Para quem precisa de espaço, modelos com bancos extras podem ser a solução. Veja as dicas de 0 km e usados

Carro de sete lugares
Foto | Montagem sobre imagens de divulgação e Marlos Ney Vidal

Por Fernando Miragaya

Cadeira de praia e brinquedos infinitos dos filhos. Bolsas vazias e objetos inúteis. Sogra, cunhado e genro. Tem gente que faz do carro um misto de van de transporte e puxadinho da casa. E muitas vezes as configurações normais de cinco bancos dos automóveis de passeio não atendem a essa turma.

Ainda bem que os carros de sete lugares estão aí para salvar o consumidor que leva a casa dentro do veículo. E tem para todos os gostos. Desde os indefectíveis SUVs até resistentes minivans. Confira algumas opções de novos e seminovos com os banquinhos extras.

Chevrolet Spin

  • Anos: 2012 até hoje
  • Comprimento: 4,41 metros
  • Entre-eixos: 2,62 metros
  • Porta-malas: 161/553 litros
  • Carga útil: 495 kg
  • Legal: espaço interno, custo/benefício e manutenção
  • Ruim: acabamento interno e vai mudar em breve

Uma das minivans sobreviventes do mercado é uma opção sempre viável. Com assentos a mais, o monovolume da General Motors tem preços a partir de R$ 108.790, sempre com o motor 1.8 de 111/106 cv e câmbio automático de seis marchas. Trata-se do carro de sete lugares 0 km mais barato do mercado atualmente, mas também é uma boa pedida entre usados.

A minivan foi lançada há quase 10 anos com a difícil missão de agradar aos órfãos da Meriva e da Zafira. Não tem a modularidade de bancos que tinha a Meriva e os assentos da terceira fila acomodam melhor as crianças.

Mas é um carro de sete lugares com ótimo custo/benefício e tem preço de manutenção que não prega sustos. Só fique atento que a Chevrolet Spin vai ganhar nova geração em 2023 e deixar de ser uma minivan para assumir uma faceta SUV – ainda com opções com bancos sobressalentes.

Fiat Freemont

  • Anos: 2011 a 2015
  • Comprimento: 4,88 metros
  • Entre-eixos: 2,89 metros
  • Porta-malas: 145/580 litros
  • Carga útil: 531 kg
  • Legal: conforto, ergonomia e espaço interno
  • Ruim: desempenho e diâmetro de giro do volante

Um pouco antes de a Fiat comprar o Grupo Chrysler, a primeira sinergia entre as empresas se deu na forma deste SUV médio com opção de sete lugares. O Freemont era a versão da marca italiana para o Dodge Journey, só que com o motor 2.4 16V de 172 cv do PT Cruiser. Assim como o “original”, era produzido no México.

O grande destaque do utilitário esportivo – que tem muitas ofertas entre os usados – é o espaço a bordo, com bom entre-eixos e bancos extras que acomodam até mesmo adultos de estatura mediana. A lista de equipamentos também merece elogios.

Mas dê preferência aos modelos a partir de 2013, já com o câmbio automático de seis marchas, bem melhor que a caixa de quatro velocidades antecessora. Lembre-se que, como todo carro importado fora de linha, tem manutenção mais cara e carência de peças.

Citroën C4 Picasso Grand

  • Anos: 2015 a 2019 (geração 2)
  • Comprimento: 4,59 metros
  • Entre-eixos: 2,84 metros
  • Porta-malas: 130/450 litros
  • Carga útil: 550 kg
  • Legal: equipamentos, conforto e acabamento interno
  • Ruim: porta-malas e acerto da suspensão

Outra minivan no pedaço que merece respeito, apesar de ter deixado de ser vendida há menos de dois anos. A Citroën C4 Picasso Grand é a versão esticada da linha média e esbanja um ar de requinte, com destaques para o acabamento interno, o conforto a bordo e a suavidade no rodar.

O monovolume começou a ser importado em 2008, mas a segunda geração (de 2015) é a pedida, com motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio automático Aisin de seis marchas. Se vale ainda de lista de equipamentos bastante completa, mas é preciso estar atento ao custo de manutenção e a dificuldades em achar peças.

Mitsubishi Outlander

  • Anos: 2013 até hoje (geração 2)
  • Comprimento: 4,69 metros
  • Entre-eixos: 2,67 metros
  • Porta-malas: 120/495 litros
  • Carga útil: 415 a 620 kg
  • Legal: desempenho, capacidade off-road e espaço interno
  • Ruim: manutenção e acabamento interno

Para quem curte SUV com mais DNA off-road e precisa de carro de sete lugares, o Mitsubishi Outlander é uma alternativa. Tanto zero quilômetro, como seminovo, é um modelo robusto e espaçoso, com a pegada fora de estrada proporcionada pela tração integral sob demanda. Ainda tem variedade de motores: 2.0 de 160 cv e 3.0 V6 de 240 cv a gasolina, ou 2.3 turbodiesel de 165 cv.

Os assentos a mais acomodam bem também adultos de estatura normal, mas o acesso à terceira fila é meio complicado. Sobra pouco espaço no porta-malas, todavia a carga útil da versão V6 é uma das maiores entre os SUVs médios. O pós-venda da marca japonesa tem fama de caro e o acerto da suspensão compromete um pouco o conforto a bordo.

Toyota SW4

  • Anos: 2016 até hoje
  • Comprimento: 4,79 metros
  • Entre-eixos: 2,74 metros
  • Porta-malas: 161/553 litros
  • Carga útil: 590 kg a 610 kg
  • Legal: espaço, capacidade fora de estrada e desempenho
  • Ruim: acerto dinâmico

No modelo da marca japonesa, quem vai na terceira fila tem espaço até generoso. Também pudera, o SW4 é um SUV com porte médio-grande, derivado da picape Toyota Hilux e é um dos carros de sete lugares mais espaçosos que existem. Nesta atual geração, tem opções de motor 2.7 flex de 163/159 cv ou 2.8 turbodiesel de 204 cv, mas os preços 0 km são salgados: começam em, respectivamente, R$ 256.090 e R$ 358.890.

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O fato de ter como base longarinas também significa que o comportamento dinâmico não é de sedã. O SW4 é meio desengonçado em curvas e “quica” bastante nos buracos. Mas compensa com robustez e desempenho, especialmente as versões com motor turbodiesel, tração 4×4 e vão livre do solo de quase 28 cm.

Kia Carnival

  • Anos: 2015 até 2020 (geração 2)
  • Comprimento: 5,15 metros
  • Entre-eixos: 3,06 metros
  • Porta-malas: 960 litros
  • Carga útil: 615 kg
  • Legal: espaço interno, equipamentos e bancos confortáveis
  • Ruim: manutenção e desgaste dos freios

A gente oferece opções de carros sete lugares, mas tem espaço na lista para um de oito! E logo uma minivan bastante luxuosa. A Kia Carnival é quase um latifúndio, com seus mais de 3 metros de entre-eixos e espaço de sobra para pernas e joelhos. Mesmo na terceira fila de três assentos, pessoas de estatura mediana vão bem. E ainda sobra espaço para mais de 900 litros de bagagem.

Para mover as mais de 2 toneladas, um convincente motor da linha Lambda 3.3 V6 de 270 cv. Para completar, o modelo sul-coreano é bem equipado, só que deixou de ser importado recentemente, enquanto a quarta geração acaba de ser confirmada para o Brasil, mas chegará no fim de agosto por incríveis R$ 479.990.

 Volkswagen Tiguan Allspace

  • Anos: 2018 até hoje
  • Comprimento: 4,70 metros
  • Entre-eixos: 2,79 metros
  • Porta-malas: 216/686 litros
  • Carga útil: 672 kg
  • Legal: comportamento dinâmico, desempenho e porta-malas
  • Ruim: acabamento interno e custo de manutenção

Foi só nesta atual geração que o Tiguan começou a ser uma opção de carro de sete lugares. Porém, hoje, 0 km, só é vendido na versão R-Line (R$ 236.090) com motor 2.0 de 220 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem. Mas vale também pesquisar modelos seminovos com o 1.4 de 150 cv e transmissão automática.

