Em tempos de gasolina cara, selecionamos 10 sedãs econômicos com maiores autonomias

Por Fernando Miragaya

Ficar amigo do frentista em tempos de gasolina cara ninguém quer. A cada parada no posto de combustível o coração chega a palpitar na mesma velocidade em que os dígitos viram freneticamente na bomba. Para quem trabalha como motorista de aplicativo, então, a angústia é até pior.

Para evitar essa arritmia cardio-financeira separamos os sedãs compactos até R$ 100 mil e mostramos os carros mais eficientes para Uber.

Levamos em consideração a autonomia destes modelos com base nas médias de consumo com gasolina na cidade aferidas pelo Inmetro.

Ou seja, pegamos a média urbana com o combustível fóssil e, com base na capacidade do tanque informado pelo fabricante, chegamos aos carros mais eficientes para Uber  – e os que vão mais demorar para fazer o motorista sofrer no posto.

Atenção: só classificamos as versões mais econômicas de cada sedã, também de acordo com os dados informados pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). No texto, também mostramos a autonomia de outras configurações de cada linha.

Veja os carros mais eficientes para Uber:

1 – Volkswagen Voyage

  • Consumo gasolina urbano: 13,4 km/l
  • Capacidade do tanque: 55 litros
  • Autonomia: 737 km
  • Motor: 1.0 12V de 84/75 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

A versão de entrada do veterano sedã, com rodas aro 14”, além de ser um veículo econômico, é o líder disparado entre os carros mais eficientes para Uber. O 1.0 três cilindros bebe pouco na cidade e ainda usufrui de um generoso tanque de 55 litros – um dos maiores no segmento de compactos.

Com isso, o modelo da marca alemã é o único desta lista a ultrapassar – com certa folga – os 700 km de autonomia. O bacana é que as demais versões do Voyage, mesmo a automática, também se mostram carros econômicos e com ótimo alcance com gasolina.

  • 1.0 12V (com rodas aro 15”) – 13,1 km/l – 720,5 km
  • 1.6 8V MT5 – 11,6 km/l – 638 km
  • 1.6 16V AT6 – 11,1 km/l – 610,5 km

2 – Chevrolet Joy Plus

  • Consumo gasolina urbano: 12,8 km/l
  • Capacidade do tanque: 54 litros
  • Autonomia: 691,2 km
    Motor: 1.0 8V de 80/79 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O velho Prisma continua no mercado, usa o velho motor quatro cilindros Família I da GM, mas mesmo assim continua como um automóvel econômico e com boa autonomia. O sedã chega perto dos 700 km com gasolina, de acordo com as médias aferidas pelo Inmetro.

O Joy Plus conseguiu um alcance melhor que o seu sucessor mais moderno. Pois é, o Onix Plus usa o três cilindros (inclusive com opção turbo), e é até mais econômico que o antigo Prisma, porém, a capacidade do tanque é 10 litros menor. Com isso, o veterano, oferecido em versão única, vai mais longe…

3 – Renault Logan

  • Consumo gasolina urbano: 13,6 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 680 km
  • Motor: 1.0 12V de 82/79 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

A linha de motores SCe alçou a família Logan ao rol de carros mais eficientes para Uber. Os modelos de entrada, com motor tricilíndrico, além do rodar mais suave, garantem autonomia de 680 km.

O sedã da marca francesa ainda se vale de bom espaço interno e porta-malas com mais de 500 litros para agradar aos motoristas de aplicativo. Contudo, o modelo tem bem mais poder de alcance com o tanque cheio que a versão com o 1.6 quatro cilindros. São 85 km a mais.

  • 1.6 MT5 – 11,9 km/l – 595 km

4 – Hyundai HB20S 1.0 12V MT5

  • Consumo gasolina urbano: 12,8 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 640 km
  • Motor: 1.0 12V de 80/75 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Outro “três canecos” que garante uma autonomia legal, além de deixar o automóvel mais econômico. No caso do HB20S, o motor 1.0 eficiente aliado a um tanque com 50 litros levam o modelo da Hyundai à quarta posição entre os carros mais eficientes para Uber.

A linha tem outras variantes de conjunto mecânico que, na maioria, garantem alcances superiores aos 600 km. Mas foi essa configuração básica que superou as opções com propulsores turbinados e até mesmo as com sistema start/stop do motor.

  • 1.0 12V turbo AT (com start/stop) – 12,7 km/l – 635 km
  • 1.6 16V – 12,6 km/l – 630 km
  • 1.6 16V AT6 – 11,5 km/l – 575 km

5 – Fiat Cronos

  • Consumo gasolina urbano: 13,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 48 litros
  • Autonomia: 633,6 km
  • Motor: 1.3 16V de 109/101 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O primeiro modelo sem motor “mil” a figurar entre os carros mais eficientes para Uber é o Cronos e seu 1.3 Firefly. E não fosse os dois litros a menos de capacidade no tanque de combustível, ele até superaria o HB20S na autonomia total.

