Na série de modelos mais eficientes, destacamos os utilitários esportivos compactos com maiores autonomia

Por Fernando Miragaya

Chegou a vez dos queridinhos do mercado. Depois dos sedãs mais eficientes para Uber e dos hatches até R$ 70 mil com melhor autonomia, chegou a ver de mostrarmos os SUVs que rodam mais. Ou seja, os utilitários que, pelo consumo e tamanho do tanque, vão fazer você menos frequentar o posto de combustível – e se apavorar com os preços.

E vamos explicar o critério de classificação mais uma vez. O principal aqui é a autonomia de cada modelo com base nas médias urbanas de consumo com gasolina aferidas pelo Inmetro. De acordo com a capacidade do reservatório de combustível informada pelo fabricante, com essa média chegamos aos SUVs que rodam mais com um tanque cheio do combustível fóssil na cidade.

A classificação leva em consideração a versão com maior autonomia dentro de cada linha de utilitários. Também de acordo com os dados informados pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Consideramos apenas SUVs compactos, seja de acordo com dimensões, capacidades (ângulos de ataque, vão livre do solo) ou posicionamento de preço.

Como vários SUVs registraram uma mesma autonomia, o critério foi o alcance das demais versões do mesmo modelo. O veículo com variantes com eficiência mais perto ficaram na frente.

SUVs eficientes: 1 – VW T-Cross

  • Consumo gasolina urbano: 12,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 52 litros
  • Autonomia: 634,4 km
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas

O utilitário esportivo da Volkswagen consegue aliar a boa eficiência dos motores TSI com um reservatório de combustível considerável. Com médias de consumo de 12,2 km/l, a versão de entrada do modelo consegue autonomia de mais de 634 km e lidera os SUVs que rodam mais.

As versões automáticas se mostram eficientes também. Curiosamente, o alcance urbano com gasolina é igual para as opções com a caixa de seis velocidades, tanto com o mesmo 1.0 que falamos, como com o 1.4 TSI de 150 cv.

  • 1.0 TSI AT6 – 11,0 km/l – 572 km
  • 1.0 TSI AT6 Comfortline – 10,8 km/l – 561,6 km
  • 1.4 TSI AT6 –  11,0 km/l – 572 km

2 – Jeep Renegade flex

  • Consumo gasolina urbano: 10,0 km/l
  • Capacidade do tanque: 60 litros
  • Autonomia: 600 km
  • Motor: 1.8 16V turbo de 139/135 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Repare no que o Renegade se garante no segundo lugar dos SUVs que rodam mais: na capacidade do tanque. São 60 litros, com isso, mesmo com o cansado, beberrão e áspero 1.8 16V E.torQ, o jipinho percorre 600 km com um reservatório cheio.

Essa autonomia só não vale para a versão topo de linha flex Limited. Reiteramos que, pelos critérios do ranking, as variantes a diesel do SUV da Jeep não foram consideradas.

  • 16V AT6 Limited – 9,4 km/l – 564 km

SUVs eficientes: 3 – Peugeot 2008

  • Consumo gasolina urbano: 10,6 km/l
  • Capacidade do tanque: 55 litros
  • Autonomia: 583 km
  • Motor: 1.8 16V turbo de 173/165 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Mais um carro que não é tão econômico como muitos nesta lista, mas que se vale de um tanque de combustível um pouco mais generoso. A opção mais divertida – e eficiente – do crossover da marca francesa é a que fecha o pódio dos SUVs que rodam mais.

Com o turbo THP de 173/165 cv, o 2008 alcança 583 km. As versões com o 1.6 aspirado de 118/115 cv consomem pouca coisa a mais pelo Inmetro, e também garante bom alcance.

  • 1.6 16V AT6 – 10,5 km/l – 577,5 km

4 – Citroën C4 Cactus

  • Consumo gasolina urbano: 10,4 km/l
  • Capacidade do tanque: 55 litros
  • Autonomia: 572 km
  • Motor: 1.6 16V turbo de 173/165 cv ou 1.6 16V aspirado de 118/115 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

No Cactus, as opções turbo e aspirada fazem exatamente a mesma média de consumo na cidade com gasolina, segundo o Inmetro. Com isso, as duas versões de conjunto mecânico oferecem a mesmíssima autonomia de 572 km. E justamente foi isso que beneficiou o modelo no critério de desempate deste ranking.

O SUV da marca francesa (ou hatch bombado, como preferir) tem um dos maiores ângulos de ataque e vão livre do solo do segmento, e atualmente é o único Citroën produzido em Porto Real (RJ) – apesar de a montadora jurar que ainda produz C3 e Aircross por lá…

SUVs eficientes: 5 – Hyundai Creta

  • Consumo gasolina urbano: 10,4 km/l
  • Capacidade do tanque: 55 litros
  • Autonomia: 572 km
  • Motor: 1.6 16V de 130/123 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas

O Creta em sua versão de entrada com caixa manual registra exatamente a mesma média de consumo e dispõe do mesmo volume no tanque em relação ao C4 Cactus. No entanto, o SUV da marca sul-coreana perde no desempate porque as demais configurações da linha têm alcance menor que a outra opção da linha do Citroën.

Mas ainda se garante à frente do Tracker. Isso porque os modelos 1.6 automático e 2.0 conseguem alcances superiores aos 550 km. Só mesmo a variante Attitude 1.6 figura como menos eficiente.

  • 1.6 16V AT6 – 10,1 km/l – 555,5 km
  • 1.6 16V AT6 Attitude – 9,8 km/l – 539 km
  • 2.0 16V AT6 – 10,0 km/l – 550 km

6 – Chevrolet Tracker

  • Consumo gasolina urbano: 13,0 km/l
  • Capacidade do tanque: 44 litros
  • Autonomia: 572 km
  • Motor: 1.0 12V turbo de 116 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas

Mais uma lição para a General Motors. O Tracker é o utilitário esportivo compacto mais econômico do país, com média urbana de 13,0 km/l com gasolina. Mas fica só em sexto entre os SUVs que rodam mais devido ao bizarro tanque de apenas 44 litros – mesmo volume do do Onix.

Desta forma, fica com autonomia de 572 km. E perde nos critérios de desempate para C4 Cactus e Creta porque as demais versões da linha ficam com autonomia abaixo dos 530 km.

  • 1.0 turbo AT6 – 11,9 km/l – 523,6 km
  • 1.2 turbo AT6 – 11,2 km/l – 492,8 km

SUVs eficientes: 7 – Honda HR-V

  • Consumo gasolina urbano: 11,4 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 570 km
  • Motor: 1.5 16V turbo de 173 cv
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas

O SUV da marca japonesa vai bem na sua variante mais cara, com turbo e movida apenas a gasolina. O reservatório de combustível com capacidade para 50 litros também dá uma mão importante ao HR-V.

Mesmo assim, as variantes com o 1.8 aspirado flex de 139/140 cv, e também com transmissão CVT, têm eficiência interessante.

  • 1.8 16V CVT – 11,0 km/l – 550 km

SUVs eficientes: 8 – Renault Duster

  • Consumo gasolina urbano: 11,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 560 km
  • Motor: 1.6 16V de 120/118 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O robusto utilitário da Renault, apesar de pesadão, consegue estar entre os SUVs que rodam mais. Com o motor 1.6 e tanque de 50 litros, promete alcance de 560 km. Mas isso com o câmbio manual de cinco marchas presente na versão de entrada Zen.

Com transmissão automática do tipo CVT com seis marchas virtuais, o Duster bebe um pouco mais. Porém, nada que comprometa de forma significativa a sua autonomia em relação à variante manual. Será que a futura opção turbo irá mais longe?

  • 1.6 16V CVT – 10,7 km/l – 535 km

9 – Caoa Chery Tiggo 5x

  • Consumo gasolina urbano: 9,8 km/l
  • Capacidade do tanque: 57 litros
  • Autonomia: 558,6 km
  • Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem e seis marchas

O SUV da marca sino-brasileira está longe de ser econômico. Pelo contrário, em versão única, mesmo com motor turbo e caixa de dupla embreagem, registra médias urbanas de consumo abaixo de 10 km/l com gasolina.

O que salva o modelo para figurar entre os SUVs que rodam mais é justamente o tanque de combustível. Com 57 litros de volume, consegue ter autonomia de quase 560 km.

10 – Volkswagen Nivus

  • Consumo gasolina urbano: 10,7 km/l
  • Capacidade do tanque: 52 litros
  • Autonomia: 556,4 km
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

O novato entre os SUVs que rodam mais perde por pouco do modelo da Caoa Chery. Curiosamente, é bem mais econômico na cidade que o Tiggo 5x, só que os 5 litros a menos no tanque de combustível fazem sua autonomia ser um pouco menor.

Lançado em 2020, o Nivus só usa o conjunto com motor TSI de 128/116 cv sempre com o câmbio automático de seis marchas nas duas versões disponíveis.

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