InícioMarcasRamExclusivo: Flagramos a primeira mula da picape Ram 1200 (Projeto 291)

Exclusivo: Flagramos a primeira mula da picape Ram 1200 (Projeto 291)

- publicidade -
- publicidade -

Ram 1200 começa a ser testada. Aos olhos comuns seria apenas uma Toro, mas altura elevada e freios a disco nas quatro rodas entregam a identidade do protótipo

Revelado com exclusividade pelo Autos Segredos em março de 2021, o Projeto 291, que dará origem a Ram 1200, não é “especulação” – como foi dito recentemente. Jornalismo se baseia em apuração. Apesar de ninguém ter obtido acesso ao projeto, eu e o jornalista Eduardo Passos (da Revista Quatro Rodas) antecipamos muitas informações do novo modelo. A estreia da picape ocorrerá entre o fim de 2023 e o início de 2024.

Antecipar futuros lançamentos e revelar segredos da indústria automotiva é um trabalho feito com muita conversa de bastidor e cruzamento de informações. E foi, justamente, por essa investigação, que consegui o primeiro flagra da Ram 1200 – a picape em monobloco da marca da Stellantis.

VEJA TAMBÉM:

Flagra protótipo Projeto Ram 291 ou Ram 1200
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Toro com freio a disco na traseira, só mesmo como mula da Ram 291

“O primeiro protótipo do Projeto 291 passará despercebido por muita gente. Nem camuflado ele será”, me disse um contato. “Isso porque, aos olhos comuns, será uma Toro, fique atento aos detalhes. Procure uma picape Fiat mais alta e com freios a disco nas quatro rodas”, completou a fonte. Por meses, sempre que via um protótipo de Toro nas ruas, a primeira coisa que olhava era se tinha freio a disco na traseira. 

Hoje (15/8), voltando um momento de lazer, resolvi passar na porta da saída de testes da Stellantis, em Betim (MG). Estacionei e observei uma Toro saindo. Para não queimar cartucho, passei devagar ao lado dos protótipos para ver a roda traseira e bingo! Era o que procurava.

Como não saio de casa sem a máquina, parei o carro um pouco mais adiante e voltei a pé para não chamar a atenção. E estão aí as primeiras fotos da Ram 1200, ou Projeto 291, como queiram.

Características da Ram 1200

Além da maior altura e dos freios a disco nas quatro rodas, o painel da picape também estava camuflado, o que indica que já poderia ter algo do novo modelo. Infelizmente, não foi possível capturar imagens internas. 

A primeira mula da Ram 291 é usada para testes de freio e suspensão. A motorização da unidade ainda é 2.0 TD 350.

Ram 291 será irmã do Commander

Se o Jeep Commander chegou com o status de carro mais tecnológico já fabricado no Brasil, a picape do Projeto 291 irá destronar o irmão e será o carro mais moderno do grupo. Aliás, a Ram 291 será sim fabricada em Goiana (PE), como quinto modelo a usar a plataforma Small Wide 4×4.

No entanto, apesar de mais moderna que o Commander, a picape do Projeto 291 compartilhará com o SUV sistema de freios, direção, parte das arquiteturas eletrônica e de segurança, entre outros itens. 

A picape chegará para brigar com a Chevrolet S10 e Toyota Hilux, mas poderá ter medidas ligeiramente menores. A título de comparação, o flagra do protótipo da Ram 1200 ao lado do Toyota SW4 dá pistas sobre a altura da futura picape.

O SUV japonês tem 1,83 metros de altura. A largura do modelo que nascerá do Projeto 291 deverá ficar próximo aos 1,85 metros do Commander. Já em relação ao comprimento e entre-eixos, apuramos que serão maiores do que as da Fiat Toro. 

Em termos de peso, pelo fato de não ser montada sobre chassis, a picape Ram terá valores próximos aos do Jeep Commander. Por isso ela compartilhará o mesmo sistema de freios, por exemplo. 

Conjunto mecânico

A Ram 1200 terá motores 2.2 Turbo Diesel e o 2.0 Turbo Flex, como publicamos em 2 fevereiro deste ano. No entanto, erramos a família do motor 2.0 Turbo: ele não será um TigerShark, mas sim um GME. Esse propulsor terá várias faixas de potências, a depender do modelo no qual for adotado. No caso da picape, estima-se potência perto dos 260 cv. O certo é que ele será ligado ao câmbio automático de nove marchas e a picape terá tração 4×4.  

A outra opção de motorização da picape Ram monobloco (Projeto 291) será o 2.2 Multijet II Turbo diesel. A potência é de 203 cv a 3.500 rpm e o torque é de 44,9 kgfm a 2.500 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de nove velocidades. Já a tração será a 4×4.

Nesse quesito, a Ram 1200 compartilhará motorizações com o Jeep Commander, mas não as atuais. O SUV, como apontou Quatro Rodas, trocará o motor 1.3 Turbo 270 Flex pelo 2.0 GME e o 2.0 TD350 pelo 2.2 Multijet II. A troca da motorização diesel também foi confirmada pelo Autos Segredos

Em termos visuais, a Ram 1200, ou Projeto 291, terá desenho inspirado na 1500. A tampa traseira da caçamba também poderá ter abertura como na irmã, com a convencional com a tampa descendo para baixo ou abrindo em duas portas como na Toro. 

Autos Segredos no YouTube:

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -