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10 carros familiares mais baratos que um Kwid

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Confira minivans, station-wagons e SUVs que oferecem conforto e conveniência por menos de R$ 70 mil

Por Fernando Miragaya

Para quem tem dois filhos, e volta e meia tem de carregar o cunhado ou a sogra para lá e para cá, arranjar um carro espaçoso que não custe os olhos da cara é difícil. Mas é possível recorrer ao mercado de usados. Lá, existem variadas opções de carros familiares mais baratos que um Renault Kwid.

Tem os modelos raiz, como station-wagons e minivans. Mas também abrimos para utilitários esportivos espaçosos. Todos carros familiares custando até R$ 70 mil, ou seja, mais barato que o Kwid de entrada (versão Zen, em outubro de 2023).

Saiba mais sobre esses 10 carros familiares mais baratos que um Kwid.

Volkswagen SpaceCross

10 carros familiares mais baratos que um Kwid
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – SpaceCross tem motor 1.6 de 104 cv de potência
  • Dica de ano: 2014
  • Versão: Cross
  • Preços: R$ 45 mil a R$ 50 mil
  • Motor: 1.6 8V flex
  • Potência: 104/101 cv
  • Torque: 15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Comprimento: 4,18 m
  • Entre-eixos: 2,46 m
  • Porta-malas: 430 litros
  • Lugares: 5

Abrimos a lista dos carros familiares mais baratos que um Kwid com a perua compacta da Volkswagen. E ainda com um visual mais descolado das variantes Cross. A station-wagon argentina se vale do conhecido e robusto motor EA111, com boa força em baixos giros e câmbio com relações curtas e engates precisos. Sem falar na robustez típica da marca.

Principais equipamentos da SpaceCross: dois airbags, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, sensores crepuscular e de chuva, banco traseiro corrediço, rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Opcionais da época: som com Bluetooth, CD player e USB e ajustes do volante.

Chevrolet Zafira

  • Dica de ano: 2011
  • Versão: Expression
  • Preços: R$ 36 mil a R$ 40 mil
  • Motor: 2.0 8V flex
  • Potência: 140/133 cv
  • Torque: 19,7/18,9 kgfm a 2.600 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,33 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Porta-malas: 90/440 litros
  • Lugares: 7

O monovolume médio foi sensação nos anos 2010 pelo espaço e versatilidade, e deixou muitos fãs de carros familiares e taxistas órfãos. A Zafira esbanja conforto e mesmo os bancos extras na terceira fileira acomodam bem adultos. O motor é o conhecido Família II, e o torque pleno abaixo das 3.000 rpm garante agilidade à minivan. Só a lista de equipamentos deixa a desejar.

Principais equipamentos: dois airbags, ar-condicionado automático, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, chave com telecomando das portas, banco traseiro corrediço, rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Mitsubishi Outlander

  • Dica de ano: 2014
  • Versão: 2.0
  • Preços: R$ 63 mil a R$ 70 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 160 cv
  • Torque: 20,1 kgfm a 4.200 rpm
  • Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas
  • Comprimento: 4,65 m
  • Entre-eixos: 2,67 m
  • Porta-malas: 715 litros
  • Lugares: 5

O crossover médio da Mitsubishi é um dos carros familiares mais baratos que um Kwid e com um agressivo custo/benefício. Tem espaço de sobra para cinco ocupantes, um porta-malas que parece um latifúndio e uma lista de equipamentos bastante generosa. O motor é o conhecido MIVEC, com comando variável na admissão. Só fique atento ao custo de manutenção do modelo.

Principais equipamentos do Outlander: seis airbags, freios com ABS e EBD, Isofix, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com Bluetooth, tomada USB, leitor de cartão e CD player, bancos traseiros reclináveis, corrediços, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve, teto solar. 

Toyota Fielder

  • Dica de ano: 2008
  • Versão: XEI
  • Preços: R$ 36 mil a R$ 44 mil
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Potência: 136 cv
  • Torque: 17,5 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,45 m
  • Entre-eixos: 2,60 m
  • Porta-malas: 411 litros
  • Lugares: 5

A station-wagon derivada do Corolla “Brad Pitt” durou pouco no mercado, mas é a dica para quem é fã da mecânica da Toyota. O motor 1.8 com comando variável já era flex no fim de vida da perua média e tem fama de manutenção simples e consumo comedido. Apesar de medir 8 cm a menos que o sedã, a Toyota Fielder garante o espaço interno agradável para cinco ocupantes. A lista de equipamentos é fraca.

Principais equipamentos: dois airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado, trio elétrico, couro, som com CD player, banco traseiro rebatível e bipartido, rodas de liga leve.

Citroën Xsara Picasso

  • Dica de ano: 2011
  • Versão: Exclusive
  • Preços: R$ 24 mil a R$ 32 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 138 cv
  • Torque: 20 kgfm a 4.100 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,27 m
  • Entre-eixos: 2,76 m
  • Porta-malas: 550 litros
  • Lugares: 5

A minivan de desenho ousado também surfou na onda dos monovolumes familiares do início do século. Se destaca pelo nível elevado de conforto a bordo e pelo acabamento bastante caprichado. A Xsara Picasso é desvalorizada pela má fama que a Citroën semeou por muitos anos devido ao pós-venda, mas o motor 2.0 e a caixa automática são velhos conhecidos da PSA.

Principais equipamentos: seis airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com Bluetooth, tomada USB, leitor de cartão e CD player, bancos traseiros reclináveis, corrediços, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve, teto solar. 

