Chevrolet Bolt EV tem desempenho surpreendente e cada pisada no acelerador a curtição aumenta, mas em compensação a autonomia diminui na mesma velocidade

Depois de testar o Audi e-tron por um trecho rodoviário e retornar a Belo Horizonte quase que numa “banguela elétrica”, constatei que ainda era cedo para tratarmos carros elétricos como opções para longas distâncias no Brasil. Agora voltamos a testar novamente um elétrico: o Chevrolet Bolt EV, que mais uma vez deixa claro que esse tipo de automóvel é perfeito para curtos trajetos, ainda mais quando falta infraestrutura para recarga.

O Bolt EV, em tese, segue o mesmo princípio do e-tron. É um carro que utiliza baterias para ativar um motor elétrico. Este por sua vez move as rodas. O pacote de baterias, por sua vez, é recarregado por alimentação externa, apesar de todo elétrico contar com recursos que utilizam o próprio deslocamento das rodas para regenerar parte da carga.

Como todo elétrico, ele pode ser recarregado em eletropostos, carregadores domésticos ou na tomada 220V. No nosso teste, o Bolt EV precisou repousar por quase 48 horas para regenerar suas baterias na tomada convencional.

Num eletroposto ele recuperaria 160 km em uma hora. No Wallbox seriam 40 km e na tomada 10 km, após 60 minutos. Ou seja, quando comprar um Bolt EV, ou outro elétrico qualquer, não deixe de comprar o carregador doméstico.

Por dentro

O Bolt EV não tem o mesmo brio do Audi e-tron. O modelo das quatro argolas é um carro de luxo e com preços acima de R$ 500 mil. O Bolt é mais comedido, mas não é barato. São R$ 260 mil para levá-lo para casa.

A primeira percepção que se tem é a ausência de ruído. O carro é muito silencioso. Só se ouve o contato dos pneus com o piso. E o sistema de áudio Bose, permite desfrutar de boa música sem interferências.

Compacto, esse carro oferece praticidade no uso cotidiano. Sua posição de dirigir elevada, que segue a escola dos monovolumes, permite bom espaço para quatro ocupantes. O quinto passageiro também não sofre com o túnel central. O assoalho é plano. O porta-malas de 478 litros oferece muito espaço para quem precisa volta e meia abastecer a dispensa.

Seu acabamento é bom, mas não o que se espera de um carro acima dos R$ 250 mil. Os forros das portas são de plástico duro. No painel, a percepção é um pouco mais refinada, com peças com textura emborrachada. Os bancos contam com revestimento em couro, que dão ao Bolt EV mais refinamento.

Conteúdos

Esse elétrico conta com pacote de equipamentos que inclui ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas (mas apenas motorista tem função um toque), quadro de instrumentos digital e um imenso multimídia 10,2 polegadas (que permite conexão com smartphones, câmera 360, assim como exibição do funcionamento do sistema motriz).

Ele ainda conta com pacote de segurança muito farto com alerta de colisão, monitor de faixa, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado em ré, monitoramento da pressão dos pneus e sensor de estacionamento.

Ao volante

Quando se entra no Bolt a sensação é de embarcar num Meriva ou em um Fiat Idea. A posição elevada do console suspenso remete às finadas minivans. Ao dar a partida o amigo não escuta nada. O quadro de instrumentos é que indica que o carro está pronto para andar.

Pé no freio, engate D e pronto. Seu motor de 203 cv e 36,7 mkgf realmente não condizem com as formas pacatas do Bolt EV. O carro acelera muito rápido, pois toda força está disponível de forma constante.

No entanto, sempre que se pisa forte, o gráfico de autonomia cobra seu preço e o consumo se eleva drasticamente, reduzindo a autonomia. do lado direito do quadro de instrumentos há um pequeno gráfico que indica o consumo instantâneo em kW.

Assim é possível sempre monitorar se está gastando além da conta. Quando se solta o acelerador ou pisa no freio, o mesmo gráfico aponta o início da recarga das baterias 66 kWh. Quando se freia, o volume de quilowatts aumenta bastante.

E se o motorista pressionar uma alavanca atrás do volante (no raio esquerdo) ele aplica ainda mais pressão nos freios. É uma auxílio que amplifica a função de recarga.

O Bolt EV também conta com função One Pedal. Esse conceito que também existe no Nissa Leaf, tem como princípio a lógica de que quando se tira o pé do acelerador, a intenção do motorista é aplicar os freios. Nesse modo, o Bolt EV aplica a frenagem automaticamente. Basta acionar a posição L da transmissão, que no passado fazia as vezes do Low.

Lembrando a transmissão do Bolt EV não ter marchas, há apenas uma, que faz ligação direta entre o motor elétrico e as rodas.

Suspensão

O Bolt não é um carro pesado. São 1.616 quilos. Boa parte desse peso está nas baterias, montadas sob o assoalho. Assim, o acerto de suspensão do Bolt EV é firme. Mas é confortável e não oscila nas curvas. As rodas 17 polegadas ajudam a absorver irregularidades do piso, apesar de os pneus 215/50 R17 serem bem fininhos.

Opinião final

O Chevrolet Bolt EV é um carro surpreendente, a oferta de torque dá a impressão de que ele ele é um esportivo. No entanto, a oferta de força se deve pela necessidade de entregar vigor nas ultrapassagens. Ele não vai além dos 150 km/h, propositalmente para não penalizar a autonomia.

Isso somado à precariedade de infraestrutura de eletropostos, faz do Bolt EV um carro perfeito para uso cotidiano, mas totalmente inapropriado para quem pretende visitar a tia que mora longe.

Ficha técnica Chevrolet Bolt EV

Motor
Dianteiro, único, elétrico, que desenvolve potência máxima de 203cv e torque máximo de 36,7kgfm

Transmissão

Direta, com tração dianteira

Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora sólida; e traseira semi-independente, com barra de torção/ 17 polegadas (alumínio) / 215/50 R17

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

Freios
Regenerativo, a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem e assistente de frenagem de emergência

Capacidades
Porta-malas, 478 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 478 quilos

Peso
1.641 quilos

Dimensões
Comprimento, 4,16m; largura, 1,76m; altura, 1,59m; distância entre-eixos, 2,60m

Bateria
66 kWh

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