InícioMatérias especiaisFlagra: Fiat Palio 2004 - onde tudo começou

Flagra: Fiat Palio 2004 – onde tudo começou

- publicidade -
- publicidade -

Primeira foto deste segredeiro revelava o visual da terceira mudança visual do hatch da marca italiana

Com uma máquina Nikon, de filme, comprada de segunda mão de um fotógrafo americano eu registrava em outubro de 2003 minha primeira foto de segredo automotivo revelando a nova cara do Fiat Palio 2004. 

Meses antes da foto ser feita no dia 1° de outubro de 2003, eu rondava a fábrica da Fiat em Betim (MG) para ver como as coisas funcionavam. Eu tinha prometido para os jornalistas Emílio Camanzi e Paulo Eduardo que conseguiria uma foto do novo Palio. Aliás, vale registrar que o Camanzi foi o responsável por me colocar no meio automotivo.

Há 20 anos, as máquinas digitais eram raras, e nas redações usávamos filmes de 12, 24 ou 36 poses. Para quem está lendo e não está familiarizado com o termo, as poses seriam a quantidade de fotos que poderiam ser registradas com cada filme. 

Na época, não se tinha ideia de como ficariam as fotos feitas, só se via o como o trabalho tinha sido realizado quando se retornava para a redação para revelar os filmes. 

Depois de uma manhã de caça, já estava retornando na hora do almoço do dia 1° de outubro de 2003 para a redação do Estado de Minas, passando em frente a pista de testes da Fiat, em Betim (MG), avistei de longe o Palio passando sem camuflagem. Só deu tempo de jogar o carro no canteiro central e correr para tirar foto. 

A foto do abre desta matéria é filha única, foi um único disparo para ser o “tiro” certeiro. Mas para saber se tinha dado certo, tinha que esperar o filme ser revelado. Até ter o filme revelado e uma foto ampliada, não tinha falado com ninguém. 

Ao mostrar a foto para os colegas da redação, eles deram um sorriso enorme, sinal de que a foto seria publicada. Na época, lembro que o Emílio ligou para o antigo diretor de comunicação da Fiat, falando que tínhamos a foto do Novo Palio sem camuflagem, ele “trucou”, mas ao ver que era verdade, ele disse que o carro estava sendo preparado para apresentação para as revistas e por isso, ele passou naquele momento sem camuflagem. Segredeiro, às vezes também tem que contar com a sorte. 

E foi a partir desta foto que iniciei minha jornada como segredeiro automotivo. Um mês depois, flagrei o primeiro protótipo da reestilização do Uno Mille (quadrado) que ele ostentou até deixar de ser produzido em dezembro de 2013. 

Mas confesso que na época não pensava em escrever, me preocupava em flagrar as novidades. E foram dois anos só me dedicando aos flagras. 

No entanto, em meados de 2005, eu comecei a ter fontes, recebi a notícia de que a Fiat iria produzir o Punto no Brasil, como era jornalista por formação, pensei, por que não escrever também. Fiz a matéria e apresentei para os editores, no fim, a matéria foi publicada e eu fui o responsável por confirmar a futura produção do Fiat Punto no Brasil. Meses depois, acabei pegando o primeiro protótipo hatch premium. 

A história seguiu e fui emplacando matérias de segredos nos jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, virei colaborador da revista Quatro Rodas e minhas fotos eram publicadas pelos jornais O Globo e Jornal da Tarde/Estado de São Paulo

Pouco mais de seis anos depois da foto do Palio 2003, acabei lançado o Autos Segredos em abril de 2009. Em 2024, nosso portal completará 15 anos no ar. 

Com o site, o leque de fontes aumentou e comecei a revelar segredos de outros fabricantes. Fui o responsável por antecipar os projetos da plataforma GSV da Chevrolet, aliás, os nomes do Cobalt e da Spin foram revelados por mim, no Autos Segredos

O Projeto GEM também foi antecipado por nosso portal, cravamos o lançamento da Montana anos antes do projeto ser confirmado. 

O Autos Segredos seguiu antecipando novidades de outros fabricantes, como as mudanças visuais de Gol, Voyage, o desenvolvimento do motor 1.6 MSI, entre outras novidades da marca alemã. Ano passado, fomos nós que antecipamos que o Gol teria série de despedida e que ela seria batizada de Last Edition

Neste período, antecipamos novidades da Ford como o novo motor 1.5 que equipou o EcoSport até o seu fim de vida. Antecipamos também a nova geração do Ka e a chegada do Ka Sedan, reestilizações do EcoSport. 

Como escrevi acima, as fontes que são a base do trabalho de quem atua como segredo automotivo foram crescendo e seguimos antecipando mais novidades de outras marcas ao longo do tempo. O Honda WR-V foi antecipado pelo Autos Segredos

A Fiat Toro teve seu nome e visual revelados pelo Autos Segredos, meses antes de sua chegada. Na época, publiquei a matéria no fim do dia, e a marca estava fazendo um lançamento na Itália, onde levou alguns jornalistas. Me confidenciaram que a notícia caiu como uma bomba na hora do jantar com a imprensa brasileira, alguns jornalistas questionaram se o nome seria mesmo Toro, os executivos, só disseram que era uma das possibilidades. Meses depois, o nome foi confirmado, entrando para nossa lista de acertos. 

O Projeto Smart Car que hoje é chamado C-Cubed pela Citroën foi antecipado pelo Autos Segredos em 2017, anos antes da criação da Stellantis. Na época, cravei três modelos, um já foi lançado, outro está prestes a chegar e o terceiro será lançado em 2024.

Foi o Autos Segredos que antecipou o fim do Renegade com motor 2.0 Turbo Diesel, na época chegamos a ser desmentidos por algumas mídias que chegaram a chamar nossa informação de boato. Fato confirmado meses depois.

Às vezes erramos, faz parte do jogo, mas nossa lista de acertos, acaba falando mais alto. 

Recentemente, antecipamos o Jeep Commander, em sua gestação ele era chamado de Projeto 598

Mas nem todas as matérias legais que fizemos no Autos Segredos foram de segredos automotivos. Em dezembro de 2021, fui um dos cinco jornalistas convidados para participar da montagem das últimas unidades do Uno, que saiu de linha com a série especial Ciao

Também participamos no começo de 2023 da montagem do milionésimo Jeep produzido na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). 

A produção local de sistemas híbridos e elétricos da Stellantis em Betim (MG) também é furo do nosso portal. 

Mas é claro que as matérias sobre segredo acabam se destacando e quando é um furo mundial, fica melhor ainda. Foi o caso da picape monobloco da Ram, antecipada pelo Autos Segredos em março de 2021

Coroando nosso furo mundial, coube a mim e ao site revelar que seu nome seria Rampage

Algumas novidades antecipadas pelo Autos Segredos ainda não foram concretizadas, mas logo serão reveladas como os novos Jeep Avenger e Compass, a nova geração do Fiat Argo, entre outras novidades. Mas isso são histórias para os próximos anos. 

Há casos, em que espero por meses e até ano para sair com uma novidade. Nestes 20 anos de segredeiro automotivo, aprendi que o segredo não é sair na frente, e sim sair na hora certa, com precisão e acerto. 

Deixei para publicar este texto hoje (12/11), porque acabei participando do Programa Auto Esporte, da TV Globo, onde falei um pouco do meu trabalho. Em destaque, a foto do Fiat Palio 2004 apareceu em destaque. A foto de 20 anos atrás, representa onde tudo começou.

Foto | Marlos Ney Vidal – 1/10/2003

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Fomos conferir como é o novo Fiat Fastback Abarth

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -