Versão esportiva da caminhonete desenvolvida a partir da Toro tem no desempenho um dos apelos, além das linhas imponentes e interior agradável. Espaço é justo para pernas no banco traseiro. Leia teste 

Por Paulo Eduardo

A Stellantis abriga diversas marcas e se aproveita para diversificar a linha de produtos. A Rampage é uma Toro com a assinatura da Ram. Distância entre-eixos idêntica assim como a suspensão traseira independente comprovam a origem.

A Rampage é o primeiro modelo da marca desenvolvido fora da matriz nos EUA. A carroceria é monobloco em vez de estar montada sobre chassi. O visual é atraente com linha de cintura alta e musculosa.

O desempenho excelente vem do motor 2.0 de quatro cilindros turbo de 272 cv e torque de 40,8 kgfm. Totalmente de alumínio, o motor tem injeção direta e comando duplo variável de válvulas.

Movido somente a gasolina, proporciona alto desempenho. No modo esportivo (denominado R/T nessa versão), atinge 100 km/h em menos de sete segundos e atinge 220 km/h. O escapamento duplo proporciona som esportivo e agradável aos ouvidos.

Não há queixa do desempenho em alta e em baixa do motor que equipa o Wrangler. Forma com o câmbio automático de nove marchas com conversor de torque. O consumo de gasolina registrado no computador de bordo: 9 km/l na estrada e 4,6 km/l na cidade, ambos com ar ligado.

Troca manual é por meio de aletas no volante. Em qualquer dos modos, a resposta ao comando do acelerador é imediata. O motor funciona suavemente e sem vibrações. Em nona marcha, a 100 km/h, gira a 1.500 rpm. Há isolamento antirruído no painel de fogo e sob o capô. 

O sistema de tração da Ram Rampage R/T é integral automático. Funciona com tração dianteira e diante de necessidade a tração no eixo traseiro é acionada. A reduzida é acionada por meio de comando no console central ao lado do seletor rotativo de marchas.

O interior tem a sofisticação da marca Ram com materiais nobres no painel central, forros de porta e bancos com forração em couro e camurça. O quadro de instrumentos tem tela digital configurável de 10,3 polegadas. A tela tátil do sistema multimídia tem 12,3 polegadas.

Há seis portas USB na cabine e saída do ar-condicionado automático e digital de duas zonas para o banco traseiro. A conexão é sem fio para Android e Apple e o carregador no console central tem saída de ar para resfriar o telefone. Navegação é nativa.

Os comandos estão bem localizados. O volante, que tem boa pega, está revestido com material que não desliza, mas concentra muitos comandos. O acesso à cabine exige esforço pela altura elevada em relação ao solo. Duas falhas em ergonomia.

O espaço no banco traseiro é justo para pernas. Se os dianteiros estiverem totalmente recuados, sobra muito pouco. Os dianteiros têm ajustes com comandos elétricos, incluindo a importante lombar. Os assentos estão no limite do apoio ideal às pernas.

O único opcional dessa versão, a topo de linha, são os comandos elétricos para o banco do passageiro, o sistema de som sofisticado com 10 alto-falantes e a luz ambiente em LED.

A suspensão independente nos dois eixos tem reforços e calibragem mais firme nas molas e amortecedores, além de estar 1 centímetro rebaixada em relação às outras versões. Está equipada com rodas aro 19 e pneus 235/55.

O rodar é firme sem ser desconfortável. A carroceria tem inclinação moderada e a direção está bem calibrada em velocidades mais altas. Coluna de direção é regulável em altura e distância. O diâmetro de giro grande (12 metros) requer mais manobra em espaço reduzido.

Os freios excelentes são a disco ventilados nos dois eixos. Excelente também é a iluminação dos faróis com luz de LED. Facho baixo tem ótimo alcance e conta com regulagem elétrica de altura. Limpadores e lavadores de para-brisa são muito eficientes.

A Rampage R/T usa, segundo a marca, aços de alta e ultra-alta resistência em 86% da carroceria. São sete airbags, incluindo de joelho para o motorista, controles de tração, estabilidade e descida, diminuição de rolagem de carroceria e farol alto automático.

Entre os itens de auxílio à direção estão: alerta de saída de faixa com interferência no volante, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, detecção de tráfego cruzado traseiro.

São muitos itens de conforto e conveniência como partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.

A caçamba tem forração e ganchos para amarrar carga, mas a capota marítima é vendida como acessório. O estepe é temporário.

A Ram Rampage R/T (Road/Track, estrada/pista) tem preço sugerido de R$ 269.990. O opcional (banco do passageiro com regulagens elétricas, luz ambiente e som) custa R$ 6 mil e a pintura na cor sólida, R$ 2 mil.

Ficha técnica Ram Rampage R/T

Motor
De quatro cilindros linha, transversal, turbo, 16 válvulas, gasolina, 1.995 cm³ de cilindrada, 272 cv de potência máxima a 5.200 rpm e torque máximo de 40,8 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão
Tração 4×4 sob demanda e reduzida, câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12 metros

Freios
Discos ventilados na dianteira e na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, não divulgada; vão livre entre-eixos, 25,7 centímetros

Rodas/pneus
8×19”de liga leve/235/55R19

Peso
1.917 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
750 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,028; largura, 1,886; altura, 1,771; distância entre-eixos, 2,994 

Capacidades
Ângulo de ataque/saída/rampa, 25/24,5/23,1 graus; tanque, 55 litros

Desempenho
Velocidade máxima, 220 km/h; aceleração até 100 km/h, 6,9 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 8; estrada, 10

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