Modelo é destinado para aplicações urbana, rodoviária e fretamento
A Volvo Ônibus apresenta o novo chassi de ônibus B320R que tem como principal novidade o motor D8K Euro 6 que já equipa o caminhão VM. O chassi pode ser usado em operações urbanas, rodoviárias e fretamento.
O B320R chega para ampliar o portfólio de ônibus com motor traseiro da Volvo. O chassi está disponível na configuração de eixos 4×2 apto a receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.
O chassi de ônibus Volvo B320R tem motor D8K Euro 6 que rende 320 cv de potência e torque de 122,3 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automatizado I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca.
De acordo com a Volvo Ônibus, o motor conta com alto torque já em baixa rotação e também é mais econômico do que a versão anterior. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.
Já o câmbio em operações de fretamento e rodoviária tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.
Entre os itens de segurança, o Volvo B320R vem equipado com freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.
Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.
Foto | Volvo/Divulgação
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Fomos conferir como anda o novo Renault Megane E-Tech: