Sedã compacto é reestilizado na dianteira e comprimento aumenta em oito centímetros. Lanternas com luz de LED na traseira são novidades. Dirigibilidade é excelente. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
O VW Virtus Highline 200 TSI 2024 tem nove centímetros a mais de distância entre-eixos (2,65 m x 2,56 m) em relação ao Polo. O suficiente para aumentar o espaço para pernas no banco traseiro onde dois ocupantes de altura elevada desfrutam de conforto.
A ligeira reestilização na dianteira aumentou o comprimento em oito centímetros (4,56 m diante dos 4,48 m anteriores) e tornou o visual mais atraente. O capô está mais alto e as lanternas traseiras têm luzes de LED. O visual melhorou na dianteira.
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O Virtus Highline 200 TSI 2024 também está equipado com controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência. Há ainda seis airbags, frenagem de manobra, detector de fadiga, bloqueio eletrônico do diferencial e sistema que freia as rodas internas na curva para aumentar a aderência.
Além do espaço interno, itens de segurança e a resistência estrutural da arquitetura MQB, o Virtus é bom de dirigir. Direção comunicativa transmite a sensação de aderência, volante tem boa pega e é revestido com material rugoso que evita deslize acidental das mãos.
Diâmetro de giro não é dos menores (10,9 metros), mas manobrar não é um sacrifício. Câmera de ré e os sensores dianteiro e traseiro ajudam na tarefa.
A calibragem da suspensão está equilibrada entre conforto e comportamento dinâmico. A carroceria inclina pouco em curva. Apesar de pneus de perfil baixo (50), o sistema filtra bem as imperfeições do solo. O rodar é firme sem ser desconfortável.
O motor 1.0 turbo do VW Virtus Highline 200 TSI é conjugado ao câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. Não raro ocorre tranco na troca. Há redução ao diminuir a velocidade. Troca manual é por aleta no volante ou na alavanca.
No modo esportivo, as trocas se dão em rotação mais elevada e a direção tem mais peso. O desempenho é bom na aceleração e suficiente para ultrapassar com segurança. Rodamos com etanol que tem 12 cv a mais de potência. O torque é o mesmo para etanol e gasolina.
O consumo variou entre 5 km/l e 6 km/l na cidade e o computador registrou 10 km/l na estrada, ambos com ar desligado. Sistema que desliga e religa o motor em parada pode ser desativado.
Os bancos do Virtus Highline 200 TSI 2024 são novos, com ótima anatomia, e regulagens manuais. O interior é bem acabado com montagens e encaixes benfeitos. O painel central e os forros de porta são em material duro, com aplique em tonalidade diferente para quebrar a monotonia e rigidez do conjunto.
Interior tem boa iluminação, incluindo os comandos e porta-luvas. As falhas em ergonomia são comandos dos vidros recuados na porta, abaixar para entrar no banco traseiro, revestimento em material sintético dos bancos não transpira e muitos comandos no volante multifuncional.
O quadro de instrumentos do Virtus Highline 200 TSI 2024 é digital com possibilidade de três configurações. O sistema multimídia compatível com Android e Apple tem tela tátil de 10 polegadas. Navegação não é nativa. Há duas portas USB tipo C e carregador por indução.
O porta-malas enorme leva a bagagem dos ocupantes sem arrumação. O encosto do banco traseiro fracionado possibilita misturar bagagem e ocupantes. A abertura pequena do porta-malas, característica da carroceria sedã, limita a colocação de objetos maiores.
Onde os olhos não alcançam, sob o forro do porta-malas, o acabamento é no prime. Economia utilizada atualmente por muitos fabricantes. Limpadores e lavadores de para-brisa cumprem bem a função.
Os freios do VW Virtus Highline 200 TSI são eficientes com disco nos dois eixos. Bons também são os faróis com luz de LED, que têm facho baixo com bom alcance e regulagem elétrica de altura. Importante em carro com porta-malas grande.
A Highline é a versão topo de linha com motor 1.0 turbo e traz ar digital com saída no banco traseiro; sensores de chuva e crepuscular; partida, travamento e destravamento de portas sem chave; assistência de partida em rampa e câmera de ré.
O preço sugerido do VW Virtus Highline 200 TSI 2024 é de R$ 138.790. A pintura sólida custa R$ 900. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica VW Virtus Highline 200 TSI 2024
- Motor
De três cilindros em linha, transversal, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 128 cv (etanol)/116 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 a 3.500 rpm - Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático com conversor de torque de seis marchas - Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros - Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira - Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção - Rodas/pneus
6,5×17”de liga leve/205/50R17 - Peso
1.213 kg - Carga útil (passageiros + bagagem)
427 kg - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,561; largura, 1,751; altura, 1,476; distância entre-eixos, 2,651 - Capacidades (litro)
Porta-malas, 521; tanque, 52 - Desempenho
Velocidades máximas, 196 km/h (e)/191 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 10 segundos (e)/10,4 segundos (g) - Consumo (km/l)
Cidade, 11,8 (g)/8,2 (e); estrada, 15 (g)/10,4 (e)