Fiat Freemont

  • Dica de ano: 2014
  • Versão: Precision
  • Preços: R$ 59 mil a R$ 64 mil
  • Motor: 2.4 16V a gasolina
  • Potência: 177 cv
  • Torque: 22,4 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Comprimento: 4,88 m
  • Entre-eixos: 2,89 m
  • Porta-malas: 145/580 litros
  • Lugares: 7

O clone do Dodge Journey foi um dos primeiros frutos da FCA e vendeu a rodo no Brasil por causa do custo/benefício. Além de bem equipado, o Freemont é muito espaçoso, beneficiado pelos 2,89 m de entre-eixos, o que garante os dois bancos da terceira fila aptos para adultos. Ainda tem a vantagem de ter o motor 2.4 um pouco menos complicado que o V6 do Dodge, mas o consumo é elevado.

Principais equipamentos do Freemont: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, Isofix, sensor de ré, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático com três zonas independentes e saídas para a segunda fila, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, sensor crepuscular, som com Bluetooth, entrada USB e CD player, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve. 

Renault Mégane Grand Tour

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: Dynamique
  • Preços: R$ 30 mil a R$ 36 mil
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência: 115/110 cv
  • Torque: 16/15,2 kgfm a 3.750 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Comprimento: 4,50 m
  • Entre-eixos: 2,68 m
  • Porta-malas: 520 litros
  • Lugares: 5

No fim de vida, a Grand Tour, que durou mais no Brasil que o sedã que lhe deu origem, só tinha versão única Dynamique com motor 1.6. E é esta com bom custo/benefício e manutenção mais tranquila. Afora isso, a station-wagon média da Renault feita no Paraná tem um generoso porta-malas com mais de 500 litros e bastante espaço a bordo.

Principais equipamentos: dois airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado automático, trio elétrico, sensores crepuscular e de chuva, som com CD player, ajustes de profundidade e altura do volante, banco traseiro rebatível e bipartido, capô com amortecedores, rodas de liga leve. 

Kia Carnival

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: EX
  • Preços: R$ 60 mil a R$ 69 mil
  • Motor: 3.5 V6 24V a gasolina
  • Potência: 276 cv
  • Torque: 34,2 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Comprimento: 5,13 m
  • Entre-eixos: 3,02 m
  • Porta-malas: 250/883 litros
  • Lugares: 8

Um carro para lá de familiar e mais barato que um Kwid. Mais barato e cujo entre-eixos é quase do tamanho do subcompacto da Renault. Exageros à parte, na Carnival são 8 lugares, espaço de sobra para pernas, joelhos e bagagens e nível de conforto – para a época – de carro premium. O motor V6 da família Lambda consegue mover o pesado carro, só que bebe bem.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera e sensor de ré, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, ar-condicionado automático bizona com saídas para a segunda fila, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, central multimídia com GPS, TV digital, DVD e CD players, USB e Bluetooth, bancos traseiros reclináveis e rebatíveis, rodas de liga leve. 

Hyundai Santa Fe

  • Dica de ano: 2012
  • Versão: GLS
  • Preços: entre R$ 58 mil e R$ 65 mil
  • Motor: 2.7 V6 24V a gasolina
  • Potência e torque: 200 cv e 25,3 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático de quatro marchas; tração integral
  • Comprimento: 4,67 m
  • Entre-eixos: 2,70 m
  • Porta-malas: 120/440 litros
  • Lugares: 7

O crossover médio em sua segunda geração é um bom carro familiar mais barato que um Kwid para quem quer um SUV espaçoso e equipado. O modelo sul-coreana oferece até 7 lugares e tem motor V6 forte, mas que cobra a conta no consumo. Se vale ainda de tração integral, porém, a calibragem suave da suspensão tem um padrão “a la EUA”.

Principais equipamentos do Santa Fe: seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, ar-condicionado automático bizona com saídas para a segunda fila, bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave presencial, retrovisores externos com aquecimento, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com tomada USB e CD player, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, capô com amortecedores, rodas de liga leve, teto solar. 

Chrysler Town & Country

  • Dica de ano: 2009
  • Versão: Limited
  • Preços: R$ 56 mil a R$ 65 mil
  • Motor: 3.8 V6 24V a gasolina
  • Potência: 193 cv
  • Torque: 31,1 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Comprimento: 5,14 m
  • Entre-eixos: 3,07 m
  • Porta-malas: 200/600 litros
  • Lugares: 7

Essa minivan consegue ser maior e mais completa que a Carnival já citada. A Town & Country foi vendida aqui de 2008 a 2015 como substituta da Grand Caravan e hoje é um carro familiar bem mais barato que um Kwid. Tem espaço de sobra e mimos como tela para os passageiros de trás e tampa traseira motorizada. O V6 dá mais do que conta de mover as mais de 2 toneladas do modelo, mas cobra o preço no posto. Outra que merece atenção redobrada ao estado de conservação. 

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e de subidas, câmera e sensores de ré, freios com ABS e EBD, espelho eletrocrômico, faróis de xenônio, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático com três zonas saídas para a segunda e terceira filas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, tampa do porta-malas motorizada, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, couro, sensores crepuscular e de chuva, som com entradas USB e HDMI, Bluetooth e DVD/CD player, tela de entretenimento traseira, couro, bancos traseiros reclináveis, rebatíveis e bipartido, rodas de liga leve. 

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