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Teste: Hyundai HB20 Platinum Plus – mais seguro e menos confortável

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Versão topo de linha do modelo mais vendido no país em 2022 está equipada com itens de direção autônoma, seis airbags, além de outros de segurança, conforto e conveniência. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Hyundai HB20 foi o modelo mais vendido no mercado brasileiro em 2022. A reestilização aumentou o comprimento em 7,5 centímetros. Para-choque dianteiro e grade frontal foram reestilizados.

A alteração principal de estilo percebida imediatamente são as lanternas traseiras unidas por uma barra. Surtiu mais efeito no modelo sedã que no hatch, mas o visual melhorou e cria efeito melhor à noite com as luzes de posição acesas.

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Há muitos itens de direção autônoma: frenagem automática de emergência diante de pedestre, ciclista e veículo; assistente de ponto cego no retrovisor; assistente de saída de faixa com interferência no volante; centralização na faixa; farol alto adaptativo e alerta de fadiga.

Completam a lista o assistente de tráfego cruzado traseiro, o alerta de fadiga e o alerta de saída segura. São seis airbags, controles de tração e de estabilidade, e assistente de partida em rampa.

O HB20 hatch não faz sucesso por acaso. As linhas da carroceria não causam furor, mas agradam pela harmonia. O interior é bem acabado, com o painel central e os forros de porta bem desenhados e de aparência convincente do plástico duro em tom de cinza médio.

O quadro de instrumentos é totalmente digital e completo, incluindo indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor no Hyundai HB20 Platinum Plus. Há muitas informações, incluindo posição de faróis na tela TFT de 4,2 polegadas dentro do quadro.

O sistema multimídia tem tela tátil de oito polegadas compatível com Android e Apple. A navegação não é nativa. Carregamento de celular é por indução

O interior fica mais limpo e elegante com o forro de teto e das colunas na cor branca. Os bancos bem anatômicos estão forrados corretamente com tear fino, que permitem transpiração. Interior é bem iluminado assim como os comandos de fácil identificação noturna.

Os pecados em acabamento são o prime em vez de tinta na parte interna da tampa do capô, e na tampa e no assoalho do porta-malas. A ergonomia do Hyundai HB20 Platinum Plus é boa com comandos físicos ao alcance das mãos. Há poucos comandos de uso imediato na tela tátil do sistema multimídia.

O volante, que é corretamente revestido com material rugoso, concentra muitos comandos. Porém, requer desviar menos os olhos da via do que se estivessem na tela tátil. A tampa do porta-malas tem local de fechamento nos dois lados, favorecendo destro e canhoto.

O que incomoda mais é abaixar para entrar no banco traseiro. Uma vez lá, ocupante de até 1,80 metro não esbarra a cabeça no teto. É bom o espaço para pernas desde que os bancos dianteiros não estejam totalmente recuados.

Porta-malas tem capacidade coerente (300 litros) com as dimensões do carro. Encosto do banco traseiro é fracionado (1/3 e 2/3), possibilitando levar bagagem e passageiro. 

Essa versão está equipada com muitos itens de conforto e conveniência: partida e o travamento/destravamento de portas sem chave, ar digital, portas USB, câmera de ré, controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis, entre outros.

O motor 1.0 turbo tricilíndrico do Hyundai HB20 Platinum Plus teve que ser adequado às normas antipoluentes e o carro ficou um segundo mais lento para atingir 100 km/h. Eram 9,7 s diante dos 10,7 s atuais. O desempenho é bom, com relação peso/potência de 9,16 kg/cv.

As retomadas são feitas em espaço de tempo que permitem ultrapassar com segurança. O motor casa bem com o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. Ocorre redução de marcha com a diminuição da velocidade.

O consumo médio de gasolina registrado no computador de bordo foi de 6 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada, com ar ligado.

É boa a posição de dirigir, com retrovisores bem dimensionados. Volante tem pega adequada e a coluna de direção é regulável em altura e distância. Banco do motorista tem regulagem de altura.  

As trocas de marchas manuais do Hyundai HB20 Platinum Plus  são feitas por meio de aletas no volante ou na alavanca. Não há material de isolamento acústico sob a tampa do capô, mas o ruído do conjunto não incomoda os ocupantes.

Direção leve em manobra e com peso em alta sem ser comunicativa, agrada. Diâmetro de giro menor (10,42 metros) facilita saída de espaço reduzido. Os freios são eficientes e param o carro em espaço de segurança sem abaixar a frente.

Eficientes também são limpadores e lavadores de para-brisa e vidro traseiro. O farol alto é adaptativo para evitar ofuscamento, mas a luz de halogênio não tem o poder do LED. O facho baixo curto requer lampejar o alto em algumas situações.

A suspensão está bem calibrada e a carroceria tem pouca movimentação em curva. Os pneus de perfil baixo (55) e rodas aro 16 penalizam o conforto em ondulação. O rodar é confortável em piso liso. As rodas anteriores eram aro 15 e os pneus, de perfil 60.

A moda de mais metal do que borracha no conjunto roda/pneu penaliza o conforto, mas moda não é racional. Permanece ainda o conflito de informação de calibragem no manual com o da etiqueta na coluna B (central).

No manual, a recomendação é de 33 psi para carga média e de 35 psi para carga máxima. Na etiqueta, 36 psi em qualquer das condições. Dessa vez, optamos pela recomendação da etiqueta. Na avaliação do sedã, optamos pela recomendação do manual.

O  Hyundai HB20 Platinum Plus  está equipada com itens de segurança e conforto, mas o preço é alto: R$ 117.090. A pintura metálica custa R$ 1.600. É caro como todos os carros pelo baixo poder aquisitivo atual do consumidor brasileiro. São cerca de 90 salários-mínimos para adquirir o carro.

A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem. A Hyundai poderia fazer novo teste de impacto para atestar a segurança da estrutura do carro agora com seis airbags por que o carro não teve bom desempenho nos testes anteriores com somente airbags frontais.

Ficha técnica Hyundai HB20 Platinum Plus 

Motor
De três cilindros em linha, transversal, 998 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 120 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm (e/g) a 1.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas com conversor de torque

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,42 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 16 centímetros

Rodas/pneus
6,0 x 16”de liga leve /195/55R16

Peso (kg)
1.110

Carga útil (passageiros + bagagem)
423 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,015; largura, 1,72; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,53

Capacidades (litros)
Porta-malas, 300; tanque, 50 

Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,7 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,6 (e) e 12,2 (g); estrada, 10,2 (e) e 14,3 (g)

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Andamos no Hyundai HB20S Platinum Plus 2023:

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