Com produção nacional, Corolla Cross será o anti-Compass da Toyota em 2021

598
Este é o novo Toyota Corolla Cross que será fabricado em Sorocaba (SP) em 2021. SUV médio tentará derrubar o reinado do Compass. Modelo terá motores 1.8 Hybrid e 2.0 Flex

A Toyota acaba de revelar na Tailândia o Corolla Cross que será fabricado na fábrica de Sorocaba (SP) em 2021. SUV médio será construído a partir da mesma plataforma TNGA do Corolla. Modelo é a arma japonesa para tentar destronar o Jeep Compass.

Internamente, o SUV médio da Toyota é chamado de Projeto 740B. O Corolla Cross deverá começar seus testes de rodagem nos próximos meses. Como a reportagem do Autos Segredos antecipou no dia 27 junho, a marca já recebe as primeiras peças para a montagem dos primeiros protótipos em solo tupiniquim.

Motores

Toyota Corolla Cross terá os mesmos motores do sedã. O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.

Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.

Visual

Na porção dianteira, o Corolla Cross terá uma enorme grade em formato colmeia que lembra as da nova Hilux e também do RAV4. Os faróis são estreitos lembrando os do CH-R. Já o recorte do capô também se assemelha ao da picape de visual renovado.

De lado, as janelas das portas lembram as do RAV4, mas é provável que a estampagem lateral tenha identidade própria. Já as molduras os para-lamas também remetem ao RAV4.

As lanternas traseiras invadem a tampa do porta-malas com formato que lembra um “L” sendo iluminadas por luzes de LED. A imagem acima mostra que a traseira também se assemelha muito as do RAV4, o para-choque conta com aplique mas que no caso do Corolla Cross será na cor prata. A placa de identificação ficará aloja na tampa do porta-malas.

Interior

O painel é praticamente o mesmo do Corolla, assim com o volante. Na versão tailandesa, o acabamento é bicolor mesclando o vermelho e o preto. A central multimídia é do tipo flutuante como no sedã. Já as saídas de ar ficam nas extremidades do painel e duas centrais abaixo da multimídia. Um ponto positivo em relação ao Corolla é o freio de estacionamento eletrônico.

Os bancos também segue o mesmo padrão do Corolla nacional e os encontros traseiros contam ajuste podendo ficar mais inclinados para aumentar a capacidade do porta-malas. Para o conforto de quem vai atrás o Corolla Cross terá saídas de ar traseiras.

Assim como o Corolla, o SUV terá teto solar em versões topo de linha.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.