Conforto é o principal apelo de veículos com este tipo de transmissão e segmento de seminovos tem opções mais interessantes que os modelos 0 km
Por Fernando Miragaya
Dizem que quem dirige carro automático uma vez dificilmente voltará a ter um modelo com câmbio manual de novo. Principalmente para quem mora em grandes e congestionados centros urbanos, ter um veículo que não precise pisar no pedal de embreagem e trocar marchas a todo momento é um conforto sem igual.
O problema é que, assim como os automóveis novos de uma forma geral, carros automáticos 0 km também estão caros e os que custam abaixo de R$ 100 mil contam-se nos dedos. Porém, para quem quer o conforto da transmissão e um carro mais completinho pelo mesmo – ou sem gastar tanto -, a salvação está no mercado de usados.
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O sedã compacto da marca alemã é uma opção para lá de interessante de carro automático por até R$ 100 mil. Dinâmica firme, boa estabilidade e espaço interno são só algumas da virtudes do Virtus. Para completar, o sempre elogiado motor TSI garante um desempenho instigante, ainda mais aliado à ágil transmissão de seis velocidades AQ250.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, Isofix, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve.
Sinônimo de veículo compacto espaçoso e confiável, o Fit é um carro automático de até R$ 100 mil com boa liquidez e valorização. Isso mesmo depois de ter tido a produção encerrada no Brasil. O monovolume usa um conjunto bem tradicional na marca japonesa: motor 1.5 e a pacata caixa continuamente variável que, nesta fase, tem simulação de marchas
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, Isofix, central multimídia com espelhamento de celular, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado automático, trio elétrico, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve.
O crossover da marca francesa ganhou até mais atenção do mercado após a chegada do novo C3. O modelo tem design diferenciado e boa posição de dirigir. O motor é o manjado 1.6 16V, assim como a transmissão de seis velocidades da Aisin, mas que garantem um desempenho bastante adequado ao Cactus.
Principais equipamentos: airbags frontais, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, Isofix, monitoramento dos pneus, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve.
Dica de carro automático por menos de R$ 100 mil e com, talvez, pouco mais de um ano de uso, ou seja: ainda dentro da garantia. Nesta segunda geração, lançada em 2019, o Onix adotou um moderno motor turbo aliado à caixa de seis marchas. Ainda se destaca pela liquidez, custo benefício e boa lista de itens de série.
Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor e câmera de ré, Isofix, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado automático, chave presencial, sensor crepuscular, trio elétrico, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve.
Mais uma opção de carro automático até R$ 100 mil dentro da garantia – e com uma diferença de R$ 20 mil para a mesma versão 0 km. Lançado em 2022, o primeiro SUV compacto da Fiat estreou também o bem disposto motor GSE turboflex em conjunto com a caixa CVT da Aisin. Outro que se destaca no recheio.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor e câmera de ré, Isofix, monitoramento dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota, trio elétrico, controle de cruzeiro e rodas de liga leve.
O tradicional sedã não pode ficar de fora desta lista. Ainda mais que, mesmo na geração passada, o Corolla é equipado com um dos melhores acertos para uma transmissão continuamente variável que a indústria já testemunhou – na real, nem parece que é um CVT. Some a isso o conforto e a confiabilidade da marca japonesa para se ter um ótimo carro automático por menos de R$ 100 mil.
Principais equipamentos: quatro airbags, câmera de ré, Isofix, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com GPS, DVD player, TV digital, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensor crepuscular, trio elétrico, controle de cruzeiro, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve.
O SUV é uma opção mais em conta para quem quer um carro automático robusto e espaçoso até R$ 100 mil. Ainda mais nesta última safra do primeiro Duster, que mudou de geração justamente em 2020. Indicamos as versões 1.6 porque já são equipadas com a caixa CVT que a Renault e a Nissan chamam de Xtronic – os modelos 2.0 usavam a velha transmissão de quatro marchas.
Principais equipamentos: airbags frontais, controles de estabilidade, tração e subidas, Isofix, som com Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e ajuste de altura do volante.
Nesta fase o HB20 tem um desenho controverso, mas mantém o custo/benefício agressivo, especialmente na versão Diamond Plus, bastante completa e com direito a itens de condução semi-autônoma. O hatch compacto é equipado com o forte motor turbo da família Kappa, bem escalonado com a transmissão de seis velocidades. Fora que ainda tem dois anos de garantia pela frente…
Principais equipamentos: frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, alerta de mudança de faixa, sensor e câmera de ré, Isofix, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensor crepuscular, bancos de couro, sistema start/stop do motor, trio elétrico, controle de cruzeiro e rodas de liga leve.
Nada de ficar no disco arranhado de que a Ford saiu do Brasil e isso atrapalha os usados. O Ka vendeu pacas, tem liquidez boa e facilidade de peças. Nesta versão completinha usa o motor três-cilindros Dragon, que sobra no compacto e casa bem com a caixa 6F15 – que entrou no lugar da problemática Powershift. Na remodelação de 2018, o hatch ainda ganhou acerto melhor de suspensão e carroceria.
Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor e câmera de ré, Isofix, chamada de assistência de emergência, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, ar-condicionado, chave presencial, bancos de couro, trio elétrico, controle de cruzeiro e rodas de liga leve.
O sedã médio é dica de carro automático com aquela dose extra de conforto e de equipamentos por até R$ 100 mil. Neste último ano antes da mudança de geração – que só chegou em 2023 -, o Sentra só não tem o glamour de Corolla e Civic, mas entrega a mesma suavidade no rodar e conjunto confiável. É outro com itens de auxílio ao motorista importantes. O CVT não recebe simulação de marchas.
Principais equipamentos: alerta de colisão frontal, seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, alerta de ponto cego, sensor e câmera de ré, alerta de tráfego cruzado traseiro, Isofix, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e tomada USB, sistema de som Bose com subwoofer, ar-condicionado automático bizona, banco do motorista com regulagens elétricas, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensor crepuscular, bancos de couro, trio elétrico, controle de cruzeiro, teto solar e rodas de liga leve.
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