a Maverick começa nos R$ 220 mil e a Rampage, nos R$ 240 mil.

Todas, porém, têm ou terão uma tarefa inglória. Tentar superar a Toro, que é a picape mais vendida do segmento de médio-compacta desde que ele foi criado. 

  • 1o Fiat Toro: 42.180 unidades

Como dito, a picape produzida em Goiana (PE) sobre uma base de carro de passeio – Jeep Renegade, Compass etc – conseguiu conciliar tamanho adequado para a cidade, carga útil funcional para quem precisa de um modelo para trabalhar, design bonito e conforto a bordo. 

Não admira que mais da metade da categoria esteja nas mãos – ou melhor, nas rodas – da Toro. Até porque a picape mais vendida de seu segmento não subiu no salto. Se renovou, lançou versões com pegada esportiva e outra aventureira e trocou o defasado motor 1.8 E.torQ por um moderno 1.3 turbo. 

Com a chegada da Montana com custo/benefício agressivo, a Toro ainda passou estrategicamente por um reposicionamento de preços. Além disso, manteve suas versões com motor turbodiesel, um diferencial no segmento.

  • 2o Chevrolet Montana: 25.273 
  • 3o  Renault Oroch: 10.484 
  • 4o  Ram Rampage: 3.121 
  • 5o  Ford Maverick: 1.340 

Picapes médias

Picapeiro raiz gosta mesmo é de Hilux, S10 e cia. Por isso mesmo, temos o segmento de picapes médias entre os mais vendidos, mas também o mais disputado e com mais concorrentes. Diferentes marcas atuam na categoria, que tem alta importância em termos de volumes e de margens de lucro.

Por isso, as movimentações neste mercado têm sido intensas. Além das atualizações de linha cada vez mais frequentes, muitas remodelações ou novas gerações ocorreram nos últimos anos e os portfólios têm sido diversificados.

Basta ver que praticamente todas as picapes médias estrearam recentemente em configurações bastante específicas. Algumas com apelo mais esportivo e urbano, outras com pegada mais aventureira e destinada a agroboys.

Aqui, porém, a tradição ainda põe mesa. O modelo da Toyota se vale da força da marca e da fama de robustez, seguida de fabricantes tradicionais de picapes, como General Motors – que prepara uma terceira geração da S10 – e Ford, que acaba de lançar a nova Ranger

Sem contar a Ram, que colocou suas grandes Classic e 1500 em uma faixa de preço em que tenta fisgar os clientes das médias topo de linha. E preparem-se porque a Volks vai dar um tapa na Amarok, a Fiat vai lançar a Titano (sua Peugeot Landtrek) e a Renault vai atacar de Alaskan.

  • 1o  Toyota Hilux: 38.073 unidades

A picape produzida na Argentina é a mais vendida do segmento de médias há um bom tempo. Em sua oitava geração global, a Hilux tem quase o dobro de emplacamentos que a segunda colocada, a S10, no acumulado do ano, mesmo com uma rede de concessionárias menor.

Isso se deve muito à reputação da fabricante japonesa, com imagem de carros duráveis e pós-venda eficiente, algo indispensável neste segmento. Por isso, a Hilux causa certo frisson até mesmo em quem não é picapeiro.

  • 2o  Chevrolet S10: 21.462
  • 3o  Ford Ranger: 15.761
  • 4o  Mitsubishi L200: 9.685
  • 5o  Nissan Frontier: 6.675
  • 6o  Volkswagen Amarok: 6.349
  • 7o  Ram Classic: 1.824
  • 8o  Ram 1500: 1.229

Picapes grandes

Nos anos 1980 e 1990 suspiramos muito por Chevrolet D20 e Ford F-1000. Depois, chegamos a ter Silverado e F-150 e F-250 vendidas e/ou produzidas aqui. Mas o segmento de picaponas perdeu um pouco de força no começo do século para voltar a ganhar destaque recentemente.

Com a expansão arrebatadora do agronegócio, as montadoras enxergaram no segmento de picapes grandes a possibilidade de um nicho de mercado para atrair grandes produtores rurais. Porém, com modelos equipados e com uma dose de requinte para agregar valor e aumentar as margens.

A retomada da Ram pela FCA e depois pela Stellantis no Brasil reacendeu este nicho – não obstante, a marca estadunidense tem a picape grande mais vendida do segmento. A concorrência não demorou a responder. A Ford finalmente voltou a vender por aqui a F-150 e a GM já iniciou a pré-venda da nova Chevrolet Silverado.

  • 1o Ram 3500: 2.868 unidades

A picape de mais de meio milhão de reais é a mais vendida do segmento de grandes. Até porque as rivais de outras marcas ainda estão patinando no mercado – a F-150 começou a ser vendida para valer a partir de maio e a Silverado está em pré-venda. Desta forma, a 3500 nadou de braçadas. 

Lançada em 2022, a maior picape da marca no Brasil tem mais de 6 metros de comprimento e entre-eixos maior que um Renault Kwid: 3,78 metros. A carga útil é de mais de 1,7 tonelada enquanto a capacidade de reboque passa das 9 toneladas. Nem surpreende que só possa ser dirigida por motorista com CNH categoria C.

  • 2o Ram 2500: 1.367
  • 3o Ford F-150: 876

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