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Teste: Jeep Renegade T270 Sport – tem o melhor custo/benefício?

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Jeep Renegade T270 Sport está equipado com motor turbo de alta potência, itens de segurança autônoma, de conforto e conveniência. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O Jeep Renegade é um dos SUV’s mais desejados no mercado brasileiro e mudou na linha 2022. O motor 1.3 turbo substitui o 1.8 aspirado na versão Sport, que está equipada com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa com interferência no volante.

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Está equipada também com seis airbags, faróis com luz de LED, detector de fadiga, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa. Há alterações de estilo na grade, faróis, lanternas e para-choques.

O Jeep Renegade T270 Sport conquista pelas linhas originais e o bom acabamento interno com material emborrachado no painel central. A versão de entrada é a que apresenta a melhor relação custo/benefício na maioria das vezes.

A versão Sport do Renegade confirma a máxima com itens importantes de segurança que agregam mais à estrutura reforçada, que obteve nota máxima no teste de impacto, como a frenagem autônoma de emergência e os faróis com luz de LED iluminam muito bem.

Assistente de permanência em faixa com interferência no volante dá mais a segurança. Os airbags laterais dianteiros e os de cortina são itens fundamentais de segurança passiva, pois agem depois do impacto.

As versões de entrada não se encantam com perfumaria, aqueles itens de conforto e conveniência que podemos passar tranquilamente sem eles. E o mais importante é o desembolso menor na compra. 

O Jeep Renegade T270 Sport tem bancos forrados em tear fino, quadro de instrumentos completo inclui indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

O sistema multimídia é compatível com Androi e Apple, tem tela tátil de sete polegadas e câmera de ré. Há três portas USB e uma tomada de 12 volts.

O banco traseiro tem acesso fácil, mais é baixo e as pernas ficam elevadas pela distância entre-eixos mais curta que a do Compass. Assentos estão no limite do apoio correto às pernas. Banco traseiro fracionado (1/3 e 2/3) possibilita transportar passageiro e bagagem.

O fabricante declara capacidade muito otimista do porta-malas (385 litros). Parece ter menos, mas aproveitamento horizontal facilita a arrumação. O estepe temporário também aumenta a capacidade. Tampa traseira tem apenas pega de fechamento no lado direito, dificultando para canhoto.

Retrovisores enormes facilitam a visibilidade no entorno. Diâmetro de giro razoável (10,8 metros) torna menos penoso manobrar. Direção tem calibragem leve em baixa e peso em alta.

Volante do Jeep Renegade T270 Sport tem boa pega, é revestido com material rugoso e agrupa comandos de áudio, computador, fone e controle automático de velocidade. Coluna de direção tem regulagens em altura e distância.

O desempenho muda radicalmente com o motor de alta potência. As relações peso/potência com etanol de 7,91 kg/cv e de 8,13 kg/cv com gasolina são baixas. O desempenho é ótimo seja na aceleração ou na retomada (ultrapassagem).

No modo Sport, as trocas de marchas do câmbio automático de seis marchas com conversor de torque se dão em rotação mais alta, deixando o Jeep Renegade T270 Sport mais rápido. É até dispensável. Como tudo tem preço, o consumo aumenta no modo Sport.

Na estrada, com gasolina, o consumo foi de 12 km/l no modo Drive e de 10 km/l no modo Sport. Na cidade, variou entre 5,5 km/l e 7 km/l com gasolina, ambos no Drive. Consumo depende da maneira de dirigir e da topografia. Marcha forte exige mais combustível.

As trocas manuais são feitas por meio da alavanca. Na versão de entrada, não há aletas no volante, mas o ser humano adapta-se com relativa facilidade a quase tudo. A redução de marchas é importante para poupar os freios e usar freio-motor na descida.

As trocas no modo automático são percebidas e ocorrem ligeiros trancos. Nem sempre ocorre redução ao diminuir a velocidade, usando-se o freio ou deixando de acelerar. Os freios a disco nos dois eixos são eficientes, apesar de a frente abaixar bastante em simulação de emergência.

O rodar é de jipe. Percebe-se a movimentação da carroceria em piso de poucas imperfeições. Jipe é assim mesmo. O Renegade tem boa altura do solo e bons atributos no fora de estrada, mas o para-choque redesenhado esbarra em saída de rampa.

Para os que gostam de se aventurar na terra, o Renegade 4×2 passa a ser equipado com o sistema denominado de Tracion Control + que transfere o torque da roda que patina para a outra, saindo de situações incômodas mais facilmente.

A suspensão independente nos dois eixos impede a transferência exagerada das imperfeições para o habitáculo, que tem boa iluminação e comandos estão bem posicionados. Pneus de perfil 60 contribuem para o conforto.

O Jeep Renegade T270 Sport tem preço sugerido de R$ 132.890. A pintura metálica custa R$ 1.553. O único opcional (bancos forrados em couro e roda de liga aro 18) tem preço sugerido de R$ 5.490. A garantia é de três anos.

Ficha técnica Jeep Renegade T270 Sport

Motor
De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 185 cv (etanol) /180 cv (gasolina) de potências máximas a 3.750 rpm e 27,5 kgfm (e/g) de torque máximo a 1.750 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 18,6 centímetros

Rodas/pneus
7×17”de liga leve /215/60R17

Peso
1.468 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 55; porta-malas, 385; ângulos de ataque/saída/rampa, 21/31/22 graus 

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,268; largura, 1,805; altura, 1,706; distância entre-eixos, 2,57

Desempenho
Velocidade máxima, 208 km/h (e)/210 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 8,7 segundos (e)/8,8 segundos (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,7 (e)/11 (g); estrada, 9,1 (e)/12,8 (g)

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