Mas é importante frisar que esta versão melhor classificada nesta lista dispõe de start/stop do motor. Sem o dispositivo – que liga e desliga o propulsor automaticamente em paradas de semáforo, por exemplo – o sedã da Fiat tem autonomia de 600 km. Depois disso, há um abismo de consumo para as versões com o 1.8 E.torQ.

  • 1.3 – 12,5 km/l – 600 km
  • 1.8 AT6 – 9,8 km/l – 470,4 km
  • 1.8 AT6 (com start/stop) – 10,3 km/l – 494,4 km

6 – Chevrolet Onix Plus 1.0

  • Consumo gasolina urbano: 14,3 km/l
  • Capacidade do tanque: 44 litros
  • Autonomia: 629,2 km
  • Motor: 1.0 12V de 82/78 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas

Com motor aspirado, o Onix Plus está entre os sedãs mais econômicos do país. Porém, o detalhe do tanque de combustível é que o faz ficar como o sexto colocado entre os carros mais eficientes para Uber. Isso porque o reservatório leva apenas 44 litros, um dos menores do segmento, o que compromete sua autonomia.

Mesmo com o turbo, o sedã da General Motors faz bonito. Só mesmo as derivações automáticas do modelo é que ficam com autonomia bem distante dentro da gama.

  • 1.0 turbo – 13,7 km/l – 602,8 km
  • 1.0 turbo AT6 – 12,0 km/l – 528 km

7  – Volkswagen Virtus

  • Consumo gasolina urbano: 11,9 km/l
  • Capacidade do tanque: 52 litros
  • Autonomia: 618,8 km
  • Motor: 1.6 16V de 117/110 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Mais um exemplo de carro que nem é tão econômico, mas cujo tanque de combustível garante menos idas ao posto. E falamos de um conjunto com o bom motor 1.6 16V MSI da Volks, isso com o câmbio manual.

Até porque, com a caixa automática, o sedã compacto da marca alemã perde em eficiência quando equipado com o 1.6. As versões turbo, sempre automáticas, honram melhor a linha.

  • 1.6 16V AT6 – 10,8 km/l – 561,6 km
  • 1.0 TSI AT6 – 11,2 km/l – 582,4 km

8 – Toyota Yaris Sedan

  • Consumo gasolina urbano: 13,0 km/l
  • Capacidade do tanque: 45 litros
  • Autonomia: 585 km
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
  • Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas

O Yaris é um daqueles casos em que a versão automática bebe menos que a variante com câmbio manual. O sedã da Toyota, com a caixa CVT, poderia até estar melhor posicionado entre os carros mais eficientes, caso tivesse um tanque de combustível um pouco mais generoso que o de 45 litros.

A diferença de autonomia para a versão com transmissão manual de seis marchas é de 45 km, o que pode significar para muita gente uma corrida a mais sem precisar parar para abastecer.

  • 1.5 – 12,0 km/l – 540 km

9 – Honda City

  • Consumo gasolina urbano: 12,4 km/l
  • Capacidade do tanque: 46 litros
  • Autonomia: 570,4 km
  • Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
  • Câmbio: automático CVT

Com o grande rival do Yaris, o mesmo não acontece. O City tem em sua versão inicial com câmbio manual a opção de carro mais econômico da gama, que consegue autonomia pouco superior aos 570 km. E esta variante é a que menos vende na linha do sedã da Honda…

A boa notícia é que a diferença para o modelo com câmbio do tipo CVT é bastante discreta, tanto no consumo, como no alcance com um tanque completo: menos de 5 km.

  • 1.5 CVT – 12,3 km/l – 565,8 km

10 – Fiat Grand Siena

  • Consumo gasolina urbano: 11,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 48 litros
  • Autonomia: 537,6 km
  • Motor: 1.0 8V de 75/73 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O veterano sedã da marca italiana fecha o top 10 de carros mais eficientes para Uber com seu veterano motor Fire. O Grand Siena se garante neste ranking com um tanque de 48 litros e um consumo comedido, segundo as aferições do Inmetro.

Mas aqui a diferença é pequena para outro… propulsor. Com o (também) manjado 1.4 de 88/85 cv, se tem um pouco mais de potência por apenas 5 km a menos de autonomia.

  • 1.4 – 11,1 km/l – 532,8 km

Veja outros carros eficientes para Uber que ficaram na repescagem:

ModeloConsumo gasolina (ciclo urbano – em km/l)Capacidade do tanque (em l)Autonomia (em km)
Nissan V-Drive 1.0 12V12,941528,9
Nissan V-Drive 1.6 16 V CVT12,641516,6
Nissan Versa 1.6 16V11,841483,8
Nissan Versa 1.6 16V CVT11,741479,7
Caoa Chery Arrizo 5 CVT1148528

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