Ford Ranger 2.0 2024 chega bem equipada e competitiva

999

Picape média da marca americana chega nas versões XL e XLS com motor 2.0 Turbo Diesel e opções de câmbio manual ou automático

Por Marlos Ney Vidal

De Tatuí (SP)

A Ford completa a gama da Ranger 2024 com a chegada das versões XL e XLS equipadas com o motor 2.0 Turbo Diesel. As opções de acesso chegam muito bem equipadas e com preços competitivos, abaixo dos seus principais concorrentes. 

O fabricante americano também aproveitou para lançar a Ranger XLS com o motor 3.0 V6, versão que foi antecipada pelo Autos Segredos em fevereiro

VEJA TAMBÉM:

Preços da nova Ranger 2024 XL e XLS

Confira os valores das novas versões da picape produzida na Argentina:

  • Ranger XL Manual – R$ 239.990
  • Ranger XLS AT6 4×2 – R$ 234.990
  • Ranger XLS AT6 4×4 – R$ 259.990
  • Ranger XLS V6 AT10 – R$ 279.990

Visual da Ford Ranger XL e XLS 2024

A versão de entrada XL da Ford Ranger 2024 equipada com o motor 2.0 Turbo Diesel é a única da linha que tem faróis halógenos, câmbio manual e para-choque, retrovisores e maçanetas sem pintura.

Já as versões XLS seguem as opções XLT e Limited e contam com faróis em Full LED. Elas contam com o para-choque dianteiro na cor da carroceria e o traseiro tem pintura em tom grafite. 

De lado, a Ford Ranger XLS 2024 tem rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus de medidas 255/70 R17 All Terrain. As caixas de roda contam com moldura em preto. O visual se completa com maçanetas e retrovisores na cor da carroceria. 

Na traseira, o oval da Ford fica em destaque no centro da tampa. O nome Ranger é estampado na lataria na parte inferior da tampa da caçamba. A picape tem enormes lanternas horizontais. 

A tampa da caçamba não tem amortecimento na abertura, ao pressionar a maçaneta e puxar a peça ela cai de uma vez. Pelo menos ela é bem leve na operação de fechamento. A caçamba não tem protetor, nem capota marítima que serão comercializados como acessórios nos concessionários da marca. Outro deslize do fabricante é o adesivo XLS para identificar a versão, que fica parecendo itens vendidos em bancas de revista em décadas passadas.

Os adesivos que identificam a tração também têm padrões diferentes para as versões XLS 2.0 e V6, com motor menor, ele é grafado como 4×4 e na motorização maior, a identificação é 4WD. 

Por dentro, as versões XL e XLS têm bancos revestidos em tecido. O painel é coberto de plástico rígido, mas os materiais são de boa qualidade. Não foram notadas rebarbas ou falhas de encaixe neste primeiro contato. Ambas as versões contam com central multimídia com tela de 10”. 

Vida a bordo na Ford Ranger XLS 2024

Em nosso primeiro contato com a Ford Ranger 2024 andamos nas versões XLS 2.0 4×4 AT6 e na XLS V6 AT10. Os bancos dianteiros contam somente com ajuste manuais, mas apoiam bem as pernas e o encosto segura bem as costas dos ocupantes. 

A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade facilitando a vida do motorista para encontrar a melhor posição para dirigir. Os comandos estão todos à mão do condutor. O quadro de instrumentos está bem visível aos olhos do motorista, assim como central multimídia. 

Nas versões 2.0 Turbo Diesel, a Ford Ranger XL e XLS 2024 tem freio de estacionamento manual e na XLS V6, ele é eletrônico. A alavanca de marchas das versões automáticas 2.0 e V6 também não são idênticas.

Já para a turma que vai no banco traseiro, o espaço é bom para dois adultos que vão sentados nas extremidades, no meio, o túnel elevado complica a vida de um terceiro passageiro adulto. Já o espaço para os joelhos é satisfatório. 

O banco traseiro é curto e baixo, não apoiando bem as pernas dos ocupantes. Em relação ao conforto, há saída de ar para o banco traseiro e duas portas para carregamento de celular, sendo uma UBS e outra USB-C. A segurança é completa com apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes.  

Motor da Ford Ranger XL e XLS 2024

As versões XL e XLS da Ranger 2024 contam com o motor 2.0 Turbo Diesel que rende 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 41,3 kgfm a partir de 2.000 rpm. Na versão XL 4×4 ele é ligado ao câmbio manual de seis marchas. Nas opções XLS com trações 4×2 ou 4×4, o câmbio é o automático de seis marchas. 

Neste primeiro contato com a Ford Ranger XLS 2024 rodamos na pista de testes do fabricante em condições off-road e on-road. 

Na parte off-road, passamos por várias condições de pista, areia, lama, trechos alagados e estradas de terra. No dia do nosso test drive tinha chovido bastante na noite anterior, então em quase todas as pistas havia resquícios de água. 

