Além do Corolla Cross que chegará em 2021, marca também atuará no segmento de SUVs compactos com o Yaris Cross

Para quem pensava que a ofensiva da Toyota no segmento de SUVs estava restrita a estreia do SUV médio Corolla Cross com produção brasileira, se enganou. O Autos Segredos apurou que a marca japonesa faz cotação para produzir também em Sorocaba (SP), um SUV compacto derivado do Yaris ou o Yaris Cross para ser mais preciso. A estreia será para 2024.

O Brasil já teria o Yaris Cross com sua reestilização de meio ciclo de vida. Para contar com motorização híbrida o SUV compacto estreará a plataforma TNGA-B, uma variante da base do Corolla para modelos compactos.

LEIA TAMBÉM:

Aliás com a chegada da plataforma, a Toyota abre espaço para a nova geração da linha Yaris no Brasil que estará completando, em 2024, oito anos de vida. O atual Yaris brasileiro é o mesmo modelo vendido na Tailândia e bem diferente do europeu, incluindo a arquitetura, o nosso é construído a partir da plataforma Entry Family Car (EFC).

Yaris Cross

Com o Yaris Cross, a marca japonesa quer recuperar o tempo perdido, onde seus conterrâneos Nissan Kicks, Honda HR-V estão nadando de braçada. Mas é claro que a mira do SUV também será apontada para o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade.

O SUV compacto terá 2,56 metros de entre-eixos, 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura.

Nascido diretamente da costela do Yaris europeu, o Yaris Cross tem dianteira exclusiva com a grade dianteira bem menor que a do hatch. A frente também está mais alta com o capô mais curto e paralelo ao chão. O logotipo da Toyota está destacado na dianteira acima da grade principal. Na parte inferior do para-choque uma outra entrada de ar ocupa quase toda a dianteira abrigando em suas extremidades os faróis auxiliares. Já os faróis principais são diferentes do Yaris hatch e são exclusivos do SUV.

De lado, o Yaris Cross têm apliques plásticos nas caixas de roda que são unidos por um aplique que cobre toda a caixa de ar. A lateral é bem vincada e a porta traseira ganha uma elevação para dar uma linha de cintura mais alta o SUV.

Já na traseira, as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas que também abriga a placa de identificação. Para dar um ar de SUV, o para-choque traseiro tem aplique preto que quase se encontra com tampa do compartimento de carga.

Motores

Por aqui, o Yaris Cross deverá se valer do motor 1.5 Flex e câmbio CVT usados atualmente. Como a própria marca já confirmou que todo modelo de sua linha terá uma variante híbrida, o SUV compacto também terá o motorização híbrida. Ou seja, não será surpresa se o SUV tiver o mesmo motor 1.8 Hybrid que equipa o Corolla.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.