Volkswagen Saveiro 2024 chega com poucas mudanças a partir de R$ 95.770

1985

Enquanto nova geração não vem, montadora faz leve reestilização e adiciona equipamentos às versões de entrada da picape

Por Marcus Celestino (*)
De São Bernardo do Campo (SP)

Sabe quando seu time está sofrendo aquela derrota acachapante e o treinador saca um volante para colocar um outro atleta da mesma posição em seu lugar? Pois esta foi a estratégia adotada pelo manager da Volkswagen ao lançar a Saveiro 2024.

A picape passou por mudanças tão sutis que chegam a ser imperceptíveis aos olhos menos treinados. Tudo bem que passou a contar com alguns equipamentos de série antes inexistentes. Mesmo assim, é pouco para um modelo que pretende encarar a onipresente Fiat Strada.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, antes de te mostrar os preços e versões da Volkswagen Saveiro 2024, é importante salientar que esta reestilização serve como uma espécie de remendo. A nova geração do modelo, feita sobre a plataforma MQB, deve começar a ser vendida apenas em 2025.

Possivelmente já terá opção híbrido flex e transmissão automática. Pois é. Esta Saveiro reestilizada não tem opção de câmbio que “dispensa” o pé esquerdo.

A VW justifica: não houve necessidade de fazer mudanças mais profundas porque o veículo é voltado para “trabalho”, com 80% das vendas direcionadas ao mundo corporativo. Mesmo assim, professor, poderia trocar o volante por um meia avançado, não é?

Mas não. A Saveiro que temos, por ora, ainda é aquela, antiquada, com a arquitetura do finado Gol. Ao menos, como você poderá notar, ficou com preços mais em conta. Confira:

  • Saveiro Robust CS – R$ 95.770
  • Saveiro Trendline CS – R$ 101.490
  • Saveiro Robust CD – R$ 109.710
  • Saveiro Extreme CD – R$ 114.580

A configuração de entrada ficou R$ 1.000 mais cara que a predecessora. No entanto, dispõe de controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas e sensor de estacionamento traseiro.

A configuração de topo, Extreme, por sua vez, ficou cerca de R$ 9 mil mais barata. Só que perdeu itens interessantes — conforme contamos neste outro texto.

Design da Volkswagen Saveiro 2024

A Volkswagen diz que o “design da Saveiro 2024 ficou mais jovem e funcional”. Isso pode ser constatado se você utilizar, evidentemente, uma lupa para observar as nuances. 

Na dianteira, por exemplo, temos um capô um pouco mais elevado, com vincos que dão à picape visual até que interessante. Além disso, o para-choque passou por leves modificações, e a grade tem friso cromado que une de certa forma os faróis que têm assinatura distinta.

De “ladinho”, as versões de entrada têm rodas de aço de 15’’ com calotas escurecidas. Nada de absurdo. Já na traseira, a tampa da caçamba tem boa abertura e tem faixa que liga as lanternas, ligeiramente redesenhadas. Essa faixa culmina no logotipo da marca, que fica ao centro. Abaixo fica o nome do veículo, escrito em preto.

A versão de topo, Extreme, que, além do mesmo nome da opção da gama Amarok, tem suas plumas e paetês adicionais. Ela substitui a configuração Cross e dispõe de adesivos no capô e na lateral. Também tem um badge que exalta a configuração e tem a inscrição “Designed by Volkswagen do Brasil”. 

A Volkswagen Saveiro 2024 Extreme dispõe de rodas de 15’’ exclusivas em preto piano e diamantadas. Todavia, o desenho tem diferenças muito pequenas com relação a versão de topo que a precede. Por fim, há ainda capota marítima.

Por dentro, os bancos são revestidos em couro e com o nome da picape incrustado. O volante multifuncional também tem revestimento em couro e costura em preto, e o painel dispõe de friso em aço escovado. 

De série, a versão de topo conta ainda com central multimídia com conexão Apple Carplay e Android Auto, mas há necessidade de cabo para tal. Ainda dispõe de quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina e indicador de controle da pressão dos pneus.

O pacote opcional Tech, que custa R$ 2.160, adiciona botão off-road, que ativa, segundo a VW, funções fora de estrada da Saveiro. Tal como o HDC (Hill Descent Control), que se vale do sistema de ABS para controle em rampa em estradas de terra. O pacote traz também retrovisor fotocrômico, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular.

Motorização 

O conjunto mecânico da Volkswagen Saveiro 2024 é rigorosamente o mesmo. Segue o motor EA211 1.6 de 116 cv de potência máxima e torque máximo de 16,1 kgfm. A Volkswagen também manteve o câmbio, que é o bom e velho manual de cinco marchas e boas relações. 

No entanto, vale deixar aqui um comentário: a montadora poderia ter feito uma forcinha e elaborado forma de aplicar transmissão automática à picape. Poderia até mesmo ser a caixa de seis velocidades do saudoso Gol.

De acordo com a fabricante, a suspensão dianteira ficou 10 mm mais alta em relação ao solo. Contudo, durante o teste realizado, com a picape com e sem carga, não foi possível notar diferença alguma em termos dinâmicos.

Aliás, nem vale gastar muitas linhas em primeiras impressões. O comportamento é o mesmo da gloriosa Saveiro. É bom, só que mantém o mesmo discurso. O mesmo seis por meia dúzia.

Cores da Volkswagen Saveiro 2024

A Saveiro 2024 é um tanto monocromática. Tem cinco opções de cores: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.