InícioAvaliaçãoVolta rápida: Nissan Leaf 2022 também encara uma viagem curta

Volta rápida: Nissan Leaf 2022 também encara uma viagem curta

- publicidade -
- publicidade -

Hatch elétrico garante a diversão de um Golf GTI com consumo irrisório em tempos de gasolina cara. Nissan Leaf 2022 esbarra no preço, mas pode ser uma boa opção

Foto: Marco Antônio Teixeira – Nissan Nissan Leaf 2022

Thiago Ventura (*)
De Ouro Preto (MG)

O Nissan Leaf fechou 2021 como o carro elétrico mais vendido do Brasil, com 439 unidades. Verdade seja dita: a Movida pesou na balança ao adquirir um lote de 150 carros. Porém, a empresa também podia fazê-lo com as outras opções disponíveis no mercado, inclusive com maior autonomia. Assim, o hatch japonês tem seus méritos e podemos provar um pouco num test drive entre Belo Horizonte e Ouro Preto (MG).

Fabricado no Reino Unido, o Nissan Leaf 2022 em oferta no Brasil exibe o mesmo visual desde o lançamento, em 2019. No entanto, o desenho ainda agrada tanto no lado externo, como no interior. O hatch recebeu melhorias na bateria de 40 kWh e agora tem uma autonomia de 272 km, contra os 240 km quando o Autos Segredos experimentou no lançamento. O carro tem preço a partir de R$ 293.707, mas chega aos R$ 299.990 com a opção de carroceria branca com teto preto.

Foto | Marco Antônio Teixeira/ Nissan

Equipado com motor dianteiro de 149 cv e 320 Nm de torque, o modelo japonês é um foguetinho elétrico e silencioso. Confira nossas impressões do Leaf 2022 em terras mineiras.

Vida a bordo

Com 4,48 m de comprimento, uma excelente distância entre-eixos de 2.70 m e capacidade de 435 litros no porta-malas, o Nissan Leaf 2022 é um hatch médio, categoria que infelizmente perdeu a relevância no mercado brasileiro, já acostumado com os SUVs. O elétrico tem dimensões superiores ao Chevrolet Cruze Sport6 ou o finado Volkswagen Golf, além de ser maior que o Jeep Renegade, um dos SUVs mais vendidos no Brasil. Logo, quem opta por um veículo desse acaba dispondo de um bom espaço interno.

Os bancos são em couro de alta qualidade e contam com aquecimento, inclusive atrás. Eles envolvem bem os passageiros, garantindo uma bom conforto. Contudo, a lotação que recomendo é para apenas quatro pessoas: há um enorme ressalto na parte central do assoalho, por conta de um acesso à bateria do veículo.

Foto | Marco Antônio Teixeira/ Nissan

O painel no Leaf 2022 é muito semelhante ao aplicado no Nissan Versa e Nissan Kicks, que aliás se inspiraram no elétrico. O volante é o mesmo do SUV, mas com um agravante: não há ajuste de profundidade, o que prejudica a ergonomia. Aliás, na cada dos R$ 300 mil, também deveria oferecer ajustes elétricos ao banco do motorista. Sem falar no freio de estacionamento de pé, semelhante ao do Corolla Cross.

O cluster é metade digital, com uma tela de alta resolução de 7″, com vários gráficos e opções de visualização. No lado direito, um velocímetro analógico. Na parte central, há uma multimídia de 8″, dimensão básica nos padrões atuais do mercado, com Android Auto e Apple Car Play com fio e sem carregador por indução. O ar-condicionado é digital e automático, mas possui apenas uma zona de climatização.

Foto: Marco Antônio Teixeira/ Nissan

O console central exibe os comandos mais interessantes do Leaf 2022. Além da partida por botão, há o comando para ativar ou desativar o e-Pedal, um recurso muito interessante que possibilita recarregar a bateria na frenagem e possibilita utilizar apenas o acelerador! Ao aliviar o pé, o carro inicia uma frenagem. Com pouco tempo, você se acostuma e vê como o recurso é útil nas cidades.

A manopla de câmbio também e interessante: trata-se de uma bolinha preta com botão P em azul. Ela possui uma movimentação para operar: para esquerda, ativa o modo Neutro. “L” para cima, aciona a ré. “L” para baixo coloca no modo Drive ou B, também voltado para regeneração de energia.

Nissan Leaf 2022 Foto: Marco Antônio Teixeira/ Nissan

Leaf 2022: bateria

Os 272 quilômetros de autonomia prometidos pela Nissan ao Leaf 2022 são “apenas ok”; vários concorrentes como o Bolt EV, Fiat 500e ou Renault Zoe oferece bem mais que isso. A distância é suficiente para a cidade, mas e se o proprietário quiser viajar com seu bólido?

Antes disso, interessante analisar o que o Leaf 2022 oferece. Ele vem com uma bateria de 40 kWh feita com íons de Lítio em 24 módulos independentes, totalmente selada e à prova de incêndio, impacto ou alagamento. No bico, há dois pontos para carregamento, um de alta velocidade e outro convencional. Como a entrada convencional utiliza um padrão diferente da maioria dos elétricos, é necessário usar um adaptador que acompanha o veículo.

Num eletroposto com alta velocidade, o Leaf 2022 é totalmente recarregado em até apenas 60 minutos. Já num Wall Box, que o cliente pode instalar em casa ou disponível em shoppings e outros lugares públicos, o tempo é de até 8 horas. Se usado numa tomada comum de casa, 110v ou 220V, pode demorar de 20h a 40h.

Nissan Leaf 2022 Foto: Marco Antônio Teixeira/ Nissan

Sou consumidor da Cemig e o valor que pago pelo kWh é de R$ 1.12, já incluído os impostos e adicionais de bandeira vermelha. Logo, eu gastaria cerca de R$ 44,80 para “encher o tanque” do carro. Viajamos de Belo Horizonte até Ouro Preto com o modelo acusou um gasto médio de 15,8 kWh. Assim, a viagem custou cerca de R$ 17,69. Nada mal, heim?

Ao volante

A condução do Leaf 2022 é muito divertida, assim com os demais elétricos. O torque é de 320 Nm, o mesmo de um Volkswagen Golf GTI com motor 2.0 turbo. Porém, ele está totalmente disponível a 0 rpm, o que garante arrancadas firmes e retomadas vigorosas. Segundo a marca, o Leaf dá um sprint de 0 a 100 km/h em 7.9s com máxima limitada eletronicamente em 144 km/h.

Na rodovia, o carro trafega calmo e silencioso mas, quando necessário, acorda e garante retomadas rápidas com esse torque instantâneo. A bateria é plana e localizada no assoalho, o que garante uma estabilidade fora do comum nas curvas. Tanto que a Nissan dispensou a suspensão independente nas quatro rodas, mas preservou o freio a disco em todas.

O Leaf 2022 vem com um pacote completo de assistência ao motorista com recursos avançados como Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro. O sistema de prevenção de faixa é útil mas chato: vibra o volante e emite um som ao menor sinal de saída de faixa.

Foto: Marco Antônio Teixeira/ Nissan

Em Ouro Preto, com suas ruas de calçamento centenário, o carro acaba sofrendo com o bate-bate e é preciso trafegar com velocidade menor. Impossível não sacolejar, situação em que um SUV mais alto seria mais adequado. Mas o zero ruído torna a experiência divertida.

Manutenção

o Nissan Leaf 2022 está disponível em 55% do mercado nacional. São 44 concessionárias em 34 cidades e 15 estados e no Distrito Federal. Não basta apenas vender o veículo: a concessionária precisa se adaptar para oferecer a manutenção. Em Minas, por exemplo, a operação é feita pela Carbel Japão, que é a 2ª Fase do Plano de Eletrificação da marca no país.

A revenda precisa fazer o treinamento especializado nos funcionários e construir uma instalação exclusiva par ao carro elétrico, garantindo a segurança para a retirada e reparo da bateria ou outro componente.

Além de expandir as concessionárias credenciadas para a venda do Leaf, a Nissan promete contribuir com a rede de infraestrutura de recarga. Também revela que vai formar novas parcerias para permitir que o Brasil desenvolva conhecimento e tecnologia ligados à eletrificação.

(*) Jornalista viajou a convite da Nissan

Ficha técnica Nissan Leaf 2022

Motor Elétrico (110 kW)
Tipo de bateria 40 kWh bateria ion-lítio laminada
Potência máxima 149 cv @ 9.795 rpm
Torque máximo 32,6 kgfm @ 3.283 rpm
Tração 2WD
Direção Elétrica com assistência variável
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora
Freios Discos dianteiros e traseiros ventilados
Porta-malas 435 litros
Rodas Liga leve 17″
Comprimento: 4,48 m
Entre-eixos: 2.70 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,56 m

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -