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Teste: Renault Duster Iconic 2024 TCe agrada em desempenho, mas deve em segurança

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Motor 1.3 turbo é o atrativo principal da versão topo de linha do SUV da família Logan/Sandero. Calibragem da suspensão é destaque assim como porta-malas e espaço interno, mas só tem airbag duplo frontal. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O motor 1.3 turbo (1.332 cm³) é o atrativo principal do Duster Iconic 2024, que já havia sido modernizado em 2020 com a adoção da assistência elétrica da direção em vez da hidráulica e para-brisa com mais inclinação. A linha de cintura mais elevada diminui o tamanho dos vidros. 

O motor desenvolvido juntamente com a Mercedes tem funcionamento suave e sem vibrações em todos os regimes de rotação com etanol ou gasolina. É todo de alumínio e usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção.

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Faz par com o câmbio CVT de oito velocidades simuladas e a engrenagem na primeira marcha não controla totalmente a hesitação na arrancada. Troca manual é na alavanca e a rotação do motor fica mais elevada no modo manual, que pode ser usado como freio-motor. 

Percebemos ligeiro retardo para sair da inércia rapidamente e na retomada, mas nada que comprometa o desempenho muito bom tanto em aceleração quanto na retomada de velocidade (ultrapassagem), que é muito importante para realizar a manobra com segurança.

A diferença de potência é de oito cv do etanol para a gasolina. O torque é o mesmo. Rodamos com os dois combustíveis e é difícil perceber a diferença, mas a sensação é que com etanol o carro fica mais arisco.

O consumo de gasolina na estrada registrado pelo computador de bordo foi de 11 km/l e de 8,5 km/l com etanol. O sistema stop/start desliga o motor em parada e ajuda a diminuir consumo.

O Duster Iconic 2024 tem como característica o equilíbrio da suspensão entre conforto e estabilidade, apesar da movimentação excessiva da carroceria em curva pela altura elevada do solo. A Renault é a fabricante que equilibra bem seus carros às imperfeições do piso no país.

Poucas estradas no país estão pavimentadas corretamente. Entretanto, os carros da marca primam pelo equilíbrio no conforto em ruas e estradas mal conservadas. Nem o controle de estabilidade encoraja exageros ao volante do Duster.

A tocada é mais familiar. Nem pressa nem exageros, apesar de o motor encorajar pisar forte no acelerador para ter resposta imediata em todas as situações. A mudança brusca de trajetória desequilibra o carro. 

A direção elétrica está bem calibrada em manobra e em velocidade mais alta. Volante é bem dimensionado e revestido corretamente com material rugoso para evitar deslize das mãos. Coluna de direção é regulável em altura e distância para o posicionamento correto.

Entretanto, os assentos dos bancos deveriam ter mais comprimento para apoiar devidamente as pernas. No banco traseiro, dois ocupantes têm melhor apoio das pernas. O porta-malas grande com pega dupla de fechamento da tampa descomplica para destro e canhoto.

O estepe temporário fica sob o assoalho e complica a ergonomia na retirada e colocação. Não é prático, mas aumenta espaço de bagagem. Encosto do banco traseiro, que tem acesso normal, é fracionado e permite levar bagagem maior e pode misturar passageiro e bagagem.

A forração dos bancos em material sintético sofistica, mas obriga usar o ar-condicionado por não transpirar. O do motorista tem regulagem de altura.

Comandos dos vidros recuados na porta é falha em ergonomia. Por outro lado, a maioria dos comandos está bem iluminada, inclusive os poucos inseridos no volante, e facilita a visualização noturna.

A tela de oito polegadas do sistema multimídia é compatível com Android e Apple sem fio. A câmera multivisão ajuda muito em manobra e o porta-luvas tem luz. Os comandos do rádio ficam na coluna de direção. 

O diâmetro de giro menor (10,7 metros) facilita manobra em espaço reduzido. Retrovisores grandes e a câmera multivisão são aliados. Os limpadores não atingem toda a extensão do para-brisa. Os lavadores são eficientes. Limpador e lavador traseiro cumprem bem a função.

Os freios são eficientes e param bem o carro em emergência. Os faróis com luz de halogênio perdem em eficiência para o LED. O facho baixo tem iluminação insuficiente e contrasta com a eficiência do alto.

A versão testada estava equipada com o acessório denominado pacote Outsider que inclui farol de longo alcance, que cumpre muito bem a função, além da proteção frontal, alargador de para-lama, retrovisor e barra de teto na cor preta.

O Renault Duster Iconic 2024, topo de linha, está equipado com muitos itens de conforto e conveniência: ar-condicionado automático, partida sem chave, travamento/destravamento de portas por aproximação, alarme, sensor crepuscular, entre outros.

Há apenas airbag duplo frontal, obrigatório por lei, assim como ABS. O Duster tem ainda alerta de ponto cego, controles de estabilidade/tração e assistente de partida em rampa. Não obteve nenhuma estrela no teste de impacto realizado em agosto de 2021.

O preço sugerido da versão do Renault Duster Iconic 2024 é de R$ 146.990. A garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros.

Ficha técnica Renault Duster Ionic 2024 1.3 TCe CVT

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 170 cv (etanol) e 162 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 27,5 kgfm (e/g) de 1.600 rpm a 3.750 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio CVT com conversor de torque, com opção de troca manual com oito velocidades assinaladas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,7 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ESP (controle de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa)
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção e barra estabilizadora; altura do solo, 23,7 centímetros/ângulos de ataque/saída/transposição, 30/34,5/13
  • Rodas/pneus
    6×17”de liga leve /215/60R17
  • Peso
    1.353 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    500 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,376; largura, 1,832; altura, 1,693 (com barra no teto); distância entre-eixos, 2,673
  • Capacidades (litro)
    Porta-malas, 475; tanque, 46
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 190 km/l (e/g); aceleração até 100 km/h, 9,2 segundos (etanol) e 9,5 segundos (gasolina)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 7,7 (e) e 10,8 (g); estrada, 8,4 (e) e 11,5 (g)

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