Em tempos de preços de veículos nas alturas, é possível fazer bons negócios e sair motorizado sem ter que gastar muito

Por Fernando Miragaya

Um sujeito que ficou em coma nos últimos dois, caso acordasse hoje, ia achar que estamos na Suíça. A julgar pelo preço dos automóveis. Modelos zero quilômetro e seminovos vivem uma escalada de cifras sem precedentes na história recente do país. E os seminovos e usados pegaram carona nessa alta.

Porém, existe um oásis para que nosso amigo fictício que estava moribundo – e nós – não fiquemos a pé. É uma seara de bons carros até R$ 20 mil para quem não quer depender do transporte público, mas também não está disposto a se submeter a esses preços absurdos do mercado automotivo.

Na nossa seleção, tem de tudo: compacto e médio, hatch, monovolume e sedã e até uma station-wagon. Com a licença, é claro, de um SUV, que não poderia ficar de fora. São modelos com ano/modelo de 2000 para cá e cujos preços não foram inventados – foram levantados nos principais sites de compra e venda de carros, como Webmotors e Mobiauto.

Porém, são veículos rodados, o que sempre exige cuidado a mais antes de comprar. Nosso critério levou em consideração aspectos como desempenho, conjunto mecânico, acabamento, conforto e comportamento dinâmico do modelo, independentemente do seu estado de conservação.

Como a gente sempre indica, é preciso pesquisar bem o veículo usado e seminovo, levantar seu histórico, averiguar as condições da cabine e da lataria e verificar se tudo está funcionando e se as revisões estão em dia. É isso que vai corroborar se o carro é bom ou não. Além disso, é fundamental manter uma manutenção preventiva a cada 10 mil km, independentemente do tempo de uso do automóvel.

Agora, divirta-se com nossa lista com bons carros até R$ 20 mil. Não concorda com algum modelo? Sentiu falta de algum automóvel? Mande o recado nos comentários. Quem sabe a gente não faz a segunda parte desta seleção?

VW Polo Sedan

  • Anos: 2004 a 2006
  • Motores: 1.6 8V de 101 cv ou 2.0 8V de 116 cv
  • Preços: de R$ 15 mil a R$ 20 mil
  • Legal: desempenho, acerto do câmbio e comportamento dinâmico
  • Ruim: acabamento interno
  • Atenção: barulhos das peças de plástico da cabine e problemas na suspensão

A linha compacta chegou em 2002 como um sopro de modernidade dentro da gama Volkswagen. Usava plataforma global, cheia de avanços tecnológicos, como soldas a laser e tudo mais. Um ano após a estreia do hatch, chegou a variante sedã com seubom porta-malas de 430 litros.

A missão era brigar no então segmento dos compactos premium, acima do Gol. E tinha predicados para isso. Para começar, os motores 1.6 e 2.0 que conferem um desempenho excelente para o modelo, aliado ao sensacional câmbio manual da VW, com seus engates precisos e curso curtinho.

Além disso, o Polo Sedan ainda se valia de uma boa lista de equipamentos, em especial as versões Comfortline e Highline. Modelos dessa safra até 2006 ainda ostentam o charmoso conjunto ótico com lentes redondas duplas.

Chevrolet Astra hatch 2.0

  • Anos: 2006 e 2007
  • Motor: 2.0 8V flex de 127/121 cv
  • Preços: de R$ 17 mil a R$ 20 mil
  • Legal: conforto, retomadas de velocidade e espaço interno
  • Ruim: consumo

Atenção: buchas da suspensão e vazamentos na barra da direção

Esse aqui é preciso pesquisar. Mas tem muitos exemplares abaixo dos R$ 20 mil, em especial os de duas portas e nas versões Advantage – e os que custam R$ 21 mil ou R$ 22 mil nos anúncios, valem uma chorada. O Chevrolet Astra, apesar de ter se perpetuado nesta geração por quase 15 anos, é uma boa pedida de usado.

O motor 2.0 8V Família II, mesmo um projeto antigo e com fama de beberrão – especialmente na virada para flex, em 2007 -, garante boas arrancadas e retomadas ao hatch, graças também ao torque em baixos giros. Além disso, o modelo oferece espaço de sobra para pernas de todos os ocupantes e o banco traseiro acomoda tranquilamente dois adultos e uma criança.

Fiat Uno

Anos: 2010 e 2011

  • Motores: 1.0 8V de 75/73 cv ou 1.4 8V de 88/85 cv
  • Preços: de R$ 15 mil a R$ 18 mil
  • Legal: posição de dirigir, acerto da suspensão e custo/benefício
  • Ruim: desempenho e acerto e curso do câmbio
  • Atenção: conjunto da embreagem e barulhos do acabamento

O Fiat Uno ganhou uma segunda geração no Brasil em 2010 com seu estilo quadradinho bastante peculiar. Hoje é um dos bons carros até R$ 20 mil graças ao custo/benefício. Oferece espaço interno razoável para o segmento de compactos, tem consumo regular e custo de manutenção moderado.

