InícioAvaliação Fiat Pulse 1.3 Drive: para brilhar no segmento em ascensão

[Teste] Fiat Pulse 1.3 Drive: para brilhar no segmento em ascensão

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Versão de entrada do SUV compacto usa nova plataforma MLA. Equipada com motor 1.3 aspirado, câmbio manual de cinco marchas e farol com luz de LED. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Apesar da semelhança com o Argo em algumas peças da carroceria, a Fiat garante que o Pulse é montado sobre a nova plataforma denominada MLA e que 87% dos aços são de alta e ultra-alta resistência com bom desempenho em teste de impacto frontal, lateral e traseiro.

A montadora faz teste de impacto dentro da fábrica, mas o Pulse 1.3 Drive ainda não passou pelos testes do LatinNCap. Além do airbag duplo frontal obrigatório por lei, o Pulse tem airbags laterais nos bancos dianteiros. Esses são maiores e se estendem até a cabeça de motorista e passageiro.

Segundo a Fiat, o capô mais afastado do motor é menos agressivo ao corpo do pedestre. O SUV compacto tem frente alta e o para-choque elevado aumenta o ângulo de ataque assim como o traseiro favorece o ângulo de saída juntamente com a altura elevada do solo.

Apesar de ser voltado para uso urbano, o Pulse 1.3 Drive tem grande altura do solo (19 centímetros nesta versão) e está equipado com o sistema denominado TC+ que transfere a força para a roda que está com aderência e bloqueia a roda que patina. 

O sistema TC+ tem ABS off-road  que freia com mais eficiência em piso de pouca aderência (areia, barro, terra) que permite transitar por estradas mal conservadas mesmo com tração somente na dianteira e pneus de asfalto. O vão livre do solo entre os eixos tem 22,4 cm de altura para não esbarrar em rampas e lombadas.

O interior é austero, com painel e forros de portas de cor escura. Os comandos de vidros estão posicionados ao alcance das mãos e comandos de ar-condicionado e de áudio são acionados fora da tela multimídia. A ergonomia agradece.

Por outro lado, o assoalho baixo do porta-malas de boa capacidade (370 litros) requer posição inadequada da coluna para colocar e retirar bagagem. O que contraria a ergonomia. Além disso, a tampa do porta-malas tem local de fechamento somente no lado direito.

O encosto do banco traseiro rebate totalmente, inviabilizando levar bagagem e um ou dois ocupantes. É preciso abaixar para acessar o banco traseiro. O sistema multimídia tem tela tátil de 8,4 polegadas e há três portas USB, sendo uma do tipo C.

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Assentos curtos não apoiam bem as pernas. O encosto dos bancos dianteiros segura bem o corpo. Coluna de direção tem regulagem somente em altura, o que dificulta se posicionar bem ao volante revestido corretamente em material rugoso que evita deslize das mãos.

Diâmetro de giro pequeno (10,5 metros) favorece manobra em espaço apertado. Nesta versão, não há câmera de ré. Existe apenas sensor de estacionamento com grafismo indicando a proximidade de objeto, além do sinal sonoro.

Direção com assistência elétrica é leve em manobra e bem calibrada em velocidade mais alta. Volante agrupa poucos comandos (áudio, computador e controle de velocidade). Ponto positivo em ergonomia. Retrovisores grandes têm bom campo de visão.

Os faróis do Pulse 1.3 Drive com lâmpadas de LED iluminam bem e o facho baixo tem bom alcance. Não há os auxiliares de neblina. Limpadores dianteiros e lavadores cumprem bem a função assim como os traseiros.

A Fiat garante que a suspensão dianteira, tipo McPherson, e o eixo de torção na traseira adotam nova geometria e proporcionam mais estabilidade. E absorvem melhor as imperfeições do solo.

Há movimentação aceitável da carroceria pela grande altura do solo. A barra estabilizadora dianteira contém inclinação exagerada em curva.

A versão Drive tem pneus de perfil 60 e rodas aro 16. O rodar é firme sobre piso áspero e ocorre transferência das imperfeições sem incomodar muito. Interior tem boa iluminação e os comandos fáceis de localizar à noite.

O desempenho é bom na cidade. As relações de transmissão são curtas. O indicador de troca de marcha no quadro de instrumentos, que inclui mostrador de temperatura do motor, sugere quarta marcha a 40 km/l. A 100 km/h em quinta marcha, o motor gira a 3.000 rpm.

Na estrada, a retomada (ultrapassagem) não é tão rápida, mas é razoável para um carro com proposta familiar e de baixo consumo. O computador de bordo registrou média entre 6 km/l e 7 km/l na cidade com etanol. Na estrada, o consumo com etanol foi de 12 km/l com ar ligado.

O melhor do carro é o motor 1.3 (1.332 cm³ de cilindrada) de alumínio com oito válvulas, duas por cilindro. Tem funcionamento suave e dispensa material antirruído sob o capô. Usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção, em vez de correia dentada.

O que destoa do motor é o câmbio antigo com curso longo da alavanca. Na versão avaliada, os engates estavam precisos. Freios eficientes param bem o Pulse em espaço de segurança. Há controle de estabilidade e de tração.

O Fiat Pulse 1.3 Drive tem muitos itens de conforto, como ar-condicionado automático digital, assistente de partida em rampa, comandos de voz, Bluetooth, entre outros.

A versão de entrada tem preço sugerido de R$ 86.056. A pintura branca custa R$ 983. Único opcional é a tela tátil de 10,1 polegadas, que inclui GPS embarcado, e custa também R$ 983. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Pulse 1.3 Drive

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, oito válvulas, com potências de 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm e 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção

Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros

Freios 

Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira

Suspensão 

Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20,4/31 

Rodas/pneus
6×16” de liga leve/195/60R16

Peso
1.187 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem) 
400 kg

Capacidades (litros)
Porta-malas, 370; tanque, 47

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,099; largura, 1,774; altura, 1,576; distância entre-eixos, 2,532

Desempenho

Velocidades máximas, 178 km/h (e) e 174 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 11,7 (e) e 12,2 (g)

Consumo (km/l) 
Urbano, 9,1 (e) e 12,6 (g); estrada, 10,1 (e) e 14,7 (g)

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