Com produção local em Sorocaba (SP), o SUV da Daihatsu será produzido a partir de uma versão simplificada da TNGA usada por Corolla e Corolla Cross; a plataforma é chamada de DNGA

A Toyota Motor Company trabalha nos bastidores para o retorno da Daihatsu ao Brasil. O modelo de estreia será o SUV Rocky (Raize), que será produzido em Sorocaba (SP). Chamado de Projeto DB03B, o utilitário esportivo está em fase de cotações para fazer sua estreia entre 2024 e 2025.

O Daihatsu Rocky é construído a partir de uma versão simplificada da arquitetura Toyota New Global Architecture (TNGA). Chamada de Daihatsu New Global Architecture, ou DNGA, ela tem processo produtivo mais simples e aços não tão sofisticados.

Daihatsu Rocky

O Daihatsu Rocky atuará no segmento de entrada e deverá colocar fim à linha Yaris no Brasil. O modelo tem tamanho de hatch compacto e linhas de utilitário esportivo — o que podemos chamar de mini-SUV.

O Rocky é altinho, e sua linha de cintura acompanha a dianteira. Molduras nos para-lamas e nas caixas de ar ajudam na fantasia de SUV. Para melhorar a visibilidade traseira, o mini SUV tem um vidro espia na coluna “C”.

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A dianteira é bem alta e o capô fica bem paralelo ao chão. Os faróis são estreitos e alojados próximos ao capô. Já o para-choque tem uma enorme grade filetada. Nas extremidades ficam as luzes DRL e os faróis auxiliares em local destacado. Por fim, a parte debaixo do para-choque tem o mesmo aplique plástico em preto das laterais, o que contribui para que o Rocky pareça mais alto do que realmente é.

Na traseira, a tampa é mais verticalizada como num SUV. Já as lanternas são horizontais, se estendem pela tampa do bagageiro e são unidas por um aplique em Black Piano. O para-choque traseiro é bem vincado, como o dianteiro — e repete suas linhas com os vincos e um aplique em preto nas extremidades. Já a placa de identificação fica no para-choque.

O Daihatsu Rocky tem 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O SUV pesa apenas 980 quilos.

No interior, o painel tem desenho moderno e tem duas seções, como se fosse flutuante. Na parte de cima estão as saídas de ar, sendo duas laterais e duas centrais posicionadas abaixo da central multimídia. Esta, por sua vez, será do tipo flutuante, posicionada de modo a favorecer sua visualização pelo condutor.

Já o quadro de instrumentos é 100% digital. As forrações de porta são em plástico rígido e têm puxadores com acabamento prateado.

Motor

No mercado asiático, o Rocky tem motor 1.0 12V de três cilindros turbo com 98 cv de potência e torque de 14,3 kgfm que trabalha em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT.

Por aqui, o SUV da Daihatsu deverá ter duas motorizações que já são usadas em modelos da Toyota: 1.5 nas versões de entrada e 1.8 Hybrid na versão topo de linha. A transmissão é sempre automática do tipo CVT.

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