O motor 1.0 não faz milagres e é bem fraco, mesmo para a versão com menos de 900 kg – no caso, a Vivace. É possível garimpar versões Attractive com o motor 1.4, que é mais esperto, mas está longe de transformar o hatch da Fiat em algo empolgante. A ergonomia intuitiva e a posição de dirigir alta agradam.

Bons carros até R$ 20 mil: Citroën C4

  • Ano: 2010
  • Motores: 1.6 16V e 2.0 16V
  • Preços: de R$ 18 mil a R$ 20 mil
  • Legal: conforto, acabamento interno e nível de equipamentos
  • Ruim: suspensão
  • Atenção: sistema de arrefecimento, parte elétrica e cheiro de combustível na cabine

Antes que o caro leitor xingue até a minha encarnação retrasada ao sugerir um Citroën usado, lembre-se que veículo bem conservado é sempre candidato a ser um dos bons carros até R$ 20 mil. E no caso do hatch médio argentino, tem-se a benesse do nível de conforto proporcionado pela marca francesa e do acabamento interno mais caprichado que o da média do segmento – à época.

O motor 1.6, ao mesmo tempo garante, uma performance interessante ao C4 tanto na cidade como na estrada. As versões GLX ofereciam boa lista de equipamentos, com direito a airbags, ar-condicionado, trio e a direção elétrica com seu volante com miolo fixo.

Mas também encontramos exemplares Exclusive com o propulsor 2.0 16V até R$ 20 mil. Esse com itens como bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva, faróis de xenônio e piloto automático. O maior porém fica para a fama do pós-venda da Citroën, o que desmotivava muita gente a fazer a manutenção regular.

Bons carros até R$ 20 mil: Toyota Corolla

  • Ano: 2001 e 2002
  • Motor: 1.8 16V de 136 cv
  • Preços: de R$ 18 mil a R$ 20 mil
  • Legal: confiabilidade mecânica, conforto e custo de manutenção
  • Ruim: acerto da suspensão
  • Atenção: vibração na direção e conjunto dos freios

Fazer uma lista de bons carros até R$ 20 mil e não citar o Toyota Corolla é inadmissível. Também é possível ter o sempre venerado sedã médio na garagem sem desfalcar demais a conta bancária. Claro que, com 20 anos de uso… Mas quem tem garante que o bicho resiste ao tempo. Está aí a prova de o quão é valorizado o modelo.

O motor 1.8 16V garante rodar confortável e competente para o uso urbano e rodoviário, e ainda oferece a praticidade do câmbio automático. Além disso, a reputação da marca e a fama de carro que não quebra são sempre atributos a favor do Corolla.

Bons carros até R$ 20 mil: Honda Civic

  • Ano: 2003
  • Motor: 1.7 16V de 130 cv
  • Preços: de R$ 16 mil a R$ 19 mil
  • Legal: conforto, dirigibilidade e confiabilidade mecânica
  • Ruim: barulhos na caixa de direção e rangidos na suspensão
  • Atenção: vibração na direção e conjunto dos freios

Onde o Corolla está, o Honda Civic também tem de estar. O modelo da Honda carrega todos os predicados do arquirrival. Tem ótimo conjunto mecânico, goza de reputação no pós-venda e na manutenção e dose mais que suficiente de conforto e espaço interno. Além do mais é um Honda, pouco deprecia e é fácil de vender.

Outra vantagem do Civic é que ele costuma ter proprietários zelosos, que mantêm o carro em dia e que fazem questão de cuidar da manutenção. O motor 1.7 16V garante arrancadas boas e suaves, e retomadas dentro da medida.

Bons carros até R$ 20 mil: Ford Focus

Anos: 2006 e 2007

  • Motor: 1.6 16V de 103 cv e 2.0 16V de 147 cv
  • Preços: de R$ 15 mil a R$ 18 mil
  • Legal: acerto da suspensão, desempenho e comportamento dinâmico
  • Ruim: custo de manutenção
  • Atenção: travamento elétrico das portas e vazamentos de combustível no bocal

O hatch médio é dono de um dos melhores conjuntos de suspensão da história da indústria e tem lugar mais que merecido entre os bons carros até R$ 20 mil. A primeira geração do Focus ainda oferece desempenho acima da média graças aos motores Zetec ou Duratec. Fora o estilo peculiar, em especial as lanternas verticais que margeiam o vidro traseiro.

