Nova geração do March está praticamente descartada, assim atual geração produzida em Resende (RJ) poderá ser substituída pelo indiano Magnite

Nada ainda está decidido, mas a chegada da nova geração do March está cada vez mais distante. E quem afirma isso é o presidente da Nissan, Marco Silva, em coletiva, em que participou o Autos Segredos. E a vaga do compacto japonês, poderá ser ocupada pelo Magnite, um pequeno SUV desenvolvido sobre a base do Kwid para o mercado indiano, que foi revelado na semana passada.

O executivo explica que as novas exigências de segurança e emissões elevaram os custos de produção dos hatches compactos. E consequentemente, os valores serão repassados ao consumidor. Em outras palavras, eles encareceram tanto que deixarão de ser atrativos. “Há grandes marcas que conseguem um volume de 200 mil unidades e com margem menor, mas essa não é nossa realidade e nem interesse”, aponta o executivo.

Assim, no lugar do novo March, o Magnite poderia figurar na lista de interesses, pois Silva também explica que há um plano de cooperação entre as marcas da Aliança, que inclui, além da Nissan, Renault e Mitsubishi. “Nosso plano é ir além do compartilhamento de componentes, mas desenvolver projetos conjuntos”, pontua.

Quando questionado se Magnite poderia ser esse carro, pois compartilha base do Kwid, na Índia, ele respondeu: “É um carro interessante, mas depende do tamanho do investimento. Afinal é um carro feito para o mercado da Índia. É uma opção, mas podemos dizer que pode ser o produto, mas não necessariamente o mesmo carro”.

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Ou seja, o Magneti teria que passar por um processo de desenvolvimento e ajustes para se adequar às exigências legais para ser fabricado por aqui. Além disso, também demandaria um banho de loja, pois se enquadraria numa prateleira acima do Kwid, que opera na base do mercado de automóveis. 

Na Índia, ele atende a legislação tributária que alivia as aliquotas para carros com menos de 4 metros de comprimento, como o Kwid. Aqui, seria preciso esticá-lo para posicioná-lo entre o atual March (que ao que tudo indica ainda terá vida longa por aqui) e o Kicks.

Lá, ele utiliza motor 1.0 de 72 cv e 9,7 mkgf. Por aqui, pode receber a unidade três cilindros de 77 cv e 10 mkgf de torque, ou a versão do Sandero que eleva para 82 cv e 10,5 mkgf de torque. Mas são apenas especulações, pois o executivo não deu mais detalhes.

O que é certo é que a fabricação do novo Nissan March é bastante incerta no atual cenário. E que as fichas estão todas voltadas para o Versa, que chega no último trimestre. 

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