InícioMatérias especiaisOs 10 carros mais caros do Brasil

Os 10 carros mais caros do Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Confira as versões mais completas (e mais salgadas para o seu bolso) dos modelos produzidos no país

Por Fernando Miragaya


Carro no Brasil já é caro por natureza. Só que tem ficado cada vez mais caro. Hoje, qualquer compacto pode passar fácil dos R$ 100 mil. Mas você sabe quais são os automóveis produzidos no Brasil com as maiores cifras na etiqueta?

Fizemos um levantamento apenas com os modelos fabricados no país, ou seja, ficaram de fora os importados, inclusive do Mercosul e do México. Os utilitários esportivos dominam a lista e tem SUV de marca de luxo que custa mais de meio milhão de reais. Porém, duas picapes médias também figuram na lista dos carros mais caros do Brasil.

Atenção: só consideramos as versões mais salgadas de cada modelo produzido nas cercanias brasileiras. Os preços foram apurados na terceira semana de setembro de 2021 e não consideramos modelos comerciais, como vans, furgões e chassi-cabine, tampouco séries especiais. Confira a lista.

Carros mais caros do Brasil

1 – BMW X4 M40i – R$ 563.950

BMW X4 é um dos carros mais caros do Brasil
Foto | BMW/Divulgação

O carro mais caro do Brasil, pelo menos, é de uma marca de luxo. Trata-se do SUV acupezado da marca alemã produzido em Araquari (SC). Esta versão mais completa M40i chega a quase R$ 564 mil e naturalmente é a topo de linha. Usa motor 3.0 de seis cilindros, 360 cv e 51 kgfm, com tração integral e câmbio automático de oito marchas.

Obviamente, tem tudo que se espera de um BMW e de um dos carros mais caros do Brasil. É equipado com itens de auxílio ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de farol alto, monitoramento ativo de permanência em faixa, câmera 360º, estacionamento automático, entre outros.

Controle eletrônico dos amortecedores, ar-condicionado automático com três zonas independentes, banco do motorista com regulagens elétricas, controle de largada, tampa do porta-malas motorizada, retrovisores rebatíveis eletricamente, head-up display e acesso às configurações do veículo por meio de aplicativo no celular completam o pacote.

2 – Land Rover Discovery Sport R-Dynamic – R$ 387.950

Land Rover Discovery, um dos carros mais caros do Brasil
Foto | Land Rover/Divulgação

Outro SUV de marca premium no topo da lista dos carros mais caros do Brasil. Toda a linha Discovery Sport é produzida em Itatiaia (RJ) e cabe à versão com visual esportivo e sete lugares ser a com o preço mais elevado: quase R$ 388 mil. 

Além dos detalhes visuais diferenciados, como acabamentos escurecidos e rodas de liga-leve exclusivas, o SUV oferece bom espaço interno e é bem fornido. Tem mais ou menos a mesma lista de equipamentos do X4 topo de linha citado, inclusive com os itens de condução semi-autônoma. 

O conjunto mecânico reúne o motor 2.0 turbo com injeção direta da família Ingenium e a transmissão automática de nove marchas da ZF. São 199 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. Como todo Land Rover, usa tração 4×4 com o sistema Terrain Response e modos de condução para grama/cascalho/neve, lama/buracos e areia.

3 – Chevrolet Trailblazer – R$ 333.350

Trailblazer 2021 figura na terceira posição entre os carros mais caros do Brasil
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acredite, o SUV médio-grande da General Motors produzido em São José dos Campos (SP) custa mais de R$ 330 mil. Feito sobre longarinas e derivado da picape S10, tem a seu favor a robustez, o que acaba garantindo sua existência por meio de vendas diretas para empresas e frotas de corporações públicas, como forças policiais.

Vendido em versão única, usa o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. Oferece espaço de sobra para sete passageiros e se vale de equipamentos como frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa e sensor de ponto cego.

4 – BMW X1 xDrive25i Sport – R$ 315.950

X1 é mais um BMW entre os carros mais caros do Brasil
Foto | BMW/Divulgação

Mais um BMW entre os carros mais caros do país. O X1 também é feito em Santa Catarina e a xDrive25i Sport é a opção mais “salgada” e completa entre os modelos nacionais da linha. Essa tem tração integral, câmbio automático de oito marchas e motor turbo ActiveFlex de quatro cilindros, 231 cv e 35,7 kgfm.

Recebe teto panorâmico, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, seis airbags, controle de descida, câmera de ré, head-up display, ar automático bizona, mas carece dos itens de condução semi autônoma. 