Some a isso a boa estabilidade em curvas e retas. O carro parece sempre grudado no chão. Outro ponto de destaque é o escalonamento do câmbio manual. Virtudes que podem até relevar a fama de custo de manutenção alto da marca americana.

Renault Mégane Grand Tour

  • Ano: 2008
  • Motores: 1.6 16V de 115/110 cv e 2.0 16V de 138 cv
  • Preços: de R$ 18 mil a R$ 20 mil
  • Legal: espaço interno, conforto e dirigibilidade
  • Ruim: custo de manutenção
  • Atenção: para-brisas trincados, parte elétrica e módulo da direção

Nós temos saudades de station-wagons e as matamos colocando uma bacana entre os bons carros até R$ 20 mil. Curiosamente, a Renault Grand Tour fez mais sucesso no fim de vida, principalmente em vendas diretas e para taxistas, mas não deixa de ser uma perua considerada no mercado de usados. Imponente e espaçosa, trazia o maior porta-malas entre as médias: 520 litros.

Dentro ainda tinha umas bossas interessantes para a sua época. A chave é do tipo cartão e inserida em um espaço no painel que permite a partida do motor por botão. Ainda tem um freio de mão ao estilo manche. Entre os equipamentos de série, airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas.

É possível encontrar, dentro da faixa de preço desta lista, modelos com o 1.6 flex apenas suficiente, ou com o 2.0 mais voluntarioso. Com o motor mais potente, o câmbio manual tem seis marchas – ou a caixa é automática de quatro velocidades.

Mitsubishi Pajero Sport V6

  • Anos: 2000 a 2002
  • Motor: 3.0 V6 de 181 cv
  • Preços: de R$ 18 mil a R$ 20 mil
  • Legal: capacidade off-road, espaço interno e desempenho
  • Ruim: consumo e manutenção
  • Atenção: sistema de injeção, cabos de velas e conjunto dos freios

Pensou que não ia ter SUV entre os bons carros até R$ 20 mil? Não poderia. Mas tivemos que ir lá no passado, mas trouxemos um SUV raiz, com verdadeira capacidade off-road e robustez. Importado do Japão, o Mitsubishi Pajero Sport fez a cabeça de muita gente nos anos 1990 e 2000, em especial de pagodeiros e jogadores de futebol – e alguns contraventores também.

Com o V6 a gasolina e tração 4×4, só não vá exigir consumo moderado – o SUV sequer tem computador de bordo para você não se assustar. É melhor focar no desempenho valente e no espaço generoso da cabine. E não esqueça que é um utilitário derivado da picape, feito sobre longarinas, e a carroceria tende a sacudir mais nos buracos da cidade.

Mercedes-Benz Classe A

  • Ano: 2005
  • Motor: 1.6 8V de 102 cv
  • Preços: de R$ 15 mil a R$ 18 mil
  • Legal: espaço, posição de dirigir e nível de equipamentos
  • Ruim: liquidez
  • Atenção: bomba da direção hidráulica e comandos elétricos de vidros e retrovisores

Um Mercedes para chamar de seu até R$ 20 mil. Pois é possível encontrar o Classe A brasileiro dentro do nosso limite de preço. O monovolume produzido em Juiz de Fora (MG) tem bom espaço interno, um requinte que se espera de qualquer modelo da marca alemã e rodar confortável.

O motor 1.6 entrega desempenho condizente, e os vários controles eletrônicos garantem a estabilidade do Classe A nas curvas. Só fuja das versões vendidas sem ar-condicionado e vidros elétricos (sim, isso aconteceu). E pondere muito as configurações com câmbio semi-automático – sem o pedal da embreagem, mas com as mudanças manuais na alavanca.

Bônus: Ford Fusion

  • Ano: 2006
  • Motor: 2.3 16V de 162 cv
  • Preços: de R$ 16 mil a R$ 19 mil
  • Legal: espaço, conforto, desempenho e nível de equipamentos
  • Ruim: dirigibilidade e acabamento
  • Atenção: transmissão automática, trepidações no freio e vedações do teto-solar (que era opcional)

Fechamos a lista de bons carros até R$ 20 mil em grande estilo, com este sedã médio-grande importado do México e vendido aqui nesta primeira geração com ótimo custo/benefício. Na época, o Fusion oferecia mais espaço e equipamentos pelo mesmo preço das versões mais completas dos médios e, por isso mesmo, vendeu muito.

A lista de itens de série era bastante completa. Ar-condicionado automático, seis airbags, freios com ABS e EBD, bancos de couro e som com MP3 e disqueteira (lembra?) para seis CDs. O motor 2.3 quatro cilindros também é um destaque, com ótimas acelerações, apesar do consumo elevado.

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