Ram Classic V8 chega para encarar Amarok V6 e Hilux GR-S

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Ram Classic chega com motor V8 nas versões Laramie e Laramie Night Edition de olho nos compradores de versões topo de gama de Amarok e Hilux

O preço ainda não está definido. Só será revelado no dia 15 de setembro. Uma coisa,no entanto é certa: a Ram Classic chegará com status de V8 mais barato do mercado brasileiro. Importada do México, a picape será vendida nas versões Laramie, de entrada, e Laramie Night Edition. Posicionada abaixo da 1500 Rebel, a Classic chegará com preço entre R$ 340 mil e R$ 380 mil.

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Foto | Pedro Brito/Ram/Divulgação – Classic Laramie Nigth Edition tem para-choques na cor carroceria e rodas pretas

Nessa faixa de preços, a Ram Classic entrará no radar de compradores das versões topo de linha das picapes médias vendidas no Brasil atualmente, que já têm preços que passam da casa dos R$ 300 mil. 

Para completar, a Classic, com seu motor V8, passa a ser uma opção interessante para consumidores que buscam desempenho digno de esportivo e também desejam realizar o sonho de ter uma Ram em suas garagens. Afinal de contas, veículos da marca do carneiro são objetos de desejo.

Dimensões e capacidades da Ram Classic

A Ram Classic V8 é quarta geração da 1500 – a versão Rebel da 1500, vendida atualmente no Brasil, faz parte da linhagem de quinta geração da picape. Elas coexistem em outros mercados, com nomes específico para cada região. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é chamada de 1500 Classic, e no México de Hemi Sport. 

Maior que as picapes médias vendidas no Brasil, a Ram Classic tem 5,81 metros de comprimento, 11 cm menor que a irmã 1500 Rebel. A título de comparação, a Chevrolet S10 tem 5,36 m.

O entre-eixos também é destaque. São 3,57 metros de comprimento (quase o comprimento de um Fiat Mobi). Na altura, são 1,97 m e na largura, 2,01 metros. 

A capacidade de carga da picape é de 1.424 litros. Já a de carga é de apenas 531 kg. A explicação é que, no mercado americano, o consumidor dá mais valor para capacidade de reboque, e a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg. 

A caçamba é uma das maiores do segmento e tem 1,71 m de comprimento, 50,8 centímetros de altura, 1,68 m de largura e 1,29 m entre as caixas de roda. O tanque da Ram Classic comporta 98 litros. 

A altura livre entre os eixos é de 23,6 centímetros, o ângulo de entrada é de 18,3° e o de saída fica em 24,8°. 

Motor e desempenho

A Ram Classic tem motor 5,7 litro V8 com 400 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 56,7 kgfm a 3.950 rpm. Ele é ligado ao câmbio automático de oito marchas. O sistema de tração tem acionamento elétrico e está disponível no 4×2, 4×4 High e 4×4 Low. 

Apesar de ostentar 2.553 quilos, o motor V8 leva a Ram Classic de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 174 km/h.

Andamos em pista fechada e, apesar das dimensões avantajadas, a picape é fácil de ser domada. O motor V8 é um foguete, e em simulações de arrancada proporciona um show à parte. A Ram Classic se encaixa para quem gosta de desempenho e não se preocupa em consumo, afinal, no ciclo urbano ela faz 5,2 km/l e no rodoviário 6,4 km/l. 

Basta uma pisada mais forte no acelerador para se ouvir o rugido do V8 nas saídas duplas de escape. As acelerações da Ram Classic são vigorosas e a resposta nas retomadas imediata, o que proporciona um desempenho digno de modelos esportivos. 

Na pista, uma pisada mais funda jogou meu corpo contra o banco. A essa hora, estampei um belo sorriso de satisfação.

A Ram Classic seduz o comprador pela emoção. É uma compra onde a razão fica em segundo plano. 

Na pista, a picape teve rodar suave, passando conforto para os ocupantes. Um mérito da boa calibragem da suspensão.

Apesar do visual mais antigo em relação a Rebel 1500, a Classic tem capô com entrada de ar que lhe confere certo charme. Na frente, os faróis e a grade são inconfundíveis. De lado, a picape rodas de liga leve de aro 20 polegadas são calçadas por pneus de medidas 275/60 R20. 

Na traseira, a Ram Classic pode ser confundida com a irmã – as lanternas são bem parecidas. A tampa da caçamba é leve tanto para abrir, quanto para fechar o compartimento de carga. O piso da caçamba é revestido com material para aguentar o trabalho pesado e ainda proporciona aderência para segurar a carga. No entanto, falta capota marítima de série. 

As duas versões se diferenciam pelos para-choques, grade e rodas cromadas para a Laramie. Já a Night Edition conta com grade e rodas pretas e para-choque na cor da carroceria.

Por dentro, a Ram Classic parece uma sala de estar, há espaço de sobra para os ocupantes dianteiros e os traseiros. Mas o assento mais curto central é ideal para crianças. 

Os comandos estão ao alcance das mãos e os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e duas opções de memória. Apesar de ser padrão mais antigo, o painel tem linhas agradáveis.

A central multimídia com tela de 8,4” oferece espelhamento por fio para Android Auto e Apple Carplay. Ela conta com navegação embarcada e permite controlar o ar-condicionado. Há ainda câmera de ré com linhas ativas. Para quem gosta de um bom sistema de som, a Ram Classic conta com equipamento da Alpine, com nove alto-falantes e subwoofer de 10” com 505 watts de potência.

Volante e bancos são revestidos em couro. Forrações de porta são em plástico rígido e o painel tem a parte superior em material sensível ao toque. Porta-objetos estão espalhados pela carroceria, há inclusive dois compartimentos no assoalho traseiro. 

Itens de série

Entre os principais itens de série da Ram Classic estão ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

Segurança

A Ram Classic não conta com tecnologia ADAS e vem de série com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, entre outros itens.

Garantia

A garantia total da Ram Classic é de três anos e pode ser ampliada para motor e câmbio em até dois anos. Os planos de revisões devem ser feitos a cada 12 mil quilômetros ou a cada 12 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro. A Mopar oferece para compra antecipada a quarta, a quinta e a sexta revisão. 

Cores

As cores Preto Diamond, Branco Bright são comuns às duas versões, a Laramie tem os tons exclusivos Vermelho Delmonico e Azul Patriot e a Laramie Night Edition conta com o Vermelho Flame e o Granito Crystal. 

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