InícioMercadoRenault Group e Volvo Group se unem para criação de nova marca...

Renault Group e Volvo Group se unem para criação de nova marca de elétricos

- publicidade -
- publicidade -

Em conjunto com o Grupo CMA CGM, gigante mundial em logística e transporte marítimo, nova empresa deverá ter produção iniciada dentro de 3 anos com foco em furgões movidos somente a energia

Uma nova empresa automotiva no ramo dos veículos comerciais está para surgir. O Renault Group, o Grupo Volvo e a CMA CGM estão unindo suas forças para concretizar a criação de novas gerações de furgões totalmente elétricos e serviços associados, com pretensão de se tornar precursores e líderes neste novo mercado.

O Renault Group e o Grupo Volvo assinaram acordos vinculativos para criar uma nova empresa, inicialmente com capital dividido em partes iguais (50%-50%). Cada grupo pretende investir 300 milhões de euros nos próximos três anos. A CMA CGM assinou uma carta de intenções não vinculativa com o Renault Group e o Grupo Volvo para participar desta nova empresa, investindo 120 milhões de euros por meio do PULSE, seu Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores de transporte e logística.

Apesar da fusão para criação dessa nova marca e produtos, em nota, o Grupo Volvo e o Renault Group garantem que continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas. A nova empresa será totalmente independente, associando a agilidade de uma startup à solidez de seus parceiros. Renault e Volvo têm a meta de compartilhar investimentos de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a nova empresa com suas respectivas bagagens na área: a francesa com a produção em grande escala da plataforma elétrica; e a sueca, líder global no setor de caminhões, com uma sólida base de clientes profissionais na área de logística e rede de serviços. A nova empresa será baseada em um modelo econômico sólido e eficiente, graças a um investimento de recursos otimizado em função da área de excelência de cada parceiro.

VEJA TAMBÉM

Os futuros veículos da nova marca serão produzidos com base em uma plataforma de veículos comerciais leves 100% elétrica do tipo “skateboard”, onde a grande modularidade permite que ela seja adaptada a diferentes tipos de carrocerias a um custo baixo, além de alcançar avanços em segurança.

Além disso, a nova arquitetura de Veículo Definido por Software possibilitará a integração de funcionalidades inéditas, permitindo o monitoramento das atividades de entrega e performance comercial dos usuários, reduzindo em 30% o custo global de utilização para os players logísticos. Os serviços conectados da tecnologia do veículo definido por software permitirão a atualização dos veículos durante toda sua vida útil. Já o furgão proporcionará uma capacidade excepcional de adaptação à mobilidade urbana, grande versatilidade para oferecer soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria – incluindo a versão de 800 V, inédita no segmento de veículos comerciais leves.

A criação da nova empresa – prevista para o início de 2024 – está submetida à conclusão dos processos de aprovação regulamentar. Ela deve atuar de forma independente com sua própria identidade corporativa e será baseada na França. Os primeiros veículos, ainda totalmente desconhecidos, deverão ser fabricados a partir de 2026.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -