Agora é a vez de você descobrir quais são os compactos de entrada do mercado que garantem mais autonomia com o tanque cheio

Por Fernando Miragaya

Recentemente você viu aqui no Autos Segredos os sedãs para Uber que demoram mais a ir ao posto de combustível. Nesta série, agora falaremos dos carros mais econômicos e com maior alcance na base do mercado. Eles são os hatches mais eficientes que você conseguirá até os R$ 70 mil.

Novamente, o critério para o ranking foi a autonomia destes modelos com base nas médias de consumo com gasolina na cidade aferidas pelo Inmetro. Desta forma, pegamos o ciclo urbano com o combustível fóssil e, de acordo com a capacidade do tanque informada pelo fabricante, chegamos aos hatches mais eficientes conforme o alcance de cada um.

Mais uma vez lembramos que elaboramos a classificação na ordem das versões mais econômicas de cada carro, também de acordo com os dados informados pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Com o limite de preços, muitos modelos ficaram de fora, como o Honda Fit e o Kia Rio – que hoje só está disponível na configuração mais cara, acima dos R$ 80 mil. Também não consideramos os recém-falecidos Toyota Etios e Ford Ka, apesar de existirem alguns modelos ainda em estoque.

Hatch econômico: Volkswagen Gol

  • Consumo gasolina urbano: 12,3 km/l
  • Capacidade do tanque: 55 litros
  • Autonomia: 731,5 km
  • Motor: 1.0 12V de 84/75 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O antigo líder do mercado se garante entre os hatches mais eficientes graças ao tanque de combustível com capacidade para 55 litros, como também ao conjunto mecânico de sua versão mais barata. O tricilíndrico é eficiente e confere autonomia de mais de 730 km ao compacto da marca alemã.

Vale lembrar que esse alcance se dá com a versão de entrada de fato, com rodas de 14″. Mas mesmo na opção com os aros de 15″, o Gol 1.0 supera a marca de 700 km e está na liderança dos hatches mais eficientes até R$ 70 mil.

As versões 1.6 nem fazem feio. Curioso é que o modelo automático é tão econômico como o manual. Isso porque a versão AT de seis velocidades (que custa R$ 69.390) usa o motor 1.6 16V EA211 de 120 cv, bem mais moderno e leve que o 1.6 8V EA111, de até 104 cv.

  • 1.0 12V (com rodas aro 15″) – 12,9 km/l – 709,5 km
  • 1.6 8V – 11,1 km/l – 610,5 km
  • 1.6 16V AT – 11,1 km/l – 610,5 km

Renault Sandero 1.0 12V

  • Consumo gasolina urbano: 14,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 710 km
  • Motor: 1.0 12V de 82/79 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Trata-se do carro mais econômico desta lista, que só fica atrás da autonomia do Gol por causa dos 5 litros a menos de capacidade do tanque. Mas, sem drama. O Sandero ultrapassa os 700 km com o reservatório cheio de gasolina.

A eficiência é ditada pelo motor SCe de três cilindros, que faz médias na cidade com gasolina superiores aos 14 km/l, segundo o Inmetro. Bom lembrar que o conjunto mecânico é o único das versões civis do Renault Sandero, uma vez que o 1.6 16V só é encontrado no Stepway – que a Renault considera um SUV à parte da linha – e a economia está longe de ser a preocupação da esportiva R.S., com o 2.0 de 150 cv.

Hatch econômico: Chevrolet Joy

  • Consumo gasolina urbano: 12,8 km/l
  • Capacidade do tanque: 54 litros
  • Autonomia: 691,2 km
  • Motor: 1.0 8V de 80/79 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Mesmo com o manjadíssimo motor Família I, e a despeito do rodar mais áspero, o veterano compacto se garante entre os hatches mais eficientes muito graças ao tanque de combustível, que recebe 54 litros. Desta forma, a autonomia desta que é a primeira geração do Onix beira os 700 km.

O Joy é vendido em versão única com o 1.0 quatro-cilindros e câmbio manual de cinco marchas. Mas hoje sua participação dentro das vendas totais do Onix é de meros 15%, apesar de ser mais barato: R$ 58.580.

Volkswagen Up!

  • Consumo gasolina urbano: 13,7 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 685 km
  • Motor: 1.0 12V turbo de 105/101 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O VW up! é pequenino, mas seu reservatório de combustível, aliado a um consumo econômico, o colocam entre os hatches mais eficientes do mercado. Os dois litrinhos a mais no tanque o deixam à frente do Argo no quesito autonomia.

Só que o carrinho está em vias de sair de cena. Sobreviveu em 2020 à base do estoque de 2019 (configurado ainda para cinco passageiros). Na linha 2021, passou a ser vendido apenas em uma única versão Xtreme, por R$ 61.290, só para quatro ocupantes, porém, pelo menos, com o renomado motor TSI.

Fiat Argo

  • Consumo gasolina urbano: 14,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 48 litros
  • Autonomia: 681,6 km
  • Motor: 1.0 6V de 77/72 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O Fiat Argo 1.0 é o mais econômico deste ranking – se formos considerar a média de consumo – ao lado do Sandero. Mas o Fiat fica atrás do Renault justamente pelos 2 litros a menos no tanque de combustível, o que diminui um pouco a autonomia. Mesmo assim, o hatch da marca italiana se mostra eficiente.

Importante frisar que essa média e esse alcance são conseguidos com a versão com motor 1.0 e o sistema start/stop. Sem ele, a autonomia cai para 633 km. Dentro da linha, as versões 1.3 também se mostram hatches eficientes, porém as com o velho 1.8 E.torQ decepcionam

  • 1.0 – 13,2 km/l – 633,6 km
  • 1.3 – 12,5 km/l – 600 km
  • 1.3 (com start/stop) – 13,4 km/l – 643,2 km
  • 1.8 AT – 9,7 km/l – 465,6 km
  • 1.8 AT (com start/stop) – 10,4 km/l – 499,2 km

Volkswagen Polo

  • Consumo gasolina urbano: 12,9 km/l
  • Capacidade do tanque: 52 litros
  • Autonomia: 670,8 km
  • Motor: 1.0 12V de 77/72 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Mais um Volkswagen entre os hatches mais eficientes, e desta vez um figurante dos tais compactos premium. Além de sua ótima dirigibilidade, o Polo é um carro relativamente econômico na cidade e que faz você ir com menos frequência ao posto. Com base nas aferições do Inmetro, a autonomia com um tanque cheio de gasolina é de pouco mais de 670 km.

O restante da linha também promete alcance acima da casa dos 600 km. Só mesmo a versão com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas, a mais beberrona, vai menos longe.

  • 1.6 16V – 12,0 km/l – 624 km
  • 1.6 16V AT – 11,0 km/l- 572 km
  • 1.0 12V turbo AT – 11,6 km/l – 603,2 km

Hyundai HB20

  • Consumo gasolina urbano: 12,8 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 640 km
  • Motor 1.0 12V de 80/75 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Em sua versão de entrada, o hatch da Hyundai tem consumo igual ao do sedã. O que garante uma economia interessante de combustível, além de autonomia de 640 km. O bom é que esse motor 1.0 “três canecos” tem uma pegada boa, e em muitas situações nem parece um carro “mil”.

A linha usa outros dois conjuntos, sendo que os automáticos, seja com o 1.6 aspirado, seja com o 1.0 turbo, são os que registram menor alcance. E mesmo o melhorzinho com a caixa de seis velocidades, precisa do start/stop para superar os 600 km.

  • 1.6 16V – 12,5 km/l – 625 km
  • 1.6 16V AT6 – 11,5 km/l – 575 km
  • 1.0 12V turbo AT6 – 11,8 km/l – 590 km
  • 1.0 12V turbo AT6 (com start/stop)  -12,2 km/l – 610 km

Hatch econômico: Fiat Mobi

  • Consumo gasolina urbano: 13,5 km/l
  • Capacidade do tanque: 47 litros
  • Autonomia: 634,5 km
  • Motor 1.0 8V de 75/73 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

O subcompacto cruza a linha de chegada um emblema da Fiat à frente do irmão de plataforma Uno. Mesmo com tanque menor que o do parente, o Mobi tem autonomia maior graças à média de consumo com gasolina do PBEV sutilmente melhor. O modelo é 0,3 km/l mais econômico que o companheiro de fábrica.

Isso mesmo com o velho motor Fire quatro cilindros. Imagine se o Mobi voltasse a ter o Firefly que equipa o Uno? As demais versões, porém, com para-choque diferente – que depõe contra o coeficiente aerodinâmico -, acabam tendo alcance abaixo dos 600 km.

  • Like 1.0 – 12,7 km/l – 596,9 km
  • Trekking 1.0 – 12,6 km/l – 592,2 km

Fiat Uno

  • Consumo gasolina urbano: 13,2 km/l
  • Capacidade do tanque: 48 litros
  • Autonomia: 633,6 km
  • Motor: 1.0 6V de 77/72 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Dizem que o Uno é outro desta lista que está com os dias contados, apesar de ser um dos hatches eficientes até R$ 70 mil. Com o motor três-cilindros Firefly o modelo mostra boa autonomia de 633,6 km, pouca coisa atrás do Mobi.

Mas dentro da linha se vê um abismo de economia e eficiência deste propulsor tricilíndrico para o velho Fire “quatro canecos”. A diferença no consumo chega a 12% a favor do conjunto mais moderno, o que significa uns 77 km a menos até ter de abastecer de novo.

  • 1.0 8V – 11,6 km/l – 556,8 km

Chevrolet Onix

  • Consumo gasolina urbano: 13,9 km/l
  • Capacidade do tanque: 44 litros
  • Autonomia: 611,6 km
  • Motor: 1.0 12V de 82/78 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas

A nova geração do automóvel mais vendido do país fecha esse Top 10 dos hatches mais eficientes como o terceiro carro mais econômico da lista – atrás apenas da dupla Sandero e Argo. Porém, não almeja posições melhores por causa do tanque, de discretos 44 litros de volume – um dos menores do segmento de compactos.

Mesmo assim, a versão de entrada do Chevrolet Onix, com seu econômico 1.0 três cilindros aspirado, passa dos 600 km de autonomia. Os modelos turbinados têm alcance pouco menor.

  • 1.0 turbo – 13,5 km/l – 594 km
  • 1.0 turbo AT – 11,9 km/l – 523,6 km

Hatch econômico: Bônus track

Volkswagen Fox

  • Consumo gasolina urbano: 11,6 km/l
  • Capacidade do tanque: 50 litros
  • Autonomia: 580 km
  • Motor: 1.6 8V de 104/101 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Mais um veterano modelo que sobrevive no mercado, e mais um Volkswagen entre os hatches mais eficientes. Com custo/benefício agressivo – e que o garante em linha até hoje -, o Fox é vendido em duas únicas versões sempre com o antigo motor 1.6 8V.

É o que tem uma das piores médias de consumo, mas com o tanque de 50 litros consegue superar o Toyota Yaris e o novo Peugeot 208 em autonomia. A versão Xtreme, cheia de apliques pouco aerodinâmicos, perde 15 km de alcance.

  • 1.6 8V Xtreme – 11,3 km/l – 565 km

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