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Teste: Fiat Toro Ultra é boa na terra, mas é para comprador que anda no asfalto

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Com caçamba fechada parecendo um sedã, a Fiat Toro Ultra 2022 é a versão com maior apelo visual da linha. Motor turbodiesel deixa a picape bem ágil

O mercado de picapes está aquecido. Em 2022, elas têm cerca de 10% de market share, apenas nos segmentos de intermediárias e médias. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a julho foram licenciadas 103.682 unidades.

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Numa leitura fria, pode parecer pouco, mas são mais de 100 mil carros com valores iniciais na casa dos R$ 150 mil e que podem superar os R$ 500 mil. Ou seja, um volume expressivo para um tíquete tão elevado.

Outro dado interessante é que executivos de marketing declaram que um percentual considerável dessas picapes se destinam para o uso pessoal, não têm foco no transporte de carga. Ou seja, para satisfazer o gosto pelo estilo, o uso recreativo, as aventuras de final de semana e, claro, o espremer no trânsito das grandes cidades.

Fiat Toro Ultra 2022
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fiat Toro Ultra é uma das versões topo de linha da picape

E, nesse cenário, a Fiat Toro Ultra 2022 surge como uma opção interessante. A versão topo de linha da picape tem preço inicial de R$ 215 mil, que é um valor proibitivo para a esmagadora maioria da população. Mas, no universo das picapes em que uma média já supera os R$ 300 mil, pode ser uma escolha interessante. 

Um “sedã grande com tração nas quatro rodas”

Um dos baratos dessa caminhonete é que ele utiliza uma exclusiva capota marítima rígida, que transformar a caçamba num porta-malas. Trata-se de uma solução herdada das picapes “cabinadas” dos anos 1980, que eram as opções para quem buscava algo além de um Opala ou Caravan.

Mas no conceito do picapeiro dos anos 2020, a Ultra se encaixa como uma luva. Ela oferece a robustez do conjunto turbodiesel, combinado com um pacote farto de conteúdos e acesso mais “amigável” do que numa média convencional. Ou seja, ela é um sedã grande e com tração nas quatro rodas. 

O senão da capota é que ela não permite levar volumes grandes, como uma geladeira ou uma daquelas betoneiras compactas. Mas sejamos francos: ninguém compra uma picape de luxo para fazer frete para a família.

Ao volante da Fiat Toro Ultra

A Toro Ultra não difere em nada das demais versões quando se está no posto de comando. E sua performance é exatamente a mesma de qualquer outra opção turbodiesel. A picape tem boa posição de dirigir, que se assemelha a um SUV. 

A posição ao volante é elevada e garante boa visão, como num utilitário. E não é para menos, já que a Toro utiliza plataforma derivada do Renegade. 

No uso urbano, seus quase 5 metros de comprimento não facilitam na hora de buscar uma vaga ou encontrar brechas nos engarrafamentos. Mas compensa com o espaço interno generoso e o imenso “porta-malas” de 937 litros. Ou seja, dá para para levar toda tralha e ainda sobra espaço. Detalhe: a Fiat Toro Ultra 2022 conta ainda com uma proteção de bagagem, como uma barraquinha que impede que a poeira suje os pertences.

Ao contrário de uma picape média convencional, que utiliza feixe de molas na suspensão traseira, a Toro dispõe de um conjunto independente com molas helicoidais, como num carro de passeio. Ainda assim pode carregar uma tonelada na caçamba.

A grande diferença é que a suspensão não castiga tanto quem viaja no banco traseiro. E, por ser monobloco, o encosto do assento não é tão vertical, o que faz dela mais confortável durante longos trajetos.

Motor e transmissão da Fiat Toro Ultra 2022

A Fiat Toro Ultra 2022 é equipada com o motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, que também está presente no Compass e Commander. Essa unidade dá muita força à picape para encarar aventuras. A transmissão automática de nove marchas oferece modularidade para entrega de torque em baixa velocidade e também eficiência na estrada. 

Para se ter uma ideia, seu consumo (no combinado urbano e rodoviário) é de 12,5 km/l. Um número generoso em dias de litro do diesel nas alturas, até mesmo para quem pode se dar ao luxo de comprar um carro desse preço.

A Ultra, ainda oferece tração integral permanente, com simulador de reduzida e bloqueio de diferencial. Os pneus de uso misto, aro 17, garantem boa aderência dentro e fora do asfalto.

Conteúdos

O pacote de conteúdos da Toro Ultra também não deixa a desejar. A lista de itens inclui quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital de duas zonas, partida sem chave, carregamento sem fio, retrovisores elétricos com rebatimento e bancos revestidos em couro (com ajuste elétrico para motorista). Ela ainda conta com retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular e acionamento automático do limpador de para-brisas. 

No entanto, o destaque fica por conta do sistema multimídia de 10,1 polegadas. Assim como nas picapes Ram, a Toro ganhou uma grande tela vertical que conta com navegação GPS nativa, internet 4G (TIM), conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de assistente Amazon Alexa, câmera de ré, assim como sistema de acesso remoto Fiat Connect. 

O sistema oferece diversas funções de acesso remoto ao proprietário, que pode monitorar diversos parâmetros da picape, como nível de combustível, alerta de furto e movimento. A tecnologia permite ainda dar partida no motor à distância e até mesmo acionar o ar-condicionado ou o aquecimento. 

Para fechar a cesta, a Fiat Toro Ultra 2022 também dispõe de rodas de liga leve aro 18” e faróis de neblina. Ele ainda conta com alerta de colisão, frenagem automática autônoma emergencial, monitor de faixa e ajuste automático de facho dos faróis. Ou seja, um pacotão recheado que busca justificar seu preço.

Conclusão

A Fiat Toro Ultra é uma picape interessante para quem faz questão de ter uma caminhonete para ser seu carro de uso diário. O porte um pouco menor do que uma média, assim como o preço e a comodidade, fazem dela uma escolha racional para quem faz questão de ter uma caçamba, mesmo que seja lacrada com um porta-malas.

Ficha técnica: Fiat Toro Ultra 2022

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO 

Tração integral sob demanda; e câmbio automático de nove marchas e opção de trocas manuais por aletas ou na própria alavanca

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/ 6,5 x 17 polegadas (liga leve) / 225/65 R17

DIREÇÃO 
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS 
À discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS/EBD

CAPACIDADES  
Tanque, 60 litros; capacidade de carga (passageiros e carga), 1.000kg; ângulo de entrada/saída, 24,8°/29°; peso, 1.871 quilos

DIMENSÕES 
Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; distância entre-eixos, 2,99m; distância mínima do solo, 0,20cm

DESEMPENHO 
Velocidade máxima, 194km/h; aceleração até 100km/h, 11,9 segundos

CONSUMO (**)
10,1km/l na cidade e 12,6km/l na estrada

(**) Dados do Inmetro

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