Optei por entrar com tração 4×2 na pista de areia que estava bem encharcada e isso não foi problema para a Ford Ranger XLS 2024. Dei pedal, controlava no volante as escapadas da picape e ela passou pelo percurso tranquilamente. 

Na pista seguinte passamos pela prova de caixa de ovos, onde a suspensão é bem exigida e não houve intercorrências no trajeto. 

Chegou a vez de encarar a lama, ainda seguimos com a picape com a tração 4×2. Mais uma vez controlava o volante para corrigir a rota da picape, o motor 2.0 Turbo Diesel não tem a valentia do V6, mas não faz feio e basta dar um pouco de pedal para a picape romper a lama. 

Mas num trecho onde as condições foram pioradas por conta da chuva não teve jeito e a tração 4×4 teve que ser acionada. Com o 4×4 engatado, acelerei e a picape saiu da lama como se fosse uma pista normal. No resto do trecho, com a tração 4×4 engatada, a Ranger seguiu tranquilamente o percurso. 

Rodamos ainda em estradas de chão de terra e outras com cascalho, nestes trechos, a boa calibragem da suspensão da Ranger XLS 2024 que filtra bem as imperfeições do solo, mesmo em trechos mais castigados privilegiando o conforto dos ocupantes. 

Na pista on-road, demos algumas voltas com a  Ford Ranger XLS 2.0 e V6, onde fica evidente a diferença de potência e torque. Com motor V6, a picape tem rodar silencioso mesmo quando motor era mais exigido. Os 250 cavalos de potência e o torque de 61,2 kgfm do propulsor que é ligado ao câmbio automático de dez marchas deixam a Ranger 2024 com desempenho digno de um esportivo. 

Já a Ranger 2.0 XLS 2024 tem desempenho mais modesto, mas também não faz feio. O motor 2.0 Turbo de 170 cv e torque de 41,3 kgfm dão conta do recado e conseguem impulsionar a picape a contento. As trocas de marchas são imperceptíveis. Em simulações de retomadas de velocidade, a Ranger 2024 XLS responde rápido o comando do motorista. 

No entanto, a falta de isolamento acústico é evidente, em rotações mais altas, os ruídos de funcionamento do motor invadem a cabine sem ser convidado. 

A marca também comete um deslize ao adotar freios a disco nas rodas traseiras somente nas versões V6, nas opções XL e XLS 2.0, eles são a tambor. 

Ângulos

A Ford Ranger nas versões XL e XLS têm 30° e ângulo de entrada e 26° de ângulo de saída, já o de inclinação lateral fica em 22°. O vão livre em relação ao solo é de 23 centímetros. A capacidade de transpor trechos alagados é de 80 centímetros.

Tamanho e capacidade de carga Ranger XL e XLS 2024

A Ford Ranger 2024 tem 5,37 metros de comprimento, 3,27 m de entre-eixos, 2,20 m de largura e 1,88 m de altura. 

A versão XL pesa 2.149 quilos e pode levar 1.071 quilos de carga. Já a versão XLS 4×2 pesa 2.069 quilos e pode levar 1.031 quilos de carga. A opção XLS 4×4 pesa 2.183 quilos e pode levar 1.037 quilos de carga. 

Itens de série da Ford Ranger XL e XLS 2024

Confira os itens de série de cada versão da picape:

A Ford Ranger XL 2024 vem equipada com acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, direção elétrica, bancos revestidos em tecido, painel de instrumentos com tela de 8″, tapetes de borracha, vidros elétricos dianteiros/traseiros com sistema global de abertura/fechamento com um toque para cima / baixo e antiesmagamento para o motorista e passageiros, coluna de direção com ajuste em altura profundidade, ajuste elétrico de altura dos faróis, degrau de acesso a caçamba, faróis halógenos, luzes de condução diurna (DRL), rodas de aço de 16″, pneus de medidas 255/70 R16, retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidor de luz de direção e tomada de 12V na caçamba e seis pontos para amarração de carga na caçamba. 

A versão XLS vem com todos os itens da XL e agrega saída de ar-condicionado para o banco traseiro e carregador de celular por indução. 

Na parte de segurança, a Ranger XL 2024 vem equipada com sete airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista), alarme perimétrico, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade, piloto automático e trava da tampa da caçamba elétrica.

Já a versão XLS da Ford Ranger 2024 vem com todos os equipamentos da XL e acrescenta faróis de neblina halógenos, rodas de 17″ calçadas com pneus de medidas 255/70 R17, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. 

Entre os itens de tecnologia, a Ranger XL 2024 tem controle automático em descidas, diferencial traseiro blocante e provisão elétrica de reboque.

A versão XLS repete os itens da XL e acrescenta quatro modos de condução selecionáveis – Normal, Eco,  Rebocar/Transp, Escorregadio.

Cores

A Ford Ranger XL e XLS 2024 são comercializadas nas cores Azul Belize, Branco Ártico, Cinza Moscou, Laranja Jalapão, Prata Geada, Preto Gales e Vermelho Bari. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.