5 – BMW 320i M Sport – R$ 299.950

BMW 320i M Sport é único sedã entre os carros mais caros do Brasil
Foto | BMW/Divulgação

O único sedã do ranking de carros mais caros do Brasil também é BMW e mais um produzido no Sul do país. Porém, o 320i M Sport é, na verdade, a configuração intermediária da linha do Série 3 no Brasil. Só que a variante híbrida e o M3, que são mais caros obviamente, são importados.

Mesmo assim, não há do que reclamar. Esta variante ganha o pacote visual da M, a divisão de preparação da marca alemã, e oferece o acerto dinâmico, o desempenho e o conforto que se espera de um Série 3. O motor turboflex de quatro cilindros gera 184 cv e o câmbio de oito marchas transmite os 30,6 kgfm de torque para as rodas traseiras.

6 –  Jeep Commander Overland TD – R$ 279.990

Foto | Jeep/Divulgação

Aqui, fomos por ordem alfabética, já que a versão topo de linha do  SUV de sete lugares tem exatamente o mesmo preço da derivação mais completa da Mitsubishi L200. Apresentado recentemente e com as primeiras entregas previstas para outubro, o modelo da Jeep é produzido na fábrica da Stellantis de Goiana (PE).

Apesar de estar entre os carros mais caros do Brasil, o Commander estreou com custo/benefício interessante. Por quase R$ 280 mil, é um jipão com o motor turbodiesel de 170 cv, caixa automática de nove marchas e tração 4×4. 

Além disso, leva sete airbags, sistemas de direção autônoma, quadro de instrumentos eletrônico, central multimídia com tela de 10,1” e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, rodas de liga leve de 19”, som Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos e abertura do porta-malas por aproximação.

6 – Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S – R$ 279.990

Foto | Mitsubishi/Divulgação

A primeira picape entre os carros mais caros do Brasil é feita em Catalão (GO) pelo Grupo HPE Motors, que tem licença para vender e produzir veículos da marca japonesa por aqui. Recentemente renovada, a L200 Triton Sport em sua versão topo de linha empata com o Commander igualmente mais completo.

LEIA TAMBÉM:

8 – Chevrolet S10 Highcountry – R$ 264.850

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A opção mais picapeira da S10 está entre os carros mais caros do Brasil. Por quase R$ 265 mil, a Highcountry oferece um visual bastante agroboy ao modelo. Há detalhes escurecidos, molduras e frisos na carroceria que conferem um misto de esportividade e robustez.

O conjunto mecânico é o mesmo do Trailblazer: o 2.0 turbodiesel com 200 cv, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. Carrega basicamente o mesmo pacote de itens de série do SUV com quem compartilha a mesma base e fábrica, em São José dos Campos (SP).

9 – Jeep Compass Trailhawk/Limited – R$ 226.990

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O SUV médio da marca estadunidense acaba de ser renovado e ganhar motor turboflex. Mas é sua variante topo de linha com turbodiesel que figura entre os carros mais caros do Brasil. Quer dizer, suas variantes. É que tanto a Trailhawk, com apelo estético mais jipeiro, quanto a Limited custam o mesmo.

O Compass também é fabricado em Pernambuco na mesma unidade de Commander, Renegade e da Fiat Toro. Esta opção é a mais recheada, com direito a itens de condução semi autônoma. O motor é o conhecido 2.0 de 170 cv do Commander, com tração integral e transmissão de nove marchas.

10 – Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S – R$ 207.990

Foto | Mitsubishi/Divulgação

O SUV de desenho controverso começou a ser produzido em Catalão (GO) no fim de 2019 e, mesmo assim, figura entre os carros mais caros do Brasil. Esta configuração topo de linha se vale do mesmo motor 1.5 turbo a gasolina de 165 cv e 25,5 kgfm do restante da gama, mas recebe tração integral e bloqueio eletrônico do diferencial central.

O Eclipse Cross nesta opção oferece os equipamentos de assistência ao motorista. Estão lá piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego, frenagem de emergência e assistente de farol alto, entre outros. Ar automático bizona, seis airbags, teto panorâmico e retrovisores rebatíveis eletricamente também estão presentes nesta versão.

Bônus: BMW X3

Foto | BMW/Divulgação

Como o X3 usa a mesma arquitetura do X4, nós o deixamos de fora da lista de carros mais caros do Brasil, mas precisamos citá-lo. O X3 na versão M40i sai por 542.950. Ou seja, seria o segundo veículo produzido no país com as cifras mais estratosféricas. O motor é o mesmo da topo de linha do irmão de plataforma: 3.0 de seis cilindros e 388 cv.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -