InícioMatérias especiais10 SUVs compactos que chegarão em breve ao mercado

10 SUVs compactos que chegarão em breve ao mercado

- publicidade -
- publicidade -

Mercado vai receber uma nova safra de crossovers de entrada e compactos que vão medir forças com os hatches que sobreviverão

Por Fernando Miragaya

Se você acha que o segmento de SUVs vai se concentrar só nos médios para cima, fica ligado. O novo Fiat Pulse foi só o ponto de partida para mais uma safra de crossovers compactos – que já tem confirmado Kia Stonic em novembro, mas apenas em variante híbrida.

Além disso, como você já viu aqui no Autos Segredos, teremos modelos que vão atuar na base do mercado. Alguns, inclusive, devem substituir tradicionais hatches ou sedãs nas gamas das marcas. Confira os SUVs que vêm por aí.

Citroën C3 Aircross

O futuro jipinho da Citroën será o segundo produto derivado do novo C3, que já foi apresentado e que será lançado até março de 2022. O Aircross deve chegar no último trimestre do ano que vem, com desenho inspirado no chinês C3XR. Será produzido em Porto Real (RJ) sobre a mesma plataforma do hatch: uma versão simplificada da CMP.

Porém, o crossover, que é tratado nas internas como Projeto CC24, se deu bem no conjunto mecânico. É que o hatch já vinha sendo desenvolvido antes da fusão que criou a Stellantis, e vai estrear apenas com o velho motor 1.6 com câmbio automático de seis marchas. Já o jipinho vai conseguir estrear com o novo 1.0 turbo e câmbio CVT, inaugurado pelo Fiat Pulse.

Daihatsu Rocky

Esse será um dos menores entre os SUVs que chegarão em breve ao Brasil. O Rocky tem  3,99 metros de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, e usa uma versão low cost da arquitetura global da Toyota (a TNGA).

Será produzido em Sorocaba (SP) no lugar da linha civil do Yaris (hatch e sedã) como adiantado pelo Autos Segredos e deve ser lançado em 2023 – só sobrará o Yaris Cross, que você verá a seguir. O crossover, inclusive, deve herdar a opção de motor 1.5 com câmbio CVT de sete marchas do Yaris.

A Daihatsu é uma marca da Toyota que já teve operações aqui no Brasil entre os anos 1990 e 2000. Quem não se lembra de carros como o Cuore e o Terios? Contudo, pode ser que a dona ponha seu emblema no Rocky.

Peugeot 1008

Plataforma CMP
Foto | PSA/Divulgação – Novo SUV Peugeot terá linhas cupê e chegará em 2025 para aposentar o 2008

Lembra da plataforma do novo C3? Pois é, ela também vai servir ao novo Peugeot que será feito no interior fluminense, que, claro, será um SUV. Chamado de Projeto P44, o modelo será tocado pela filial brasileira e desenvolvido para mercados emergentes. Terá entre 4,15 m e 4,30 m de comprimento e adotará o estilo SUV-cupê, com alguns elementos aproveitados do carro-conceito HR1.

O novo SUV da marca francesa é aguardado para 2025 e aqui deve aposentar o 2008. O termo 1008 vem sendo usado pela imprensa europeia para definir o carro, que também vai ser comercializado no continente. Mas lá será vendido apenas em uma versão elétrica, chamada e-1008, com produção na Eslováquia.

Vale lembrar que o 1007 (para explicar a série 1000 da Peugeot) era uma multivan (tipo um mini Berlingo) feito sobre uma plataforma fruto de uma parceria entre PSA e Toyota. Aquele mesmo acordo que resultou nos modelos Aygo, 107 e C1 na década de 2000.

Toyota Yaris Cross

A Toyota demora para ter representante na categoria de SUVs compactos, mas vai ter logo dois. Em 2024 a marca japonesa lançará o Yaris Cross, a versão crossover do hatch, já com a reestilização de meia-vida da linha adotada em mercados asiáticos – bom lembrar que nosso Yaris é baseado no modelo tailandês, e não no europeu. SUV foi adiantado pelo Autos Segredos em junho de 2020.

Com 4,19 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o SUV será posicionado acima do Daihatsu Rocky. Também será produzido em Sorocaba (SP), mas se valerá da plataforma TNGA-B e do mesmo conjunto híbrido de Toyota Corolla e Corolla Cross.

Hyundai Venue

A marca sul-coreana planeja fazer a versão brasileira do Venue em Piracicaba (SP) para ficar posicionado entre o Hyundai HB20 e o Creta. O SUV pequeno em questão é um projeto indiano, que é vendido em outros mercados – inclusive nos Estados Unidos. O modelo original mede 3,99 metros no comprimento e tem apenas 2,50 m de entre-eixos.

No mercado brasileiro, usará apenas o motor 1.0 turbo de até 130 cv que equipa versões mais caras da linha HB20, e intermediárias do Creta. A chegada do Venue é prevista para 2024/25 e tirará de cena o aventureiro HB20X e o Creta Action, que manteve o desenho antigo.

SUV do Honda City

A Honda acaba de mostrar um teaser de um novo crossover compacto que será feito no Brasil para substituir, de uma vez, o WR-V e o “futuro velho” HR-V. O modelo usará a plataforma da terceira geração do sedã City, que tem estreia em nosso mercado programada para dezembro deste ano.

O crossover terá aproximadamente 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Vai ser o SUV de entrada da marca japonesa por aqui, uma vez que o WR-V vai morrer e a nova geração do HR-V cresceu e será lançada no Brasil para brigar com os SUVs médios (Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos…).

O motor será o mesmo dos City hatch (este chega em março de 2022) e sedã. Trata-se do 1.5 16V aspirado com injeção direta e 126/124 cv, aliado ao câmbio automático CVT. O lançamento deve ocorrer entre 2023 e 2024.

Chevrolet Groove

Este SUV compacto chinês pode ser a opção de SUV da Chevrolet abaixo do Tracker. Fruto de uma parceria entre a General Motors e a Baojun, o Groove usa a arquitetura do Sail e tem 4,22 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos. Lá na China usa motor 1.5 de 105 cv, mas aqui será equipado com o 1.0 turbo três-cilindros de 116 cv do Onix. Coisa para 2024.

Nissan Magnite

A marca japonesa já faz movimentos para produzir um novo SUV em Resende (RJ). Depois de encerrar a produção do March em 2020 e do V-Drive (antigo Versa) recentemente, a Nissan abriu espaço para começar a desenvolver a sua versão do Magnite.

O pequeno utilitário esportivo foi apresentado no fim do ano passado na Índia. Por lá, tem 3,99 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,75 m de largura e 2,50 m de entre-eixos. A plataforma é a CMF-A+, a mesma do Renault Kwid, mas há chances de que o SUV, por aqui, aproveite a base do Sandero/Logan (CMF-B) e seja maior.

Fiat Fastback

A Fiat terá seu aguardado SUV-cupê para chamar de seu. Inspirado no carro-conceito Fastback – mostrado no Salão de São Paulo 2018 -, o modelo é chamado de Projeto 376 e ficará acima do novato Pulse, com quem compartilha a plataforma.

O crossover acupezado terá dimensões próximas às do sedã (4,36 metros de comprimento). Para se diferenciar do Pulse, será mais equipado e usará o motor 1.3 turbo de 185/180 cv que estreou na Toro e no Jeep Compass. Tudo para tentar fazer graça entre modelos como VW Taos e Toyota Corolla Cross. Será lançado entre abril e junho de 2022.

VW 246

A Volkswagen também prepara seu SUV para brigar na base do mercado. Na base, mesmo. O Projeto VW 246 terá a dura missão de substituir o… Gol!. A produção em Taubaté (SP) começa em 2024 com o jipinho feito sobre a arquitetura modular MQB (de Polo, Virtus, Jetta, T-Cross, Nivus etc). O motor será o 1.0 TSI de 128/116 cv com câmbio manual e opção de caixa automática de seis marchas.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -