Vendida em versão topo de gama pelo preço sugerido de R$ 519.990,00 terá primeiras unidades entregues aos clientes na virada de 2023 para 2024

Por Marlos Ney Vidal
De Miranda (MS)

Após a apresentação estática em setembro, chegou a hora de colocarmos a Chevrolet Silverado High Country para rodar. Para ver como anda a picape grande da marca americana, fomos ao Mato Grosso do Sul. 

Partimos do aeroporto de Corumbá em direção a cidade de Miranda e depois fizemos o caminho de volta, rodando cerca de 400 quilômetros com a Chevrolet Silverado High Country.  

Do total, cerca de 80 quilômetros foram percorridos em estradas não pavimentadas. O restante foi em pista de asfalto com muita ondulação na pista. 

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Neste primeiro contato, a Chevrolet Silverado High Country acabou surpreendendo em relação ao consumo. Em certos trechos era necessário pisar mais fundo para executar ultrapassagens em veículos longos, com ar-condicionado ligado e dois ocupantes, a picape fez média de 7 km/l, o oficial do Inmetro é de 7,2 km/l para trechos rodoviários. 

Já quando se rodava seguindo a velocidade regulamentada da via, chegamos a conseguir médias de 7,7 km/l, números superiores ao do Inmetro. O tanque de combustível comporta 91 litros de gasolina. 

Mas os bons números de consumo não são mero acaso, são fruto da tecnologia empregada ao motor 5.3 V8 que sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros, que otimiza o consumo de gasolina, desligando alguns cilindros quando não for necessário que todos atuem. 

O motor V8 da Chevrolet High Country rende 360 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 52,9 kgfm entre 4.100 rpm e 5.800 rpm. Ele é ligado ao câmbio automático de dez marchas. 

No jogo do Super Trunfo, os números da picape da Chevrolet são inferiores ao das concorrentes Ford F-150 e Ram 1500, mas na prática, rodando com a picape, o desempenho surpreende. A velocidade máxima é de 180 km/h limitada eletronicamente. O 0 a 100 km/h é feito em 7,4 segundos.

O motor da Silverado High Country atende bem em aceleração e retomada de velocidade. Em nossa viagem, as ultrapassagens foram realizadas tranquilamente. A picape ganha velocidade rapidamente. Já as trocas de marchas são praticamente imperceptíveis. O casamento do conjunto é perfeito. O sistema de tração é o AWD, 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

Os freios são à disco nas quatro rodas e param bem a picape. Mas o condutor tem que lembrar que está dirigindo um veículo de 2.505 quilos, assim, é necessário maior tempo para frenagem. 

Equipada com direção elétrica, o sistema oferece peso certo, ficando mais firme em velocidades mais altas e bem leve em manobras. 

A suspensão da Chevrolet Silverado está muito bem acertada, mesmo vazia, a picape não pulava como um cabrito. Ela sempre privilegia o conforto dos ocupantes. Em alguns trechos da BR-262, há muitas ondulações e como era de se esperar, o sistema filtra bem as imperfeições do solo. 

Mesmo em estradas de terra, a picape mantém um bom nível de conforto. Há transferência para a cabine, mas nada que deixe a picape desconfortável. 

Mas a trepidação dos retrovisores externos, principalmente do lado do motorista, incomodou bem, rodando no asfalto ou na terra. 

Acabamento da Chevrolet Silverado High Country

A Chevrolet Silverado High Country tem acabamento interno em tons predominantemente escuros. Há alguns apliques que simulam acabamento em madeira no painel e nas forrações de porta. 

O painel mescla parte revestida em couro para dar um pouco de sofisticação, mas a maior parte é construída em plástico rígido. O mesmo acabamento é replicado nas forrações de porta. 

Já os bancos são revestidos em couro. Os dianteiros têm ajustes elétricos para motorista e passageiro e também resfriamento. 

Os bancos apoiam as pernas e as costas dos ocupantes dianteiros que viajam confortavelmente. 

O condutor tem todos os comandos ao alcance das mãos. As telas do quadro de instrumentos e da multimídia são de fácil visualização.

O motorista também tem controle de cruzeiro adaptativo a partir de 25 km/h, seletor eletrônico de marchas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, retrovisor interno com câmera de alta definição e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

A Silverado High Country fica devendo um teto solar panorâmico, o dela só atende os passageiros da frente. 

Os passageiros do banco traseiro estão numa sala de estar, há espaço de sobra para três ocupantes adultos. No entanto, o assento é um pouco curto, não apoiando bem as pernas dos ocupantes. Há saídas de ar-condicionado para a turma de trás e entrada USB para carregamento de celular. 

Os bancos são moduláveis e caso seja necessário o transporte de algo que não possa ser transportado na caçamba. O espaço se transforma num porta-malas. 

É grande

A Chevrolet Silverado High Country tem 5,91 metros de comprimento, 2,06 m de largura, 1,94 m de altura e 3,74 m de distância de entre-eixos. 

A capacidade de carga é de 716 quilos, em litros são 1.781. A configuração exclusiva para o Brasil traz também soluções avançadas para reboque, como retrovisor externo de visibilidade mais abrangente, sistema de controle integrado do freio do reboque e capacidade de puxar veículos até 4.128 kg.

O ângulo de ataque é de 24,8 graus e o de saída fica 21,6 graus. O vão livre em relação ao solo é de 24,3 centímetros. 

Itens de série

Entre os itens de série da Chevrolet Silverado High Country estão sistema de iluminação inteligente Full LED, grade e frisos cromados, estribo retrátil, tampa traseira com acionamento elétrico, rodas de 20 polegadas, ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar com cortina que veda completamente a incidência de luz.

Já em relação a segurança, a picape grande tem airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro – ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. Resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar são outros exemplos.

Conectividade

A Silverado inaugura um novo patamar para a marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, que agrega entre outros Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

Outro diferencial relevante é que este sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.

A picape grande da Chevrolet vai ser o primeiro modelo do mercado no país equipado com Google Built-in, Android Auto e Apple Carplay, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e o myChevrolet App. Também é possível instalar Alexa.

O comprador da Silverado terá um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.

O benefício conta também com o myChevrolet app, para comandar funções do veículo à distância. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

Cores

A Chevrolet Silverado é oferecida em quatro opções de cores metálicas (Branco Abalone, Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant). A garantia do veículo é de três anos.

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