Em geral, o VW Tiguan tem farta lista de equipamentos de série, mas a mecânica é sempre elogiável. Oferece ótimo acerto de suspensão, comportamento dinâmico de sedã e desempenho sempre acima da média da categoria. As revisões costumam ser caras, assim como as peças. O modelo já passou por uma reestilização, que chegará em breve por aqui.

Caoa Chery Tiggo 8

  • Anos: 2020 até hoje
  • Comprimento: 4,70 metros
  • Entre-eixos: 2,71 metros
  • Porta-malas: 193/889 litros
  • Carga útil: 670 kg
  • Legal: espaço, porta-malas e custo/benefício
  • Ruim: visibilidade e acerto da suspensão

Um dos novatos também está entre os carros de sete lugares 0 km disponíveis no Brasil. O maior dos SUVs da marca sino-brasileira por aqui usa motor 1.6 turbo de 187 cv e câmbio de dupla embreagem, mas o desempenho privilegia muito mais o conforto do que qualquer proposta mais arrojada.

O espaço no banco da segunda fila é bastante generoso, enquanto os assentos extras são indicados mais para crianças. Mesmo assim, sobra bastante espaço para bagagens com os dois encostos de trás rebatidos. A montadora, contudo, ainda sofre de desconfianças e de alta desvalorização.

Peugeot 5008

  • Anos: 2018 a 2020
  • Comprimento: 4,64 metros
  • Entre-eixos: 2,84 metros
  • Porta-malas: 237/780 litros
  • Carga útil: 795 kg
  • Legal: conforto a bordo, dirigibilidade e acabamento interno
  • Ruim: acerto dinâmico e desempenho

O SUV médio-grande da marca Peugeot não durou nem dois anos no mercado, mas não deixa de ser uma boa opção entre os carros de sete lugares. Com boa lista de itens de série e ótimo aproveitamento do espaço interno, leva bem todos os passageiros e tem uma das maiores cargas úteis desta relação.

Só não espere muito do motor 1.6 THP de 165 cv, que confere um desempenho apenas ok para o utilitário esportivo. Melhor desfrutar dos bancos confortáveis e do acabamento caprichado. Não esqueça que carro francês que saiu de linha costuma ter desvalorização maior – e manutenção puxada.

Hyundai Santa Fé

  • Anos: 2019 a 2021
  • Comprimento: 4,77 metros
  • Entre-eixos: 2,76 metros
  • Porta-malas: 120/440 litros
  • Carga útil: NI
  • Legal: desempenho, posição de dirigir e equipamentos
  • Ruim: consumo e porta-malas

O atual Santa Fé não figura mais no site da Hyundai Caoa (a empresa diz que a retomada da importação será “em breve”), contudo não deixa de ser uma alternativa de carro de sete lugares – mesmo os usados e da geração anterior. Ambas as fases do SUV dispõem de motores V6, de 280 cv (os 3.5 mais recentes) ou 270 cv (os 3.3 mais “antigos”). A seu favor, rodar confortável e a garantia de cinco anos.

O espaço na terceira fila de bancos, porém, é mais voltado para crianças e o acesso não é dos melhores. O Santa Fé compensa com boa relação de equipamentos de série e posição de dirigir bem elevada. O custo de manutenção e o consumo costumam ser elevados.

Bônus: Fiat Doblò

  • Anos: 2002 até hoje
  • Comprimento: 4,25 metros
  • Entre-eixos: 2,56 metros
  • Porta-malas: 150/665 litros
  • Carga útil: 545 kg
  • Legal: habitabilidade, espaço interno e posição de dirigir
  • Ruim: comportamento dinâmico e desempenho

Muita gente torce o nariz para a veterana multivan, mas não deixa de ser uma opção de carro de sete lugares barato. Tudo bem que o preço da versão única Essence 0 km, por quase R$ 116 mil, beira o absurdo, só que há vários modelos seminovos e usados do mini furgão à disposição e bem mais em conta.

Vale ressaltar também que o modelo é um dos mais funcionais que existem no mercado, com  aproveitamento máximo da cabine, muitos porta-objetos e espaço de sobra para todos os sete passageiros. O motor 1.8 de atuais 132/130 cv é que sofre para mover o carro, o consumo é alto e o comportamento dinâmico, bem ruim.

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